Ordenar por:

  • Professor versus orientador de aprendizagem. Educação a distância.

    A educação de jovens e adultos está prevista no art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96), a qual dispõe que se consideram funções de magistério "as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico" (art. 67, §2º.). Na esteira dessa diretriz, o Acordo Coletivo de Trabalho, firmado pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais e o SESI/MG, define o professor como "o profissional responsável pelas atividades de magistério [...], que tenha por função ministrar aulas práticas ou teóricas ou desenvolver, em sala de aula ou fora dela, as atividades inerentes ao magistério, de acordo com a legislação do ensino" (f. 61).

  • Doutrina » Penal Publicado em 14 de Fevereiro de 2023 - 14:34

    A Função Social da Educação Prisional

    Por Júlio César Ballerini Silva e César Augusto Artusi Babler.

  • Colunas » Gisele Leite Publicado em 05 de Julho de 2021 - 11:50

    Capitalismo contemporâneo, consumo e direito do consumidor

    O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais igualitária, justa e democrática. E, também contribui positivamente para a formação do consumo consciente e sustentável.

  • Doutrina » Civil Publicado em 17 de Janeiro de 2023 - 11:34

    Empresa familiar: é necessário um acordo de sócios?

    Entenda como preservar a empresa e relações familiares com segurança jurídica, em especial a saúde da empresa.

  • Array Publicado em 2022-09-30T19:27:01+00:00

    O extermínio seletivo dos jovens negros no brasil sob o reflexo das medidas socioeducativas

    O presente artigo tem como objetivo geral compreender as dinâmicas entre a violência juvenil e a resposta do Estado por meio das medidas socioeducativas, traçando assim e em um primeiro momento, o panorama histórico de como a legislação pertinente se fundamentou na tipificação dos atos infracionais. Dessa forma, pela análise e a partir das informações elencadas pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santos (IASES, 2021), aporta-se o perfil dos adolescentes brasileiros integrantes do sistema socioeducativo, sendo estes do sexo masculino, negros, pobres, de baixa escolaridade e vivendo em regiões periféricas. Partindo das incongruências apresentadas entre as proposições legislativas e os processos de criminalização dos menores infratores, problematiza-se a pesquisa ante as construções teóricas de disciplina e biopoder, postuladas por Michel Foucault, que fornecem subsídios a enfrentar de forma crítica os problemas apresentados.

Exibindo resultado de 41 até 46 de um total de 46