Proposta reserva vagas de trabalho a portadores de anemia falciforme

O Projeto de Lei 7561/10.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




A Câmara analisa o Projeto de Lei 7561/10, do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que altera a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91) para incluir os portadores de anemia falciforme entre os beneficiários de reserva de vagas em empresas.


De acordo com o texto, os portadores de anemia falciforme passariam a integrar o grupo de empregados que, por possuir algum tipo de deficiência, tem, por lei, direito a preencher entre 2% e 5% dos postos de trabalho de uma empresa.


Segundo o autor, apesar de a anemia falciforme não estar enquadrada como deficiência na classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela produz, direta ou indiretamente, graus de limitação variados que vão de distúrbios na fala e na linguagem a transtornos orgânicos.


"Apesar de as doenças crônicas apresentarem uma alta probabilidade de gerarem incapacidades, parte delas não é objeto da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência por fazerem parte de políticas específicas", afirma o deputado. "Essa proposta representará um avanço nas conquistas alcançadas pelas pessoas com anemia falciforme, ao permitir a inclusão social por meio do acesso ao trabalho e emprego formais.", completa.


O texto do projeto estabelece ainda que a dispensa de pessoa com anemia falciforme ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a demissão imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto em condição semelhante.


Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice. Essas células, entre outras anomalias, têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A condição é mais comum em pessoas com origem negra. No Brasil, devido à intensa miscigenação, atinge cerca de 8% dos negros mas pode também ser observada em pessoas brancas.


Tramitação

Palavras-chave: Projeto Vagas de Trabalho Anemia Falciforme Deficiência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-reserva-vagas-de-trabalho-a-portadores-de-anemia-falciforme

1 Comentários

cassia maria freitas de melo professora11/04/2012 2:40 Responder

Acho muito importantr estarem pensando neste asunto, pois só sabe como vive uma pessoa com anemia falsiforme é quem comvive´, as limitações são inumeras, eu sofre muito por não ter emprego queria ser professora mais sofri preconceito. um frefeito assinou minha carteira de trabalho e o outro quando soube do meu problema tratou de cancelar. só não vivo hoje desenpregada porque Deus me ajudou a passar em um comcurso estadual e usouos médicos para me dar umja carta de apta . m,ais mesmo assim ainda não queriam me empregar ´Essa doença precisa ser vista com outros olhos pelos governantes, sofremos muitas dores e preconceitos.

Conheça os produtos da Jurid