Vigilantes poderão ser proibidos de portar arma de fogo

O Projeto de Lei 7314/10.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (16)




Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7314/10, da deputada Solange Amaral (DEM-RJ), que proíbe vigilantes de portas armar de fogo, exceto quando estiver trabalhando em transporte de valores. Segundo a proposta, será permitido ao vigilante, quando em serviço, utilizar somente cassetetes de borracha ou de madeira.


O texto estabelece que, durante o transporte de valores, os vigilantes poderão portar revólver calibre 32 ou 38 ou espingarda de calibres 12, 16 ou 20, de fabricação nacional.


A proposta altera a Lei 7.102/83, que estabelece normas paras as empresas de vigilância e de transporte de valores. A legislação atual permite ao vigilante portar armas de fogo em serviço, desde que a arma seja da empresa para a qual trabalha. Esta precisa ter autorização de funcionamento emitida pela Polícia Federal.


De acordo com a autora, a necessidade de proteção dos cidadãos não pode servir de justificativa para o armamento de algumas categorias sem o devido controle da sociedade. Para ela, vigilantes que desempenham suas funções no interior de agências bancárias não têm necessidade de portar arma. Hoje, a empresa que utilizar vigilante desarmado em instituição financeira está sujeita a multa.


"O vigilante que está na recepção de um estabelecimento comercial, no trato direto com um grande fluxo de cidadãos, de forma a lhes oferecer segurança, não pode funcionar como o estopim deflagrador de violências e barbáries", argumenta a deputada.


Tramitação


O PL 7314/10 está apensado ao PL 4436/08, do Senado, que assegura adicional de periculosidade de 30% sobre o salário de vigilantes que fazem serviço de segurança particular. A matéria será analisada por comissão especial antes de seguir para o Plenário.

 

PL-7314/2010

Palavras-chave: Projeto Vigilantes Arma de Fogo Proteção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/vigilantes-poderao-ser-proibidos-de-portar-arma-de-fogo

16 Comentários

Rafael cordenador de segurança25/10/2010 20:59 Responder

Para mim essa Solange Amaral do partido dem,so deve está loca, pois um vigilante desarmado é um alvo facil para os bandidos, Solange voce nao entende nada de segurança patrimonial e por este motivo voce deve ficar fora disso, valeu o cara palida.

joaquim martins pinheiro filho advogado25/10/2010 22:11 Responder

Temos é que qualificar, aprimorar, treinar o profissional da vigilância e segurança privada, através de treinamentos, cursos e reciclagens especializando assim os mesmos. Ademais, acho que na hora da contratação fazer um exame rigoroso para avalição das condições psicológicas do candidato ao cargo de vigilante e melhorar as condições de trabalho. por derradeiro, acho que o vigilante deve ser treinado e qualificado para portar 380, ficando assim, em melhores condições de enfrentar os bandidos. acho que essa deputada ta querendo é fortalecer as ações dos criminosos, tornando os vigilantes presa fácil para os bandidos. deputada, vc deveria era empenhar na aprovação do risco de vida de 30% que já tramita nas 02 casas. vai aqui uma sugestão para dd deputada, Dra. vc deveria criar um PL onde as empresas públicas respondem subsidiariamente pela inadiplência das empresas terceirizadas. porque se o STF julgar inconstitucional o enunciado 331 do TST, aí o calote será legalizado. um abraço a todos.

Vanda Servidora Pública25/10/2010 23:27 Responder

Cara Deputada, é preciso desarmar os bandidos e não trabalhadores que vivem disso para proteger o patrinomio alheio. Com armas já tem muito bandido desafiando o vigilânte,se tirar as armas então vai virar um caos. So me falta agora propor tirar as armas da polícia também.... faça me um favor heim?? a quem interessa essa proposta ridícula?

claudinei diretor nacional da força sindical26/10/2010 0:33 Responder

esta mulher so pode ser amiga de bandido pra querer fazer uma loucura dessa, nao entende nada de segurança ,, porque ela nao da rosas para receber os bandidos nos bancos,,,, porque ela não acabar com as porta giratoria rsrsrs é piada emmm.. eu acho que ela que é travar o adicional de risco apensando o projeto de lei que ta agarrado aiaiai se eu fosse deputado ,,,,

JOAO NOVAIS servidor público26/10/2010 0:53 Responder

Tanta coisa pra ser feito no congresso. Será que essa deputada foi alguma vez em seu gabinete? Será que ela se reelegeu? Vou dar uma olhada. Não tem nem como continuar comentando, só vou anotar esse nome. O Deputado Tiririca o Sr esta demorando tanto tomar posse!!! E que venham dias mulheres. Abraços

Rodrigo consultor26/10/2010 15:07 Responder

Quanto a matéria, entendo que o mais conveniente seria como falou ocaro colega JOAQUIM, melhor qualificar os profissionais de segurança. Quado lemos matérias como essa, percebemos que a reforma no judiciário é URGENTE,mas amigo estamos nas mãos de um GOVERNO que tinha uma bandeira de ESTADISTA e agora é POPULISTA, que a diferença está: o ESTADISTA pensa nas gerações futuras e o POPULISTA nas eleições futuras, esse é o PERFIL do governo Federal e de muitos parlamentares, eu so vejo uma saida para resolver toda essa bandidagem do LEGISLATIVO AO EXECUTIVO. Todos VOTAREM NULOS. Para aquela que nao sabe ainda se tidi nybdi vitasse NULO, seria obrigatório have uma NOVA ELEIÇAO e eom novos condidatos, isto é os que concorreram ao pleito so poderia concorrer novamente apos 4 anos. Acha que e mentira o que to falando, LIGUE PARA O STE E PRA OAB. Abraço a todos.

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 26/10/2010 16:11

Caro Rodrigo, vc deve ter sido vítima de alguém totalmente desenformado, de como anda as leis e justiça eleitoral. Inda que tenha vindo da OBA. Não se anula eleições com voto branco ou nulo, sendo estes dados pelo eleito, e sim, somente quando declarado nulos pela justiça e estes atinjam mais de 50%, to dotal dos votantes existente, pois, se só o candidato votar nele este será eleito. Desculpe mais reveja suas informações. Abr. e Obr.

Valdecir vigilante31/10/2010 13:50 Responder

AO INVÉS DE DESARMAREM AS VITIMAS , QUE SÂO OS VIGILANTES , QUE MUITAS DAS TRABALHAN DE FORMA PRECARIA. COM PORTA EM MAL FUNCIONAMENTO, BOTÃO DE PÂNICO QUE NÃO FUNCIONAN E GERENTES MAL ORIENTADOS. A SRa; SE DECLARA ENTENDIDA NO ASSUNTO PODERIA FAZER LEI QUE MELHORA- SE A CONDIÇÃO DE TRABALHO DESSES CIDA DÃO DE BENS .

Roger Juiz de Direito15/11/2010 17:37 Responder

Divirjo da eminente deputada em relação ao conteúdo do projeto de lei para o desarmamento do vigilante, uma vez que, assim como no desarmamento, apenas desarmaram o cidadão, todavia o bandido continua armado, pois o problema não são as armar que aqui existem e sim as que entram nas ou pelas fronteira, ou seja, problema inacabável. Esse seria um projeto de lei que seria muito bom para um chefe de quadrilha especializado em assalto a banco ou que se um desses chefes o criassem não seria nenhuma surpresa.

eduardo costa EX-VIGIA17/03/2011 21:57 Responder

vamos fazer assim.fazemos um vaquinmha e arrecadamos 25 mil reais e pagamos para a tal deputada tirar guarda num local perigosome sozinha ai ela vai dizer para os vigilantes o que sentiu.Isso se ela levar sorte de nao morrer ou levar uma surra de bandidos de ficar um mes no hospital como tem acontecido com vigias desarmados no brasil.Primeiro se veste a pele do cordeiro ai se mede a furia do lobo-mau.quanta gente hiproquita nesse pais meu deus.

PEDRO NEVES VIGILANTE ENCOSTADO POR LEVAR SURRA DE LADRAO17/03/2011 22:02 Responder

HAHAHAHA A DEPUTADA IA SIM TIRAR A GUARDA MAS LEVAVA JUNTO 10 SEGURANÇAS ARMADOS ATE OS DENTES ESSA GENTE NAO SAI DO PLANAUTO SEM SEGURANÇA ARMADA NA VERDADE ESSES HIPOCRITAS NAO SABEM NEM O QUE FALAM.

juares taborda sua profissão17/03/2011 22:11 Responder

vigia desarmado bandido armado pera ai deixa eu ver se entendi......de que lado que os govenos estam virgem maria so no brasil entam querem assinar a sentença de morte aos proficionais de segurança.Ai eu pergunto de que lado joga esse time .resp:do lado dos criminosos.

cicero policial17/03/2011 22:17 Responder

so se ela tirar guarda num local perigoso sozinha sem nem mesmo um canivete na bolça guardando bens valiozos por um mes e colocando no jornal que nao existe mais vigilantes armados pois a lei foi aprovada.Se ela sair viva ate que nos poderiamos converçar a respeito dessa lei .

cesar vigia cadeirante 9TRABALHAVA SEM ARMAS.17/03/2011 22:24 Responder

temos que fazer e um exame urgente de psiquiatria aos canditados a governantes isso sim.

ana advogada17/03/2011 22:30 Responder

vigilante nao tem adicional de risco de vida no brasil crem deus padre e os deputados aumentam o salario deles da noite para o dia .VIU gente como eles pensam no trabalhador continuem votando.

Beatriz Vigilante15/03/2012 12:31 Responder

Bom, esta tal de Solange Amaral só pode realmente estar louca !!! Nós vigilante de todo o brasil com certeza lembraremos de seu nome nas próximas eleições e aposto que nenhum de nós votará em vc.. onde já se viu vigilante desarmado? bom e se de repente ela fosse trabalhar como vigilante em um banco será que ela ia querer simplesmente ter um cacetete nas mãos contra uma ou várias metralhadoras??? pra ser mais exata acho que não. Como ela se importa com a segurança do povo brasileiro !!! CREDO !!!

mari empresaria17/05/2012 14:11 Responder

ESTA SOLANGE ESTA LOUCA IMAGINA UM PAI DE AFMILIA TRABALHANDO EM UM BANCO SEM PORTAR ARMA ELA ESTA LOUCAAAAA MEU MARIDO E VIGILANTE

Conheça os produtos da Jurid