TST prepara instrução normativa sobre trabalho escravo

A urgência deve-se à provável aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que prevê a expropriação de terras onde há registro dessa prática, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O ministro Lélio Bentes, do Tribunal Superior do Trabalho, deve concluir, nos próximos dias, a minuta de instrução normativa sobre trabalho escravo para orientar os juízes de primeiro grau da Justiça do Trabalho. O estudo está sendo realizado a pedido do presidente do TST, ministro Francisco Fausto, que considera urgente o estabelecimento de parâmetros que possam definir o que seja o trabalho escravo. A urgência deve-se à provável aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que prevê a expropriação de terras onde há registro dessa prática, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O presidente do TST teme que haja desencontro entre as decisões da Justiça do Trabalho, que trata de indenizações trabalhistas e de danos morais, e da Justiça Federal, que cuida de matéria penal. ?A Justiça do Trabalho pode entender que em determinada propriedade houve, sim, a prática de trabalho escravo e a Justiça Federal, não?, ressaltou.

Francisco Fausto disse que os conceitos adotados pela Organização Internacional do Trabalho e pelo governo brasileiro, no Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, lançado pelo governo no ano passado, serão levados em consideração na elaboração da instrução normativa.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-prepara-instrucao-normativa-sobre-trabalho-escravo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid