SUS terá de fazer retirada e reconstrução da mama em cirurgia única

A medida, segundo relatora, vai beneficiar sobretudo as mulheres mais pobres

Fonte: STF

Comentários: (1)




O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2012, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgia plástica reparadora imediatamente após a retirada da mama, em casos de câncer. A matéria vai à sanção presidencial.


A relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), lembrou que a proposta já havia sido aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A medida, segundo ela, vai beneficiar sobretudo as mulheres mais pobres.


A aprovação do projeto, de autoria da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), foi saudada também pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Waldemir Moka (PMDB-MS).


Na votação na CAS, há duas semanas, Ana Amélia considerou meritórios dois aspectos do projeto: a determinação da “imediata” reconstrução da mama e a preocupação em garantir que, na ausência de condições favoráveis para a cirurgia única, o ato seja realizado assim que estas forem alcançadas.


Atualmente, conforme frisou a senadora, as cirurgias são adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do sistema público habilitadas para o procedimento. Por isso, para Ana Amélia, o projeto aperfeiçoa a legislação, ao concretizar um direito já previsto em lei, para que as mulheres possam contar com a reconstrução da mama em casos de mutilação devido ao câncer.

Palavras-chave: SUS Cirurgia Única Retirada Reconstrução Mama Câncer

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sus-tera-de-fazer-retirada-e-reconstrucao-da-mama-em-cirurgia-unica

1 Comentários

Carlos C. Affini Advogado28/03/2013 9:58 Responder

Nada mais justo à pessoa acometida deste mal que tenha também resguardada sua saúde psicológica, tão importante à boa saúde física. Agora, que não faltem próteses para a realização das cirurgias, e que sejam adquiridas próteses de boa qualidade. Não esqueçamos que as próteses devem ser substituídas com o passar do tempo.

Conheça os produtos da Jurid