Resultado de enquete é contrário à proibição de máscaras em manifestações

Câmara analisa projeto que veda o uso de máscaras em manifestações

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




Já são oito os projetos de lei (PL 5964/13) tramitando na Câmara que buscam proibir o uso de máscaras em manifestações. Mas uma enquete realizada pela Coordenação de Participação Popular da Casa mostra que mais de 75% dos internautas que responderam a pesquisa espontaneamente não concordam com a medida. O número foi apurado no dia 27 de janeiro.


Os projetos surgiram após as manifestações populares de junho de 2013, quando alguns grupos promoveram atos de depredação do patrimônio público e privado.


Um dos projetos é o do deputado Jorge Tadeu Mudalen, do DEM de São Paulo, que proíbe o uso de máscaras ou outros equipamentos que impossibilitem a identificação das pessoas. O deputado afirma que o direito dos manifestantes pacíficos precisa ser preservado:


"Mas, acompanhado destas reivindicações; pessoas mascaradas, pessoas que tampavam o rosto, aonde se escondiam atrás deste rosto, causando depredações de lojas de automóveis, bancos, prédios públicos. Depredação de próprios municipais, de cabines telefônicas, enfim... A gente tentou fazer um estudo do que acontece em outros países. No Canadá, nos Estados Unidos e na França; eles já possuem uma legislação que proíbe o uso de máscara em manifestações públicas."


Mas alguns especialistas afirmam que isso poderia ferir o direito à liberdade de expressão. O projeto está em análise na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Palavras-chave: manifestações uso de máscaras direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/resultado-de-enquete-e-contrario-a-proibicao-de-mascaras-em-manifestacoes

1 Comentários

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado29/01/2014 15:15 Responder

Se usa máscara em manifestações, quer esconder sua verdadeira intenção (terrorismo social, agressões a policiais, etc) Qualquer mascarado em manifestações ou não deve de pronto ser detido, pois no mínimo é um fora da lei e deve ser punido com tal. Ex. quer esconder o rosto para não ser identificado, deve ser condenado a um ano de prisão e serviços pesados, pois cidadão trabalhador e honesto com certeza não o é

Conheça os produtos da Jurid