Proprietário tem imóvel penhorado, contesta e é condenado a pagar honorários advocatícios

A decisão reconheceu a procedência dos embargos de terceiro, determinando a desconstituição da penhora sobre o imóvel em questão. A embargante foi condenada a arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios, fixados em 5% sobre o valor atualizado da causa

Fonte: Eckermann | Yaegashi | Santos - Sociedade de Advogados

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Um Fundo de Investimentos ajuizou ação contra devedora que arrastava dívida de mais de 5 milhões de reais por quase 14 anos. A requerida teria se esquivado de negociações, alegando não poder arcar com a dívida, mas, por meio de buscas, foi possível identificar um imóvel em seu nome de valor suficiente para satisfazer o débito, demonstrando conduta divergente dos fatos.


Como patrona do credor, a Eckermann | Yaegashi | Santos - Sociedade de Advogados, requereu a penhora deste imóvel e se deparou com uma oposição: a devedora alegava não ser a proprietária, mesmo que a documentação estivesse em seu nome. Junto ao verdadeiro dono, afirma que o bem teria sido vendido há 9 anos e o processo não fora concluído legalmente.


A resposta apresentada pelo Fundo não se opôs à desconstituição da penhora, o que levou à concordância das partes envolvidas. Em virtude desse consenso, o Juiz decidiu pela extinção do processo reconhecendo a procedência dos embargos de terceiro.


Contudo, ressaltou-se que, devido à falta de registro do título aquisitivo por parte do embargante, o qual contribuiu para a constrição indevida do imóvel, ele deverá arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios.


Tal decisão seguiu o entendimento estabelecido na Súmula do Superior Tribunal de Justiça nº 303, que prevê que a parte que deu causa à constrição indevida é responsável por tais custos.


A decisão reconheceu a procedência dos embargos de terceiro, determinando a desconstituição da penhora sobre o imóvel em questão. A embargante foi condenada a arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios, fixados em 5% sobre o valor atualizado da causa.


Dessa forma, destaca-se que foram afastados os ônus, além de ter sido evitada a condenação do Fundo, representado pela EYS – Sociedade de Advogados.

Palavras-chave: Imóvel Penhorado Contestação Condenação Pagamento Honorários Advocatícios

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proprietario-tem-imovel-penhorado-contesta-e-e-condenado-a-pagar-honorarios-advocaticios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid