Projeto obriga motorista a ligar farol baixo de dia em rodovias

O Projeto de Lei 7268/10.

Fonte: Agência Câmara

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A Câmara analisa o Projeto de Lei 7268/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que obriga os motoristas a trafegar com faróis baixos ligados durante o dia em rodovias federais. Se o projeto for aprovado, o valor da multa será definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


O autor argumenta que as luzes ligadas ajudam a visualização do veículo e dão maior segurança ao motorista nas ultrapassagens. "Os veículos atuais têm cores e formatos que de certa forma dificultam a visibilidade segura para uma direção defensiva, mesmo em condições de boa iluminação", afirma.


Tramitação


A matéria tramita em conjunto com o PL 561/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que trata do mesmo assunto. Ambos tramitam em caráter conclusivo e serão analisados pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Palavras-chave: Projeto Motorista Farol Rodovias

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3 Comentários

josé giovannetti advogado20/10/2010 0:22 Responder

Só pode ser brincadeira. Basta que o político mentor do projeto pesquise a data em que foi feito o primeiro veículo no mundo. De lá pra cá nunca alguém imaginou que o Político mentor do projeto tivesse tão iluminada babaquice.

José Luis Burgues de Freitas advogado 20/10/2010 12:37

O advogado do comentário acima, com certeza não é acostumado a viajar, pois do contrário não diria tamanha besteira. Quem viaja sabe que os farós ligados permitem uma maior visualização do veiculo que vem em sentido contrário. Aqui no Rio Grande do Sul, já teve uma Lei Estadual idêntica, do Deputado Federal Onix Lorenzoni, onde os efetios foram muito benéficos. No Uruguai ,por exemplo, é obrigatório o uso dos faróis ligados durante o dia. O advogado acima tem que se dar conta que os veiculos hoje são fabricados para andarem em uma velocidade superior a 200 Km/h, em rodovias asfaltadas; num passado não muito distante, andavam a 60Km/h em estradas não pavimentadas. A diferença é grande. Temos que ter recursos na visualização mais a distância do veiculo que vem em sentido contrário. Aprovo a idéia da Lei em questão.

Carlos Valdir Bamberg Empresário20/10/2010 13:24 Responder

Sem ofender ninguém, mas acredito que quando se utiliza o veículo a trabalho ou passeio como eu uso (média de 4.500 km/mês), qualquer comentário contra esse projeto é pura falta de conhecimento de causa. Acredito que este projeto também resolverá um grande problema para os dias de neblina, onde muitos motoristas ainda tem a idéia torpe de que, a \\\"Meia Luz\\\" é o suficiente para que seja visualizado por outro motorista que venha em sentido contrário. Vou mais além, deveria ser investido em material e treinamento para os postos de Policiamento Rodoviário para que façam a medição da regulagem dos faróis dos veículos, com aparelho idêntico ao utilizado nas oficinas mecânicas, trabalho que poderia ser perfeitamente efetuado junto ao posto de fiscalização e principalmente a noite, pois é absurdo o que se observa numa viagem noturna com a falta de manutenção adequada na regulagem dos faróis nos veículos. Aprovo a idéia do Deputado.

wilson coelho auditor fiscal20/10/2010 13:39 Responder

Excelente iniciativa legal. Já faço isso há anos, quando observei que a atenção aumenta consideravelmente ao vislumbrarmos um par de farois ligados à nossa frente. Melhor ainda para obrigarem os caminhoneiros, grande parte uns irresponsáveis do asfalto, que somente ligam os faróis dos caminhões depois que a escuridão impede a visão da rodovia.

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