PMs acusados de integrar grupo de extermínio vão a julgamento

Fonte: TJRJ

Comentários: (0)




O 1º Tribunal do Júri julgará amanhã (dia 30 de junho) quatro policiais militares acusados de fazerem parte de um grupo de extermínio que atuava no município de Três Rios, na Região Serrana. Carlos Augusto da Silva, Roberto de Souza, Carlos Ribeiro de Carvalho e Renato Demétrio de Souza, vulgo Renatinho, teriam assassinado, em 12 de dezembro de 2000, o casal Cleber Rufino Lopes e Sueli da Silva Oliveira, que na ocasião, estava grávida de oito meses. O último réu, inclusive, já foi expulso da PM. O júri será presidido pelo juiz Fábio Uchôa Montenegro e a acusação será feita pela promotora pública Viviane Tavares Henriques. O julgamento deve começar por volta das 9h.

Consta ainda da denúncia que o crime aconteceu à noite, na Rua Irineu Moreira da Silva, próximo ao número 60, no Pátio da Estação. O motivo teria sido a recusa do casal em vender drogas em seu estabelecimento, fato este que desagradou aos PMs, apontados como pessoas associadas ao tráfico da cidade. Eles foram denunciados nas penas do artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV (duas vezes) - homicídio qualificado mediante paga ou promessa e impossibilidade de defesa da vítima), e artigo 125 (aborto provocado por terceiro), na forma do artigo 69 (quando o agente pratica um ou mais crimes), todos do Código Penal.

Os acusados Carlos Augusto da Silva (sargento da PM e também vereador de Três Rios) e Roberto de Souza (PM) agiram com dolo direto (execução do casal com vários tiros de armas de fogo) e com dolo eventual (provocação da morte da criança, que ainda era um feto). Carlos Ribeiro de Carvalho (PM) e Renato Demétrio de Souza (PM expulso da corporação) concorrem para os homicídios, já que acompanharam os dois réus acima, foram ao local do crime e apoiaram a execução. O policial Carlos Renato Galvão de Farias foi impronunciado na época. A denúnica foi aceita em 27 de março de 2002 pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de Três Rios.

As defesas de Carlos Augusto e Renato Demétrio serão feitas, respectivamente, pelos advogados Raimundo Januário Pereira e Clevis Fernando Corsato Barboza. Já Roberto de Souza e Carlos Ribeiro serão defendidos por Edilon Miranda de Oliveira.

O 1º Tribunal do Júri fica na Rua Dom Manuel, 29 - 2º andar, no Centro.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pms-acusados-de-integrar-grupo-de-exterminio-vao-a-julgamento

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid