Placas refletivas serão obrigatórias nos veículos a partir de 2012

Mudança em Resolução do Contran será exigida nos novos emplacamentos. Placas para motocicletas serão maiores, para facilitar identificação

Fonte: G1

Comentários: (1)




O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) a mudança na Resolução 231, que torna obrigatório o uso de placas refletivas nos emplacamentos feitos a partir do dia 1º de janeiro de 2012. Até agora, a lei estabelecia que os proprietários de veículos com quatro rodas ou mais poderiam escolher o tipo de placa, tendo tal película ou não.


De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a obrigatoriedade das placas refletivas visa aumentar a segurança no trânsito. Isso porque em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, elas possibilitam a melhor visualização da distância do veículo em relação a outro.


O órgão ressalta que a mudança passará a valer somente para os veículos licenciados a partir de janeiro do ano que vem. Assim, quem fizer o emplacamento antes da data com uma placa sem a película não será obrigado a refazer o emplacamento.


Outra mudança publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União é o aumento das placas de motocicletas, triciclos e motonetas, para facilitar a identificação. De acordo com as novas regras, o tamanho atual de 136 mm de altura e 187 mm de comprimento para 170 mm de altura para 200 mm de comprimento. Assim, os caracteres passam a ter 53 mm de altura (na placa antiga tem 42 mm).

 

Palavras-chave: Emplacamento; Mudança; Veículos; Obrigatório; Segurança

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/placas-refletivas-serao-obrigatorias-nos-veiculos-a-partir-de-2012

1 Comentários

Ernesto Servidor público24/03/2011 11:13 Responder

Muito boa a idéia de aumentar o tamanho das placas das motos. Agora eu quero ver as \\\"autoridades\\\" de trânsito terem coragem de multar esses motoqueiros imbecis que transitam e que emporcalham a fama de todos. Nem todo motociclista é irresponsável e imbecil, mas todos acabam levando a fama - acabam sendo tratados como se fossem esses \\\"cachorros loucos\\\" que tão bem conhecemos.

Conheça os produtos da Jurid