OAB processa jovem por racismo no Twitter

No último domingo, estudante de direito paulista publicou mensagens que incentivavam o assassinato de nordestinos

Fonte: Exame

Comentários: (2)




São Paulo – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Pernambuco (OAB-PE) entrou com uma ação uma jovem paulista acusada de publicar mensagens racistas no Twitter e no Facebook.

 

Segundo a OAB-PE, a estudante de direito Mayara Petruso teria iniciado uma série de ataques contra os nordestinos no domingo (31), após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT).


Depois de atribuir a vitória da petista à votação obtida pela candidata nos estados do Nordeste, Mayara publicou em sua conta mensagens como “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.


Após o anúncio do resultado das eleições, uma série de mensagens preconceituosas e difamatórias contra nordestinos foram publicadas no microblog. O site “Xenofobia Não” capturou e republicou algumas delas. O assunto apareceu entre os Trending Topics do Twitter na noite de domingo.

Palavras-chave: Racismo Twitter Estudante de Direito Incentivo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-processa-jovem-por-racismo-no-twitter

2 Comentários

Luciana Estudante de Direito05/11/2010 12:42 Responder

Muito me admira uma estudante de direito usar redes sociais para essa finalidade. Será que ela realmente cursa a faculdade de direito? Ou quer apenas status? Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento sabe que o que foi feito configura crime, passível de sanção penal, ainda que por meios virtuais. É realmente lamentável. Opinião não se confunde com preconceito e discriminação!

Rosana advogada05/11/2010 18:07 Responder

Sou Mineira, morando no Estado do Rio Grande do Norte, na Capital Natal, e amo o nordeste como amo a região Sudeste. Sou advogada, e apesar da estudante do curso de direito ter escrito tais ofensas, o concordo tratar-se de crime de racismo, esta universitária precisa mesmo é de tratamento psicológico. Deve ser doente. Acredito eu, que ela não conheça nada da região Nordeste do nosso País, poi se conhecesse, não teria esse preconceito com os nordestinos. Porém devemos ver o lado humano. Quem nunca disse alguma coisa da qual depois de arrependeu? Não estou defendendo a atitude dessa universitária, mas acredito que tenha agido mais pela explosão de ter tido seu candido a Presidente da República perdido nessa região Brasileira. Por isso é bom pensar bem antes de emitir, nesse caso divulgar seus pensamentos.

Conheça os produtos da Jurid