Justiça nega pedido de aborto a pais de feto anencéfalo

O juiz auxiliar Marco Antônio Feital Leite, respondendo pela 1ª Vara Cível de Belo Horizonte, indeferiu o pedido de um casal para a interrupção da gravidez da gestante, devido a má formação fetal.

Fonte: TJMG

Comentários: (1)




O juiz auxiliar Marco Antônio Feital Leite, respondendo pela 1ª Vara Cível de Belo Horizonte, indeferiu o pedido de um casal para a interrupção da gravidez da gestante, devido a má formação fetal.

O casal solicitou a autorização judicial para a realização terapêutica de interrupção de gravidez de feto com anomalia congênita incompatível com a vida (anencefalia). O Ministério Público opinou pelo deferimento do pedido do casal, levando em consideração parecer médico realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde.

O juiz analisou os laudos médicos juntados ao processo, que atestaram a inviabilidade de sobrevida do feto anencefálico pós-parto. Argumentou que "disso não advém comprovadamente perigo iminente de morte da mãe, ou seja, que o aborto é o único meio de salvar a vida da gestante", conforme previsto em lei no artigo 128, inciso I, do Código Penal.

O juiz ressaltou que o direito à vida é garantido constitucionalmente, não havendo permissivo legal para a interrupção de gestação no caso de má formação do feto. O magistrado esclareceu que compete ao médico avaliar a necessidade do aborto necessário para a preservação da vida da gestante.

Essa decisão está sujeita a recurso.

Processo nº: 0024.10.150 360-5

Palavras-chave: anencefalia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-nega-pedido-de-aborto-a-pais-de-feto-anencefalo

1 Comentários

Antonio de Assis Nogueira Júnior Funcionário Público Federal17/06/2010 19:37 Responder

São Paulo, 17 de junho de 2010 Senhor Diretor: Mais uma Decisão vergonhosa. Envergonha a natureza humana da mulher e a dignidade da pessoa humana dela. É preciso MENTIR! O médico tem que dá outro laudo e afirmar categoricamente que a gestante corre risco de vida. É óbvio que o médico não fará isso. A única conclusão plausível é que o Digno Magistrado não gosta de mulheres que gestam a monstruosidade de um ser inviável para a vida e a existência (estar no e com o mundo). O Eminente Magistrado quer ver a mulher pobre sofrendo durante toda a gestação. Não haverá nascimento! O que vai acontecer é a MERA EXPULSÃO de uma coisa do ventre da mulher. A gestante nunca será mãe deste feto doente, possuidor de anomalia congênita permanente que está condenado a morrer logo após o parto. Enquanto nove longo meses ela será um túmulo ambulante. Talvez o Magistrado não tenha pensado nisto quando prolatou a Decisão (Duvido: magistrado PENSA DEMAIS e no mais repete comodamente os dogmas jurídicos etc etc.). A mulher é mãe da humanidade! A minha solidariedade para esta mulher que foi condenada por magistrado divorciado da realidade da vida e da existência. Talvez ele tenha sido maltratado na infância pela mãe e por isso está transferindo esta dor pessoal irresolvida para a mulher pobre, pois é única que se socorre do Poder Judiciário para realizar a interrupção da gravidez de feto anencéfalo. Simplesmente porque não tem dinheiro para procurar uma clínica particular. Basta de especular. Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Bacharel em direito

Conheça os produtos da Jurid