Justiça decreta sigilo no processo contra Edir Macedo, líder da Universal

O juiz Glaucio Roberto Brittes de Araujo, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, determinou segredo de Justiça na ação penal contra Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, e mais nove pessoas por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Fonte: G1

Comentários: (1)




Bispo e mais 9 são acusados de desviar dinheiro de doações de fiéis. Processo foi aberto no dia 10; réus têm prazo para apresentar defesa.

O juiz Glaucio Roberto Brittes de Araujo, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, determinou segredo de Justiça na ação penal contra Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, e mais nove pessoas por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O processo foi aberto em 10 de agosto. Segundo a denúncia do Ministério Público estadual de São Paulo, todos desviaram dinheiro de doações de fiéis da Igreja Universal para fins pessoais e comerciais.

Doações não são ilegais, mas, para o MP, o grupo se beneficiava da imunidade tributária da igreja, que não paga impostos, para investir o dinheiro em outras atividades.

Com a decretação do segredo de Justiça, apenas os advogados dos réus terão acesso aos autos.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo não informou quando o sigilo foi decretado. Na quinta (20), a reportagem do G1 conseguiu acessar normalmente o processo e na manhã desta sexta, o acesso estava proibido.

Na quarta (19), último andamento processual a que a reportagem teve acesso, o juiz havia mandado notificar cinco dos acusados no processo. Após recebimento do ofício, eles terão dez dias para apresentar defesa prévia por escrito.

Os mandados de notificação haviam sido expedidos para Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, João Luis Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva e Veríssimo de Jesus. O TJ havia informado que Edir Macedo e os outros quatro réus seriam notificados nos próximos dias.

Palavras-chave: edir macedo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-decreta-sigilo-no-processo-contra-edir-macedo-lider-universal

1 Comentários

Maria de Fátima Servidora Pública24/08/2009 10:30 Responder

Grande Edir Macedo, um inexcrupuloso que em um domingo, convida a "sua funcionária" para fazer uma entrevista, afirmando que a repórter poderia perguntar tudo, quanta mentira. Será que esses seguidores não veem que as imagens veiculadas dos cultos no qual pedem rios de dinheiro, são falcatruas? Sei que todas as igrejas pedem seus dízimos, mas as pessoas doam o que podem. A Igreja Universal do Bicho Macedo só fala em riquezas, carros bonitos, o que eu saiba Jesus não tinha nada disso e nunca pregou isso, só se for na Bíblia do Bicho Macedo, esse tremendo cara de pau, demagogo, debochado, o achei muito debochado no final da entrevista e indo pegar o elevador, juntamente com um dos seu mafiosos, caras de debochados.

Conheça os produtos da Jurid