Homem poderá mudar data de nascimento em registro de acordo com entendimento de Tribunal

Decisão da 2ª Câmara Cível ainda determinou inclusão do sobrenome da mãe do autor.

Fonte: TJES

Comentários: (1)




Um morador de São Mateus que foi registrado com três datas de nascimento distintas teve seu recurso julgado procedente pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e, em decisão monocrática proferida pelo desembargador Carlos Simões Fonseca, poderá fazer a retificação de sua data de aniversário correta, além de poder incluir o sobrenome de sua mãe, que havia sido retirado em uma das três certidões de registro do autor da ação.


De acordo com as informações da Apelação Cível n° 0003258-24.2013.8.08.0047, o apelante foi registrado com três datas diferentes de nascimento, uma vez que, na certidão de batismo emitida pela igreja Católica do Município, o mês de maio de 1959, consta como sendo quando sua mãe teria lhe dado à luz. Já em um dos registros feitos no cartório da cidade, o nascimento é datado de julho de 1963 e, por final, outra certidão foi emitida com o apelante tendo nascido em julho de 1959.


Além das diferenças entre as datas de seu nascimento, onde o correto seria maio de 1959, na primeira certidão, o homem ficou sem o sobrenome paterno e, na segunda, sem o nome da mãe. Já a certidão onde é assentada a data de nascimento em julho de 1963, teria sido para que o apelante pudesse ser matriculado na 1ª série do 1° grau, pois possuía, à época dos fatos, idade muita avançada para frequentar a classe.


Em sua decisão, o relator do processo teve como base o artigo n° 16 do Código Civil, onde fica determinado que, “toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Por certo o registro público da pessoa natural não é um fim em si mesmo, mas uma forma de proteger o direito à identificação da pessoa pelo nome e filiação, ou seja, o direito à identidade”.

Palavras-chave: CC Data de Nascimento Registro Certidões Mudança Identidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/homem-podera-mudar-data-de-nascimento-em-registro-de-acordo-com-entendimento-de-tribunal

1 Comentários

Carina pacheco Tem enfermagem02/08/2017 16:16 Responder

Queria vê se tem como mudar data de nascimento do meu filho por causa do futebol ele nasceu em 31 de dezembro de 2003

Conheça os produtos da Jurid