Ex-presidente Fujimori é condenado a mais seis anos de prisão no Peru

Ele confessou a culpa em casos de corrupção e abreviou processo. Político está preso há dois anos em base policial em Lima.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Ele confessou a culpa em casos de corrupção e abreviou processo. Político está preso há dois anos em base policial em Lima.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 71 anos, foi sentenciado nesta quarta-feira (30) a seis anos de prisão por três casos de corrupção - espionagem, suborno e compra ilegal de meio de comunicação -, informou o tribunal. O réu havia confessado a sua culpa logo no primeiro dia do julgamento, na segunda-feira.

Com a confissão, Fujimori evitou ter de confrontar dezenas de testemunhas como militares aposentados, políticos, ex-funcionários, jornalistas e empresários, entre outros.

No último processo pelo qual foi extraditado do Chile em 2007, Fujimori escutou a acusação para a qual foi pedida uma pena de oito anos de prisão pelas infrações cometidas durante seu governo, entre 1990 e 2000.

Fujimori, que está preso há quase dois anos em uma base da polícia, se mostrou cansado e em alguns momentos dormiu, segundo imagens exibidas pela televisão local.

O ex-mandatário foi condenado no início de abril a 25 anos de prisão, acusado pela morte de 25 pessoas em uma guerra suja contra guerrilheiros esquerdistas no começo de seu governo na década de 1990.

Neste último processo, o promotor José Peláez solicitou mais de 60 testemunhas, entre elas o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Javier Pérez de Cuellar, vítima de espionagem telefônica quando foi candidato presidencial na eleição de 1995, vencida por Fujimori.

A Justiça ainda acusa Fujimori de ter subornado vários legisladores de oposição para garantir uma maioria no Congresso e de comprar com dinheiro do Estado um canal de televisão e a linha editorial de um jornal local.

Fujimori afirma que seus opositores usam as acusações para aniquilar o projeto de seu partido político às vésperas das eleições presidenciais de 2011.

Palavras-chave: Fujimori

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/expresidente-fujimori-condenado-mais-seis-anos-prisao-no-peru

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid