Ex-sócio ?laranja? não pode ser responsabilizado pelas dívidas trabalhistas

A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em sessão realizada em 2 de agosto de 2010, entendeu que um ex-sócio que participa somente com 1% do capital social da empresa não pode ser considerado responsável pelas dívidas trabalhistas.

Fonte: TRT 17ª Região

Comentários: (0)




A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em sessão realizada em 2 de agosto de 2010, entendeu que um ex-sócio que participa somente com 1% (um por cento) do capital social da empresa não pode ser considerado responsável pelas dívidas trabalhistas. A decisão, não unânime, é fundamentada em voto relatado pela desembargadora Carmen Vilma Garisto e foi extraída de um dos pedidos formulados no agravo de petição n.º 0091800-45.2007.5.17.0009.

 

O agravante, irresignado com a decisão proferida pelo juízo da 9ª Vara do Trabalho de Vitória – ES, interpôs agravo de petição ao TRT capixaba com o intuito de reformar a decisão monocrática que excluiu o ex-sócio do polo passivo da execução trabalhista, postulando a sua reinclusão.

 

No entendimento da relatora, ratificado pela Terceira Turma, o ex-sócio da empresa, que não detém poderes de administração e apenas cumpre formalidade para constituição desta, não pode ser considerado responsável pelo pagamento das verbas trabalhistas, de reclamações ajuizadas por seus trabalhadores, vez que empregado também é.

 

A decisão, que ainda será publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, foi baseada pela análise das provas documentais e testemunhais trazidas no juízo de origem, cujo entendimento foi ratificado pela Terceira Turma.

 

RO: 0091800-45.2007.5.17.0009

Palavras-chave: ex-sócio dívidas trabalhistas decisão monocrática verbas trabalhistas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ex-socio-laranja-nao-pode-ser-responsabilizado-pelas-dividas-trabalhistas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid