Empregador pode receber de volta o FGTS de recruta do serviço militar

O Projeto de Lei 7470/10.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7470/10, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), que obriga a União a devolver aos empregadores os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) depositados nas contas dos empregados afastados para prestação do serviço militar. A proposta estabelece prazo de seis meses para a restituição, a partir do depósito.


A Lei 8.036/90, que regulamenta o FGTS, estabelece que o depósito é obrigatório. O objetivo da lei é proteger o empregado, mas, segundo o deputado, o resultado é o oposto. Segundo ele, em razão dessa norma, os jovens de 17 e 18 anos são discriminados no mercado de trabalho – deixam de ser contratados, pelo fato de o possível afastamento gerar despesas para o empregador.


"A discriminação se estende a todo o universo de jovens que se aproximam da idade em que devem fazer o alistamento militar. O que se vê é que muitos deles acabam se tornando mais vulneráveis à ociosidade, às drogas e à violência urbana", argumenta.


Tramitação


O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Publico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: Projeto Empregador FGTS Serviço Militar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/empregador-pode-receber-de-volta-o-fgts-de-recruta-do-servico-militar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid