Deferido pedido de extradição de norte-americano acusado de homicídio nos EUA

O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu o pedido de Extradição (EXT 984) de um cidadão norte-americano feito pelo governo dos Estados Unidos (EUA).

Fonte: STF

Comentários: (0)




O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu o pedido de Extradição (EXT 984) de um cidadão norte-americano feito pelo governo dos Estados Unidos (EUA). O ministro-relator Carlos Ayres Britto entendeu que o pedido preenche todos os requisitos do tratado bilateral de extradição entre Brasil e Estados Unidos, bem como do Estatuto dos Estrangeiros (Lei 6.815/80).

Ayres Britto, no entanto, deferiu o pedido com a restrição de que ?o extraditando somente será entregue ao estado requerente se este assumir, em caráter formal, o compromisso de comutar eventual pena de prisão perpétua em pena de prisão, com o prazo máximo de trinta anos. O mesmo acontecendo para o caso de pena de morte imposta ao extraditando.

O ministro reconheceu a dupla tipicidade, uma vez que o extraditando é acusado de homicídio de primeiro grau [assassinato] de acordo com o estatuto da Flórida, o que corresponde no Brasil ao crime de homicídio doloso. Outro ponto observado pelo ministro é que a ação penal de um crime qualificado como capital, prisão perpétua ou qualquer crime que resulte em morte, poderá ser iniciada a qualquer momento pelo ordenamento norte-americano. No Brasil, a prescrição se dá em vinte anos. Como o caso aconteceu em 2003 o ministro considerou legítima a persistência da pretensão punitiva do estado requerente.

O pedido é claro e preciso, conforme Ayres Britto, em indicar data, local, natureza e circunstâncias do fato criminoso nos termos exigidos pelo tratado e pela legislação brasileira. A alegação do extraditando de ter filho brasileiro não impede a extradição, conforme a Súmula 421 do Supremo Tribunal Federal, ressaltou o ministro.

Processos relacionados:
EXT-984

Palavras-chave: extradição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/deferido-pedido-de-extradicao-de-norte-americano-acusado-de-homicidio-nos-eua

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid