Catedrático espanhol fala no TST sobre precarização do trabalho

O espanhol Antonio Baylos Grau, professor catedrático da Universidad Castilla La Mancha, faz palestra hoje (20), às 18 horas, no Tribunal Superior do Trabalho.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O espanhol Antonio Baylos Grau, professor catedrático da Universidad Castilla La Mancha, faz palestra hoje (20), às 18 horas, no Tribunal Superior do Trabalho. O tema geral é ?Direito do Trabalho e Democracia?. Antonio Baylos é um dos maiores especialistas em reforma trabalhista na Europa, e está no Brasil para debater o tema.

Em entrevista ao jornal ?Valor Econômico? de ontem, o especialista adiantou que sua principal mensagem é a de que ?a flexibilização na Europa não trouxe benefícios ou aumento do nível de emprego, mas apenas precarização.? Ele confirmou ao jornal que as reformas trabalhistas realizadas a partir dos anos 80 na Europa tinham por base a idéia de que a legislação trabalhista, com sua rígida proteção aos direitos dos trabalhadores, dificultava a criação de empregos. Segundo ele, porém, ?as reformas espanholas obtiveram resultados muito negativos?. Agora, com os socialistas de volta ao poder, a tendência é de voltar a aumentar as garantias dos empregados, o poder dos sindicatos e a negociação coletiva. Para Antonio Baylos, ?a experiência européia demonstra que, para aumentar o emprego, mais importante do que os direitos trabalhistas em si é o crescimento econômico e um pacto social que vise a enfrentar o problema.?

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/catedratico-espanhol-fala-no-tst-sobre-precarizacao-do-trabalho

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid