Ambev e clube de Barretos estão proibidos de constranger consumidores em parque

Decisão liminar da justiça paulista vai multar as empresas, caso impeçam os consumidores de entrar com bebidas e alimentos no Parque do Peão

Fonte: Exame

Comentários: (1)




Os visitantes do Parque do Peão, em Barretos, interior de São Paulo, vão poder entrar com comidas e bebidas em qualquer evento no local, inclusive a Festa do Peão de Barretos, que vai ocorrer em agosto. Isso porque o Ministério Público de São Paulo obteve hoje (23/5) uma liminar que proíbe a Ambev e o clube Os Independentes, que administra o Parque do Peão, de “constranger os consumidores” na entrada.


Antes da decisão, quem tentasse entrar em eventos no parque com salgadinhos, refrigerantes e água, por exemplo, era impedido de entrar até consumir tudo na hora ou jogar os produtos no lixo. Após receber uma denúncia de um membro do clube, durante a Festa do Peão no ano passado, o MP pediu um inquérito policial para ver se a prática chega a ser crime de abuso contra a ordem econômica.


Em seguida, o órgão entrou com uma ação civil pública contra a Ambev, que patrocina os eventos por meio da marca Brahma, e o clube Os Independentes. Inicialmente, a justiça da cidade de Barretos negou a liminar, mas o Ministério Público entrou com recurso e conseguiu reverter a situação.


O relator desembargador Castilho Barbosa determinou que as empresas se "abstenham de coagir e constranger os consumidores a consumir, de pronto, os bens de consumo individual (água, salgadinhos etc), ou jogá-los fora, em quaisquer dias de eventos/festas promovidos pelo clube durante o ano”.


Caso a decisão não seja cumprida, as empresas vão ter que pagar uma multa de 10 salários mínimos por consumidor.  

Palavras-chave: Direito Consumidor; Ambev; Clube de Barretos; Multa; Impedimento; Alimentos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ambev-e-clube-de-barretos-estao-proibidos-de-constranger-consumidores-em-parque

1 Comentários

João Duarte Autonomo26/05/2011 8:24 Responder

Parabens, té que enfim, pois os organizadores da Festa do Peão em Barretos ou outra cidade, se julgam donos do mundo. Cobram até para pe..., Valeu.

Conheça os produtos da Jurid