AL: pedidos de habeas corpus para prefeitos presos

Fonte: Portal Terra

Comentários: (0)




Já estão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) três novos pedidos de habeas corpus em favor de prefeitos presos pela Polícia Federal, durante a Operação Gabiru. Os pedidos deram entrada ontem e visam à liberdade dos prefeitos alagoanos Cícero Cavalcanti de Araújo, de São Luiz do Quitunde; Carlos Eurico Leão e Lima, de Porto Calvo; e de Marcos Paulo do Nascimento, de Matriz do Camaragibe.

Os três prefeitos estão presos há mais de 50 dias na Superintendência Regional da Polícia Federal em Maceió, e foram indiciados no inquérito policial instaurado para investigar a atuação da quadrilha acusada de lavagem de dinheiro em esquema de desvio de verbas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda escolar, no Interior do Estado. Esses fatos desencadearam a Operação Gabiru, deflagrada no dia 17 de maio. Dentro da Superintendência da Polícia Federal, ainda estão 19 presos, entre as quais os três prefeitos.

Segundo os advogados de defesa a prisão é desnecessária, uma vez que o inquérito policial já está concluído, não se justificando a prisão cautelar para evitar que eles dificultem ou impeçam as diligências empreendidas pela Polícia Federal ou interfiram nelas. Relatam que o relatório final já está em poder do Ministério Público desde 15 de junho. Os três habeas corpus foram distribuídos ao ministro Paulo Medina, relator dos demais pedidos dos investigados pela Polícia Federal na Operação Gabiru. A apreciação será feita pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, em razão do período de recesso.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/al-pedidos-de-habeas-corpus-para-prefeitos-presos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid