Conteúdo exclusivo para usuário cadastrados
Fonte: Oswaldo Moreira Ferreira e Diomar Aparecida Azevedo Melo

As Divergências Jurídicas entre o namoro qualificado e a união estável: uma análise à luz do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O presente artigo tem como objetivo trazer as características que diferenciem o namoro qualificado da união estável, para isso serão conceituadas esses tipos de relação e as circunstâncias em que se apresentam. A justificativa para o desenvolvimento da presente pesquisa está no fato das pessoas viverem relações não rotuladas e deixam a cargo do judiciário definir, de acordo com a análise probatória de cada caso concreto, definir qual o tipo de relação se enquadra e quais os direitos do casal de acordo com os preceitos legais. Sendo assim, o objetivo principal do presente artigo é trazer os julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre os casos que envolvam a dúvida entre o namoro qualificado e união estável com intuito e verificar como realiza-se a separação entre esses institutos no âmbito do Poder Judiciário. Diante disso, os materiais utilizados foram doutrinas, artigos, legislação e, principalmente, jurisprudências, que tratam sobre o tema. Assim, foram analisados e por meio da revisão de literatura desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, objetivando esclarecer as divergências entre o namoro qualificado e a união estável. Logo, verifica-se que entre o namoro qualificado e a união estável possui uma linha muito tênue, o que leva as partes confundirem-se quanto ao tipo de relação que possuem. Portanto, cabe ao Poder Judiciário atuar nas lacunas legais e instituir parâmetros de diferenciação entre os dois institutos sob análise, como será verificado ao longo do presente trabalho.

INTRODUÇÃO A família é a forma de organização social mais antiga que se perdura ao longo do tempo, porém as finalidades que mantém essas pessoas agrupadas diferem-se ao passar dos anos. Sendo assim, o processo de construção familiar é marcado por rupturas e descontinuidades. O instituto familiar sempre foi alvo de influências, como dogmas, religião e costumes, passando-se por vários eixos até chegar na concepção moderna de família. O principal fator estruturante da família foi atender as ...

Palavras-chave: Namoro Qualificado União Estável Affectio Maritalis Divergências Jurídicas CC/16 CPC/15 CC