Via Legal: Criança com doença rara é operada depois de ordem judicial

Criança com "ossos frágeis" consegue direito de fazer cirurgia que salvará sua vida gratuitamente

Fonte: TRF da 4ª Região

Comentários: (1)




O Via Legal desta semana destaca a história de Analice, uma menina de seis anos vítima de uma doença rara que atinge os ossos. Para garantir que a filha tivesse acesso à cirurgia que poderia reduzir os riscos de fratura e aumentar as chances de uma vida normal, os pais precisaram recorrer à Justiça.


Analice tem Osteogênese Imperfeita, também chamada de “doença dos ossos frágeis”. Uma anomalia congênita que, em casos mais graves, pode até levar à morte. A família descobriu a doença  antes do nascimento da menina. Patrícia conta que a filha parou de se mexer aos sete meses de gestação. Na época, os exames confirmaram a existência de fraturas nas pernas do bebê.


Analice fez implantação de hastes dentro dos ossos, mas três anos depois o material começou a deformar os ossos das pernas.  Foi quando os médicos anunciaram uma nova tecnologia, que renovou as esperanças da família. A única forma de amenizar o sofrimento da menina era a colocação de mais duas hastes telescopadas. Como o material não é fornecido pelo SUS, a família teria de pagar pelo tratamento.

Palavras-chave: Doença congênita; Cirurgia; Saúde pública; Tratamento gratuito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/via-legal-crianca-com-doenca-rara-e-operada-depois-de-ordem-judicial

1 Comentários

fernanda gardini sua profissão02/07/2012 21:32 Responder

meu filho tambem fez essa cirurgia q precisa fazer em outra perna,mas tem tenho coragem.

Conheça os produtos da Jurid