Unimed pagará despesas médicas de internação fora da área de cobertura

Unimed foi condenada a reembolsar as despesas médico-hospitalares.

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ reformou parcialmente sentença da Comarca de Balneário Camboriú, e condenou a Unimed Litoral Cooperativa de Trabalho Médico da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu a reembolsar as despesas médico-hospitalares pagas por Simone Diel, todavia, o ressarcimento deverá ser limitado à Tabela de Referência da Unimed. Em 1º Grau, o pedido fora julgado improcedente.

 

A filha da autora, Julia Diel, é beneficiária do plano de saúde Unimed Litoral Empresarial. Durante uma passagem por Porto Alegre/RS, ela teve princípio de pneumonia e derrame na pleura (membrana que reveste os pulmões), e Simone viu-se obrigada a interná-la no CTI Pediátrico do Hospital Moinho dos Ventos, uma vez que não havia outro local que pudesse atendê-la com urgência. Apesar de tratar-se de um caso grave, a Unimed não autorizou o procedimento, sob a justificativa de que Julia estava fora da região de abrangência geográfica do plano contratado. Só após proposta de pagamento à Unimed de Porto Alegre esta autorizou o procedimento.

 

A Unimed, em contestação, defendeu que o contrato de plano de saúde firmado entre as partes não prevê a cobertura em questão. Salientou, também, que a autora não comprovou o pagamento das despesas oriundas do tratamento, o que impõe a improcedência do pedido de reembolso. Por fim, argumentou que a cobertura do atendimento emergencial não gera nenhuma obrigação de assistência irrestrita, e que o hospital citado não é credenciado na Unimed.

 

“No caso dos autos, a urgência na internação da filha da apelante era manifesta, de forma que é caso de afastar os rigores do contratado para, diante da especificidade do caso, impor a obrigação da apelada a reembolsar as despesas médico-hospitalares, até porque aplicável a Lei n. 9.656/1998, a qual ampliou a cobertura dos planos de saúde. Além disso, é oportuno dizer que a contratante busca na celebração do contrato de saúde uma garantia de que durante o tempo em que este estiver vigendo estará ela protegida”, anotou o relator da matéria, desembargador Fernando Carioni.  A votação foi unânime.

 


 Ap. Cív. n. 2010.020168-9

Palavras-chave: Unimed Despesas Médicas Internação Área de Cobertura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/unimed-pagara-despesas-medicas-de-internacao-fora-da-area-de-cobertura

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid