TST escolhe os três candidatos à vaga de ministro

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho definiu, em votação secreta, a lista tríplice com os nomes dos três juízes candidatos a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-presidente do TST ministro Francisco Fausto.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho definiu, em votação secreta, a lista tríplice com os nomes dos três juízes candidatos a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-presidente do TST ministro Francisco Fausto. Com dez votos, encabeça a lista, o juiz Aloysio Corrêa da Veiga, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, que atua hoje como juiz convocado do TST. Veiga obteve o voto de dez dos 16 ministros.

O segundo da lista, também com dez votos, é o juiz Horácio Senna Pires, do TRT da Bahia, que também atua no TST como juiz convocado. O terceiro da lista é o juiz Márcio Ribeiro do Vale, presidente do TRT de Minas Gerais. Em duas votações seguidas, houve empate entre Márcio do Vale e o juiz Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (TRT-MG), juiz convocado do TST. Como prevê o regimento interno do Tribunal Superior do Trabalho, prevaleceu o critério de antigüidade na magistratura.

A lista tríplice, definida ontem (13) à noite, será encaminhada pelo presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele faça a indicação do sucessor de Francisco Fausto. Em seguida, o indicado será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Após passar pela sabatina, o nome é enviado para votação do Plenário do Senado e, uma vez aprovado, o novo ministro é nomeado pelo presidente da República e empossado para integrar a Corte do TST.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-escolhe-os-tres-candidatos-a-vaga-de-ministro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid