TJ-SP proíbe clínicas envolvidas com fraudes de solicitar login e senha de segurados da Seguros Unimed

A decisão foi proferida pela juíza Andrea de Abreu, da 10ª Vara Cível do Foro Central do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que determinou que tais clínicas não podem solicitar login e senha do plano de saúde de seus clientes, com a finalidade de intermediar ou praticar atos relacionados com o reembolso.

Fonte: Enviado por Juliana Nascimento

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A Seguros Unimed obteve uma liminar judicial contra clínicas que praticam fraudes em reembolsos. A decisão foi proferida pela juíza Andrea de Abreu, da 10ª Vara Cível do Foro Central do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que determinou que tais clínicas não podem solicitar login e senha do plano de saúde de seus clientes, com a finalidade de intermediar ou praticar atos relacionados com o reembolso.


Segundo a Seguros Unimed, clínicas do mesmo grupo econômico anunciavam aos segurados que o custo do tratamento seria integralmente arcado pela seguradora, mesmo se tratando de procedimentos com finalidade estética, que não tem cobertura contratual. Tais prestadores faturavam cifras milionárias com essa prática.


A transação seria feita por meio de reembolso assistido, sem que o segurado tivesse que desembolsar qualquer valor previamente. Para isso, tais clínicas solicitam login e senha pessoal do aplicativo do segurado e fazem a operação em nome deles. Já os segurados se comprometiam a repassar à clínica, o valor creditado em sua conta bancária, tão logo ocorresse o “reembolso”.


Ainda, a decisão proibiu que tais clínicas façam a abertura de NIP´s perante a Agência Nacional de Saúde (ANS) em nome dos segurados, fixando multa para o caso de descumprimento da decisão.


Sobre a Seguros Unimed - A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presentes em 86% do território nacional. Com uma trajetória de mais 32 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,5 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 21 escritórios regionais pelo país. Para saber mais, acesse o relatório de sustentabilidade GRI da Seguradora.

Palavras-chave: Clínicas Fraudes Proibição Solicitação Login e Senha Segurados Seguros Unimed

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-sp-proibe-clinicas-envolvidas-com-fraudes-de-solicitar-login-e-senha-de-segurados-da-seguros-unimed

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid