TJ nega indenização a viúva de homem que cometeu suicídio na prisão

O homem, após tentar matar a esposa, cometeu suicídio na cadeia pública. A família alegou que é dever do Estado zelar pela integridade física das pessoas mantidas em sua custódia

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 2ª Câmara de Direito Público manteve sentença que negou indenização por danos morais e materiais a familiares de um homem que, detido após tentar matar a esposa, cometeu suicídio na cadeia pública.


Inconformados com a decisão em primeira instância, os familiares apelaram para o TJ. Sustentaram ser dever do Estado zelar pela integridade das pessoas que mantém sob sua custódia, conforme ordena o art. 5º, inc. XLIX, da Constituição da República. Alegaram, também, ter havido cerceamento de defesa, tese afastada pela câmara.


"Suicídio de detento não gera ao Poder Público, por si só, o dever de indenizar os danos materiais e morais reclamados por seus dependentes", disse o relator do recurso, desembargador João Henrique Blasi. Para o magistrado, não há indicação de que o falecido necessitava de cuidados especiais. "Não demonstrado que houve omissão específica ou culpa em uma de suas modalidades, resta afastada a responsabilidade do Estado ante o fato exclusivo da vítima", concluiu Blasi.

Palavras-chave: Indenização; Danos morais; Família; Danos materiais; Suicídio

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-nega-indenizacao-a-viuva-de-homem-que-cometeu-suicidio-na-prisao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid