TJ mantém indenização a viúva de homem que morreu ao cair de ferryboat

A empresa deverá indenizar moralmente em R$ 50 mil reais a viúva de um passageiro que morreu afogado após cair da embarcação durante a travessia de um rio

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 2ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou sentença da comarca de Navegantes e determinou o pagamento de R$ 50 mil, por danos morais, pela empresa que explora o ferryboat na travessia do rio Itajaí-Açu, à viúva de um passageiro de 57 anos que morreu afogado ao cair da embarcação. A decisão prevê, ainda, o pagamento de pensão mensal desde o dia do acidente até a data em que a vítima completaria 70 anos de idade.


A mulher afirmou que em 26 de fevereiro de 2009, às 23 horas, seu marido estava no ferryboat para fazer a travessia Itajaí-Navegantes. Porém, meia hora depois, ao atracar no destino, colegas perceberam que ele não estava mais no barco. Feita a investigação, descobriu-se que o passageiro havia caído ao rio e morrido por afogamento.


A empresa apelou da sentença, oportunidade em que alegou nulidade da citação e questionou a decretação de revelia. Reforçou, também, o argumento de culpa exclusiva da vítima, por ela estar embriagada no momento do acidente, o que teria levado à sua queda ao rio.


O relator, desembargador Gilberto Gomes de Oliveira, entendeu que a citação foi válida, já que a correspondência foi recebida por funcionária efetiva da empresa. Sobre a culpa da vítima, ele disse ser a questão factual, sem ligação entre a embriaguez e a morte, porque “o passageiro poderia estar bêbado e ser jogado do ferryboat, situação que refugiria da culpa exclusiva da vítima”.


“Desta forma, para que ela [a empresa] chegasse à exclusão da obrigação de indenizar, teria que comprovar culpa exclusiva da vítima, transitando, assim, em questão nitidamente de fato. E, como esta questão é de fato, ficou sedimentada pela aplicação dos efeitos da revelia, impedindo a discussão”, finalizou o relator. Cabe recurso a tribunais superiores.
   
   
  
Apelação Cível nº 2011.017844-8

Palavras-chave: Indenização; Danos morais; Embarcação; Morte; Transporte

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-mantem-indenizacao-a-viuva-de-homem-que-morreu-ao-cair-de-ferryboat

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid