STF recebe investigação sobre suposta relação de Collor com doleiro

Boletos com depósitos para Collor estavam em escritório do doleiro preso

Fonte: G1

Comentários: (0)




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki recebeu na segunda-feira (7) documentos colhidos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que indicam possível envolvimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) com o doleiro Alberto Youssef. O parlamentar nega ter relações com o doleiro.


Os dados foram remetidos pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, a Zavascki porque ele é relator de outro processo proveniente da operação da PF, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro chefiado por Youssef que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.


Como na condição de senador Collor possui foro privilegiado, somente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode analisar as provas e eventualmente abrir inquérito específico para apurar eventual cometimento de crimes. A decisão sobre se a apuração será instaurada será tomada por Zavascki.


Em maio, Sergio Moro já havia enviado ofício ao ministro Teori Zavascki, do Supremo, informando sobre a apreensão, pela Polícia Federal, de oito comprovantes de depósitos bancários no escritório de Youssef que tiveram Fernando Collor como beneficiário.


No ofício enviado na ocasião, o magistrado ressalvou que não havia “qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar nos crimes"  referentes à Operação Lava Jato.


Collor nega


Quando surgiram as notícias de suposto envolvimento de Collor com Youssef, o senador fez um pronunciamento na tribuna do Senado para negar qualquer relação com o doleiro.


“Quanto ao Youssef, posso afirmar de modo categórico, que não o conheço e jamais mantive com ele qualquer relacionamento de ordem pessoal e política”, declarou Collor, em maio.


Além do senador, outros três parlamentares são citados nas investigações da Polícia Federal como tendo algum envolvimento com Yousseff – os deputados André Vargas (sem partido-PR), Luiz Argôlo (SD-BA) e Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Palavras-chave: operação lava jato direito penal collor

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-recebe-investigacao-sobre-suposta-relacao-de-collor-com-doleiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid