Relator explica projetos que beneficiam microempresas

Fonte: administradores.com.br

Comentários: (0)




Os principais pontos dos projetos são: o tratamento simplificado em relação a tributos e à estruturação das empresas que faturam até R$ 36 mil por ano, no caso do projeto da lei da pré-empresa; e a redução da carga tributária e da burocracia enfrentadas por 98% das empresas nacionais, no caso do estatuto.

Hauly deixou claro que, ao se juntar as propostas, os objetivos serão reunidos. Se aprovada a lei, os benefícios para quem deseja abrir ou manter uma empresa serão a unificação dos procedimentos de inscrição, baixa e alterações cadastrais, um documento único de arrecadação, uma só fiscalização e a eliminação de pagamento de taxas, entre outras medidas.

"É uma simplificação radical", enfatizou o relator. Para se ter uma idéia, hoje as empresas estão sujeitas a três fiscalizações: à do município, à do estado e à da União, que exigem registros e documentos de arrecadação diferentes.

Segunda categoria

A internauta Fernanda indagou, referindo-se à lei da pré-empresa: ?Não se estaria criando uma discriminação com a lei complementar, instituindo-se uma espécie de trabalhador de segunda categoria, que teria menos direitos trabalhistas do que um trabalhador equivalente que não se submeta ao novo regime?? Para Hauly, esse aspecto não é relevante. Ele respondeu que o Brasil tem 12,5 milhões de trabalhadores enquadráveis na pré-empresa, sendo que 95% estão na informalidade. ?O objetivo central é trazê-los para a formalidade através de um regime especial e estimulá-los a crescer e prosperar?, argumentou.

Variações

O participante do chat identificado como Micro perguntou a Hauly como seria possível compensar as variações do faturamento da empresa em anos de economia aquecida e em períodos de baixa atividade. "A base de cálculo será a receita bruta mensal. A empresa pagará efetivamente a alíquota correspondente à receita do mês", disse Hauly. "Portanto, no mês de sazonalidade baixa, a alíquota também será mais baixa, aliviando a necessidade de capital de giro. Diferentemente do que é o Simples hoje, permanecer em uma faixa de acordo com a receita, subir ou descer não causará tanto impacto em função da escala gradativa com dedutibilidade", continuou.

Tramitação

Luiz Carlos Hauly afirmou no chat que espera apresentar seu relatório em setembro, após a realização de audiências públicas nos estados. A expectativa do parlamentar é que o texto seja aprovado pelo Congresso até o fim do ano.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/relator-explica-projetos-que-beneficiam-microempresas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid