Quarta Câmara determina que viúva é dependente e deverá receber saldo do FGTS em virtude do falecimento do titular

A relatora entendeu que o saldo do FGTS pleiteado pela autora ?pode e deve ser levantando por Alvará expedido a favor da esposa, única dependente, independentemente de inventário ou arrolamento?

Fonte: TJPB

Comentários: (0)




A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça deu provimento à apelação interposta por F. de A. S. L., modificando a decisão prolatada pelo juízo de Primeiro Grau. A apelante ingressou com uma Ação de Expedição de Alvará Judicial, com o intuito de receber o saldo referente ao FGTS do seu esposo, Djalma Leite da Silva, falecido em 22 de março de 1992. A relatoria foi da juíza convocada Maria das Graças Morais Guedes.

 
No processo de nº 200.2008.000085-0/001, o Juiz de Direito da Vara de Feitos Especiais da Comarca da Capital julgou extinto o processo, sem analisar o mérito, ensejando o presente apelo. A relatora entendeu que o saldo do FGTS pleiteado por F. de A. “pode e deve ser levantando por Alvará expedido a favor da esposa, única dependente, independentemente de inventário ou arrolamento”.

 
De acordo com o Decreto n° 85.845 de março de 1981, os saldos de contas bancárias, de cadernetas, de poupança, saldos de fundos de investimento e os saldos das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participação (PIS/FGTS) deverão ser pagos aos dependentes habilitados.
 

Palavras-chave: FGTS; Falecimento; Viúva; Determinação; Saldo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quarta-camara-determina-que-viuva-e-dependente-e-devera-receber-saldo-do-fgts-em-virtude-do-falecimento-do-titular

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid