PRR-5: professor universitário será processado por desrespeitar regime de dedicação exclusiva

Segundo o MPF, autor da ação, docente da Universidade Federal do Ceará exercia atividade liberal paralela à ocupação de cargo efetivo de professor, no regime de dedicação exclusiva

Fonte: MPF

Comentários: (0)




Segundo o MPF, autor da ação, docente da Universidade Federal do Ceará exercia atividade liberal paralela à ocupação de cargo efetivo de professor, no regime de dedicação exclusiva

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, reformou sentença da 7ª Vara da Justiça Federal no Ceará que havia rejeitado a ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) ? por meio da Procuradoria da República no Ceará ? contra um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor foi acusado de exercer atividade liberal de médico paralela à ocupação de cargo efetivo de professor, no regime de dedicação exclusiva.

A decisão, unânime, acompanhou o parecer do MPF, emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região.

Segundo o juiz de primeira instância, o fato de o docente desempenhar atividades profissionais de saúde em outros estabelecimentos enquanto mantém contrato de dedicação em tempo integral com a UFC poderia configurar simples irregularidade, mas não improbidade administrativa, uma vez que não trouxe prejuízo ao erário e às atividades acadêmicas desenvolvidas pelo professor.

No parecer apresentado ao tribunal, o MPF destacou que as provas apresentadas na ação eram suficientes para comprovar a prática de improbidade administrativa, e que o julgamento da ação logo após a defesa preliminar do réu comprometeu o direito do MPF e da UFC de produzir novas provas. Para o MPF, novas provas podiam ser obtidas no processo, como o testemunho de professores que não concordassem com a atitude do colega e de alunos insatisfeitos com a sua atuação, prejudicada pelas ausências decorrentes da profissão liberal de médico.

Com a decisão do tribunal, a petição inicial da ação deverá ser recebida pela Justiça Federal em primeira instância, que dará andamento ao processo contra o docente. Se for condenado, o réu poderá ser obrigado a devolver aos cofres públicos as gratificações recebidas indevidamente pelo regime de dedicação exclusiva que não cumpriu.

Improbidade administrativa - Como professor universitário em regime de dedicação exclusiva, o réu recebia gratificação especial que o obrigava a prestar 40 horas semanais de trabalho em dois turnos diários completos e o impedia de exercer outra atividade remunerada, pública ou privada, conforme o artigo 14, I, do Decreto nº 94.664/87.

Apesar das restrições do regime de dedicação exclusiva, o professor exercia a atividade paralela de médico integrante da Cooperativa dos Médicos Neurologistas e Neurocirurgiões do Ceará (Coopneuro) e da Unimed Fortaleza. Segundo ele, sua atuação na medicina se deu de forma eventual e esporádica, sem prejuízo à Faculdade de Medicina da UFC.

Para o MPF, ao descumprir norma expressa de seu regime de trabalho, o réu cometeu ato de improbidade administrativa e atentou contra os princípios importantes da administração pública: lealdade, moralidade e legalidade. Além disso, o desrespeito ao regime de dedicação exclusiva representou enriquecimento ilícito do docente e gerou prejuízo aos cofres públicos.

?O réu atuava em outra atividade profissional, quando deveria estar permanentemente dedicado à atividade docente, aperfeiçoando-se, aprimorando as aulas e atividades que ministrava, escrevendo artigos científicos, pesquisando, tudo em prol do desenvolvimento universitário, como é próprio do regime de dedicação exclusiva. Era para esse fim que o réu percebia adicional em sua remuneração?, afirmou o procurador regional da República Wellington Cabral Saraiva, representando o MPF.

Nº do processo no TRF-5: 2008.81.00.008045-2

Palavras-chave: professor

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/prr5-professor-universitario-sera-processado-por-desrespeitar-regime-dedicacao-exclusiva

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid