Proposta reserva vagas para alunos pobres em escolas particulares

Projeto prevê a destinação de 5% das vagas de escolas particulares para estudantes carentes

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (3)




A Câmara analisa o Projeto de Lei 3051/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro, que prevê a destinação pelas instituições de ensino particular de pelo menos 5% das matrículas para o atendimento gratuito de estudantes carentes. A proposta altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação (Lei 9.394/96).


Segundo Ribeiro, são notórias as dificuldades do Poder Público para atender as demandas pela criação de mais vagas nas instituições gratuitas de ensino. Quanto mais se amplia o acesso à escola, observa o parlamentar, maior é o número de alunos que não possui recursos para pagar as mensalidades em escolas particulares.


De acordo com o autor, o objetivo é estabelecer um esforço nacional para garantir o acesso de todos, inclusive daqueles com poucos recursos, aos sistemas de ensino. “Buscamos assim aperfeiçoar nossa legislação educacional e assegurar a participação e o envolvimento direto da iniciativa privada do setor”, afirma.


Tramitação


A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

PL-3051/2011

Palavras-chave: Projeto; Atendimento gratuito; Instituição privada; Ensino; Estudantes carentes

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-reserva-vagas-para-alunos-pobres-em-escolas-particulares

3 Comentários

Wantuir Estudante22/02/2012 20:29 Responder

Essa iniciativa não irá resolver o problema da educação no país, é necessário investir na construção de escolas e na capacitação dos professores da rede pública. Porém de certa forma garante um maior acesso à educação.

Marcelo sua profissão23/02/2012 10:52 Responder

O ensino público está apenas \\\"devolvendo\\\" os vários anos de abandono por parte de nossos \\\"governantes\\\".

Lucas Brizzola Auditor24/02/2012 17:19 Responder

Esse projeto é uma confissão de incapacidade de prover ensino gratuito à todos, principalmente aos mais necessitados. Além disso, para as escolas particulares \\\"cederem\\\" 5% das vagas, alguém ficará sem esses 5%...

Conheça os produtos da Jurid