Promotor diz que teste de alfabetização de Tiririca teve resultado insuficiente

A audiência durou mais de dez horas. Para promotor, independentemente do resultado do teste, o crime de falsidade ideológica está claro

Fonte: Vinicius Konchins- Agência Brasil

Comentários: (7)




 São Paulo - O promotor Eleitoral Maurício Ribeiro Lopes afirmou há pouco que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, teve resultado insuficiente em seu teste de alfabetização.

 

O teste foi feito durante audiência no processo em que Tiririca é acusado de falsidade ideológica por ter forjado uma declaração de alfabetização para o registro de sua candidatura. “Quantitativamente qualitativamente não houve satisfação do conceito de alfabetizado. Pelo menos alfabetizado funcional”, disse o promotor.

 

Lopes falou com a imprensa logo após a audiência. ele disse que Tiririca não conseguiu alcançar um desempenho de pelo menos 30% no teste de escrita, leitura e de interpretação a que se submeteu.

 

A audiência durou mais de dez horas. Três testemunhas de defesa e uma de acusação também prestaram depoimentos. A sentença sobre o caso, no entanto, ainda não foi dada pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira.

 

Para o promotor, independentemente do resultado do teste, o crime de falsidade ideológica está claro. Segundo ele, o próprio deputado eleito confessou que o documento apresentado para o registro de sua candidatura foi escrito com a ajuda de sua mulher. Isso, segundo Lopes, já caracterizaria o crime. Lopes disse ainda que mesmo que Tiririca seja absolvido o Ministério Público Eleitoral vai recorrer da decisão.

Palavras-chave: Tiririca Audiência Insuficiência Crime de Falsidade ideológica Candidatura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/promotor-diz-que-teste-de-alfabetizacao-de-tiririca-teve-resultado-insuficiente

7 Comentários

LAURO FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Policia13/11/2010 19:38 Responder

Eu realmente gostaria de saber como uma pessoa que mal consegue ler algumas linhas num ditado singular conseguirá interpretar uma proposta de Lei ou similar; como apresentar propostas e questionar divergências, senão por meio de terceiros que podem modificar a pretensão do \\\"deputado\\\" para satisfazer benefício próprio. Isto realmente uma vergonha. Estou com o Promotor ! Não é discriminação - é realismo. Não entendo como tantos paulistanos podem ser tão idiotas para eleger um sujeito deste...

MOARCYR LOPES DA SILVA Aposentado 14/11/2010 23:41

SE LESSE UM POUCO MAIS QUE SIMPLES BO SABERIA QUE GRANDES MESTRES DEIXARAM LIVROS E MAIS LIVROS PARA ENSINAR ATÉ HOJE NAS FACULDADES DE DIREITO ETC. E NÃO SABIAM LER NEM ESCREVER. BASTA CONSULTAR QUE FORAM ESTES MESTRES. ENTRETANTO, QUEM ESCREVIA PARA TAIS MESTRES, ERAM ESCRAVOS QUE NADA VALIAM COMO SERES. INTELIGÊNCIA NÃO TEM NADA A VER COM SABER LER E ESCREVER.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico13/11/2010 21:28 Responder

Concordo com aquelas pessoas que consideram estar o digno Promotor de Justiça cumprindo o seu papel de Fiscal da Legalidade eleitoral; porém, discordo do modo público com que o faz, emitindo conceitos de certeza diante de câmeras e microfones, quando deveria fazè-lo nos Autos. Da forma que tem se comportado, mais parece que esteve à procura de um \\\"gancho\\\" para o seu minuto de glória - só que a sistemática repetição de entrevistas faz transparecer que pretende impor ao Juiz, e não convencê-lo, de que Tiririca não pode exercer o mandato.

MOACYR LOPES DA SILVA Aposentado 14/11/2010 23:30

O MP SEMPRE FOI ASSIM. QUER APARECER MAIS QUE O JUIZ ! A FUNÇÃO DELE É DEDAR, DIGO DENUNCIAR. NÃO SABE NADA MAIS DO QUE DENUNCIAR. QUER SER MAIS QUE O JUIZ E NUNCA SERÁ ! INVEJA DO TIRIRICA ! CANDIDATE-SE E NÃO RECEBE NEM O VOO DA MULHER !

MOACYR LOPES DA SILVA Aposentado. 14/11/2010 23:38

PROMOTOR NÃO IMPOEM NADA A UM JUIZ ! O JUIZ LHE É SUPERIOR EM TUDO, ATÉ NO LUGAR ONDE SENTA. É PERSEGUIÇÃO MESMO, INVEJA ETC. SE NÃO É, TENTE UMA ELEIÇÃO E VERÁ QUE NEM SEUS FAMILIARES VOTAM NELE!

MOACYR LOPES DA SILVA Aposentado14/11/2010 23:32 Responder

AGORA QUE PERCEBEU A MANCADA QUE COMETEU, PARTE PARA OUTRA SITUAÇÃO, ACUSAÇÃO. QUEM SABE UM DIA ELE DÁ UMA DENTRO.INVEJA MATA !

MOACYR LOPES DA SILVA Aposentado (É profissão ?)14/11/2010 23:35 Responder

COM RELAÇÃO A ELE APELAR É NORMAL. FAZ PARTE DO SALÁRIO QUE RECEBE. SEMPRE APELAR, TOMAR TEMPO, ENTUPIR O FÓRUM DE PROCESSOS QUE NÃO ANDAM ETC. QUER APARECER MAIS QUE O JUIZ QUE É SEU SUPERIOR.

Edson Estudante15/11/2010 17:44 Responder

O curioso nisso tudo é o seguinte: Já que o nobre promotor está tão preocupado com a qualidade, capacidade, etc, pergunto: O Sr. Maguila declarou que FOI PAGO para se inscrever e concorrer a uma vaga, sai no site do Globo, se não me engano, será que isso não é muito mais grave? Será que não foi isso que aconteceu também com o Sr. Tiririca? No meu entender isso é fraude eleitoral, deveriam, se comprovados tais fatos, cancelar todas os eleitos com base no coeficiente eleitoral de tais \\\"candidatos\\\". Por curiosidade, o Sr. Maguila ainda teria dito que o povo é mau agradecido e que, se pago, concorreria outra vez. Isto sim é o cúmulo do absurdo, pagar a pessoas de grande popularidade para ter coeficiente eleitoral, isso não é compra de votos? Saudações, Edson Guimarães

Anita socióloga16/11/2010 13:36 Responder

ESSA \\\"PALHAÇADA\\\" ESTÁ INDO LONGE DEMAIS.JÁ DEU BASTANTE IBOPE E JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DO NOSSO RÁPIDO JUDICIÁRIO DECIDIR SE O TIRIRICA VAI OU NÃO TOMAR POSSE COMO DEPUTADO.SE ESTÃO ENROLANDO, É PORQUE MUITOS QUE FORAM ELEITOS, PODEM CAIR JUNTO COM O SENHOR \\\"TIRIRICA\\\"...ESTÁ MAIS NA HORA DA JUSTIÇA SER MAIS RÁPIDA E MAIS SÉRIA, PARA QUE NÃO FIQUE MAIS DESACREDITADA DO QUE ESTÁ!

barbara estudante18/12/2010 13:40 Responder

nao tem resposta do teste do tiririca nao? se tiver manda para mim eu quero ver!

Conheça os produtos da Jurid