Projeto sobre exame da OAB pode ir a voto no Plenário

Relator é favorável à extinção do exame, mas considera que o Plenário refletiria melhor o conjunto da sociedade.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários: (56)





O relator dos projetos de lei que propõem acabar com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), quer levar a discussão para o Plenário da Câmara, apesar de a proposta precisar de apenas uma aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser enviada para o Senado.

 
O exame é necessário para que o bacharel em Direito possa exercer a profissão de advogado. Segundo Feliciano, que é favorável à extinção do exame, o Plenário refletiria melhor o conjunto da sociedade, já que a proposta é bastante polêmica.

 
Entre os 17 projetos sobre o tema, que tramitam junto com o PL 5054/05, a maioria quer a extinção por considerar o diploma suficiente, mas alguns querem ampliar as funções do exame e outros, substituí-lo por comprovação de estágio ou de pós-graduação.

 
Alguns projetos também buscam aumentar a fiscalização sobre o exame e há os que determinam que os candidatos aprovados na primeira fase e reprovados na segunda fase possam fazer nova inscrição diretamente para a segunda fase. No exame da OAB realizado em 2010, a reprovação dos candidatos foi de quase 90%.

 
O deputado lembra que em 2007, por exemplo, a OAB foi alvo de uma série de denúncias e de investigações da Polícia Federal, boa parte no estado de Goiás. “As notícias que nós temos e as informações dadas pela própria Polícia Federal são caso de CPI. É caso de analisarmos de fato o que está acontecendo."

 
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, explicou que a entidade tem corrigido as falhas que ocorrem.
 
 

Reserva de mercado

 

Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter declarado a constitucionalidade da prova, o deputado Pastor Marco Feliciano acredita que existem pontos questionáveis. "Existe não apenas uma reserva de mercado através do exame da Ordem como também um protecionismo em cima desses que já são hoje advogados. Também encontrei algo que se aproxima da inconstitucionalidade, porque priva o cidadão que estudou durante cinco anos em uma escola de poder exercer a sua profissão."
 
 

Constitucionalidade

 

Ophir Cavalcante esclarece que o exame é constitucional porque se baseia no artigo 5º, inciso 13, da Constituição Federal, que diz que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
 

No julgamento do Supremo, porém, o ministro Luiz Fux apontou que o exame da OAB caminha para a inconstitucionalidade se não forem criadas formas de tornar sua organização mais pluralista.


Para Ophir Cavalcante, o mais importante é assegurar uma boa defesa à população. "O exame de Ordem é imprescindível para que o cidadão tenha uma boa defesa. É imprescindível para que o cidadão tenha um profissional que possa defendê-lo frente a um Estado que é cada vez mais policialiesco."

 

Íntegra da proposta:
PL-5054/2005

 

Reportagem - Sílvia Mugnatto/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

 

E você, é a favor ou contra o exame da OAB? Participe e deixe seu comentário.

 

Palavras-chave: projeto exame OAB bacharel em direito advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-sobre-exame-da-oab-pode-ir-a-voto-no-plenario

56 Comentários

Eliana Estudante de direito.07/08/2012 12:12 Responder

Sou estudante de direito.esse exame nos preocupa muito.poís,estudamos cinco anos,após o término do curso ,para que sejamos advogados,uma prova somente decide.Sou á favor da prova ,porém, a mesma deveria ser semelhante as que serão aplicadas aos Formados em medicina.Provará sua capacidade,porém não limitará a exercer a sua função.

cesar augusto bacharel em direito 08/08/2012 8:06

Caro tapa na cara 2, voce deve ser mais um dos boiolas advogados que defendem a OAB, e como tem boiolas advogados, e acho que já existe cota para homossexual para ser advogado. Voce que se diz faxineiro, não deve ser um bom trabalhador na área de limpeza, porque voce não sabe nem limpar esta sua boca. VÁ AO DENTISTA QUE ELE VAI TE RECOMENDAR UMA LIMPEZA NESTA BOCA SUJA, SEU BABACA.

wilson coelho Bacharelando em Direito 08/08/2012 9:58

O \\\"Sr.\\\" Tapa na Cara exagerou no comentário. Falta um mediador aqui para evitar isso. O Sr. César Augusto também exagerou na transparência de sua posição homofóbica. Sugiro muito cuidado com as palavras para não ter de responder por uma ação em juízo. Já a nossa estudante de direito, certamente mereceu a observação inicial do \\\"Sr.\\\" Tapa na Cara. Minha cara estudante, com essa demonstração que deu de (des)conhecimento do português escorreito vai ter de pagar a um colega para elaborar suas petições, senão qualquer Juiz a considerará como inepta.

Edson Guimarães Analista de Sistemas 10/08/2012 19:42

Você deve ser um desses advogados idiotas, babacas, que precisa se esconder atrás de um pseudônimo para escrever o monte de besteiras que consegue produzir. O que um idiota ganha ofendendo alguém gratuitamente desse jeito? Um bobão, doente, incapaz de assumir o que diz.

Edson Guimarães Analista de Sistemas 10/08/2012 19:48

Prezado Wilson, não concordo em que haja exagero na posição do Sr. César Augusto. Ninguém é obrigado a gostar de nada, inclusive de homossexuais, eu também não gosto. Respeitar como ser humano é outra coisa, respeito como respeito a qualquer outra pessoa, mas que eles são metidos a acharem que tem mais direitos que os outros com certeza são. Sempre digo que respeito desde que também me respeitem, caso contrário vou ter que reagir na mesma forma que for provocado. Respeitar é uma coisa, concordar, aceitar e gostar, são completamente diferentes. A lei obriga a respeitar, da mesma forma que a religião também diz que devemos amar e respeitar o próximo, mas não me diz que tenho que gostar.

Luana Rocha ADVOGADA 30/08/2012 21:25

Credo, que tosqueira!! É com esses tipos de profissionais que teremos que conviver? preconceituosos, ignorantes.. etc.. etc...

Luana Rocha ADVOGADA 30/08/2012 21:27

Gente!!! mas ele não disse que era advogado, disse ser faxineiro, o bacharel em direito que respondeu que foi muito grosso com suas palavras .

Patricia Bacharel de Direito07/08/2012 12:41 Responder

Sou bacharel de direito e contra o exame da ordem. Já é suficiente 5 anos de estudo, e acredito que tendo em vista muitas reprovações, nos leva a fazer o exame várias vezes, chega até 6, 7,8, vezes, e isso não significa que o candidato tenha aprendido algo, ele pode ter apenas decorado questões e assim por diante. O problema de se ter profissionais incompetentes começa nas próprias instituições de ensino. Se o MEC cobrasse com mais afinco das instituições, não haveria tais incompetentes no meio jurídico. Hoje é muito fácil entrar e sair de uma faculdade, o que é um erro. Mas os incompetentes não serão bem sucedidos, porque o erro uma hora aparecerá e estes deixarão de advogar pelo simples fato de que não terão clientes.... Isso é apenas questão de tempo. Portanto, não concordo com o exame. O exame na verdade é apenas para nos massacrar. E acaba deixando os estudantes desanimados em fazer o curso. Só de pensar que além de passar 05 anos estudando, ainda precisa provar que tem algum conhecimento?? A verdade é que aprendemos muito mais na prática do que durante o curso.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:21

Já "SÃO SUFICIENTES" 5 anos de estudo. Para a senhorita não foram suficientes.

Luana Rocha ADVOGADA 30/08/2012 21:29

Patrícia, é normal pensarmos assim quando ainda estamos fazendo a graduação, pois ouvimos muitos boatos, mas pode acreditar a prova não é nenhum bicho de 7 cabeças, não tem diferença das que fazemos na faculdade, pode sim ter alguns erros na correção e isso deveria mudar, mas se a pessoa não consegue passar é porque ela está contando somente com os 6 pontos, e se esquece que a prova vale 10 pontos.

christiano tecnico de segurança07/08/2012 18:04 Responder

sou a favor do fim desse exame incostitucional. pois os cofres da OAB arrecadam 80 milhões por ano com essa prova. pois,o estudante é obrigado a pagar 200 reais a cada prova e muitas pessoas por nervosismo acaba se confundindo com a prova e tendo que arcar novamente com cursinhos,livros e com essa prova novamente. não sou baicharel em direito mas fico muito chateado com toda essa situação. acho um absurdo uma pessoa cursar 5 anos de faculdade e no final ter que passar pelo crivo de uma instituição corrupta como essa. infelismente os alunos não tem com quem contar (governantes). fica aqui registrada a minha indignação!!!!!

wilson coelho Bacharelando em Direito 08/08/2012 10:14

Meu caro Christiano O valor pago na inscrição do Exame da Ordem não remunera caixa da OAB. Há uma instituição que se responsabiliza pelas provas e paga os elaboradores das questões, aluguel de salas no país todo, fiscais para as salas de provas, material de impressão, gráfica para confecção das provas, transportes e toda uma logística para a realização do exame. Para a OAB já são suficientes as anualidades que recebem dos inscritos na entidade. Muito bom que, como Técnico de Segurança, se interesse pelos problemas do país. Gostaria de saber que, um dia, resolveu fazer o curso de Direito e será um Bacharel (não baicharel). Obs: infelizmente escreve-se com \\\"z\\\". Também, não é incostitucional, mas inconstitucional. E o estudante não paga 200 reais a cada prova, mas para todo o concurso. Depois de ponto, procure iniciar a frase com letra maiúscula. É mais elegante (e correto).

Adriano Marçal Estudante 08/08/2012 10:36

Caro colega Wilson, acho que vc deveria se inteirar mais de como são feitas as contratações das empresas que realizam concursos, pois assim ficaria sabendo que o dinheiro arrecadado vão para os cofres da entidade que contrata a realização do concurso. A empresa contratante, por sua vez, repassa à empresa realizadora do concurso o valor acordado para realização do certame. É assim que funciona. Logo, o valor pago pelo concurseiro vai para os cofres da OAB, que é lógico, repassa uma grande parte para a FGV. Grato.

maluco beleza advogado 08/08/2012 12:20

Se o problema for dinheiro nos seus cofres, com diz o Cristiano, seria muito interessante para a OAB acabar como exame de Ordem, pois os inscritos passariam de 600 mil para tres milhoes, do dia para a noite, e imagine o que a Ordem ganharia em anuidade sendo que o valor pago pela inscrição no Exame seria insignificante. Por esta razão a tese Engenheiro de Sergurança Cristiano, não cola.

cesar augusto bacharel em direito 09/08/2012 8:04

O problema não é o que a OAB, ganharia, mas sim no bolso de quem está ficando este dinheiro. Eu fico surpreso com advogados que defendem esta entidade que não presta conta nem aos advogados, por isso é que as campanhas para presidentes das seccionais são milionárias, assim como para vereadores, deputados, e os politicos em geral, que gastam uma fortuna nas campanhas para ter um salário de 20 ou 30 mil, mas o que interessa são os ganhos por fora, assim como este exame de ordem que os advogados não sabem para onde vai tanto dinheiro. Acho que aqui devem ter muitos advogados que fazem parte desta quadrilha, se não não defenderiam tanta besteira. Voces deveriam saber que o Presidente da OAB, o senhor Ophir Cavalcante está sendo processado em Belem do Pará, e se condenado vai ter que devolver o dinheiro que ficou recendo ilegalmente da Procuradoria do Estado, que está licenciado e recebendo e advogando para particulares, coisa que o Estatuto da OAB não permite. SÓ FAÇO UMA PERGUNTA: O QUE É A OAB? É UMA ENTIDADE PÚBLICA? É UMA ENTIDADE PRIVADA? O QUE É UMA ENTIDADE IMPAR?

luiz inacio da silva Gari 24/08/2012 22:05

Você fala,(des)conhecimento do português para escrever,voce também ruim...

Luana Rocha ADVOGADA 30/08/2012 21:31

Caro, bacharel em direito a prova já foi julgada como constitucional.

JOSÉ SÉRGIO ESTUDANTE07/08/2012 19:37 Responder

Sou estudante, e como estudo, sou a favor do exame. Não quero enrolar clientes

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:21

Aprovado!

José Cosme Advogado 08/08/2012 9:08

Parabéns pela sinceridade José Sérgio. Somente quem estuda e se preocupa com sua vida pessoal e profissional, não se deixa levar ao sopro do vento. Me ponho a imaginar num futuro incerto quando um cliente sentar na cadeira de seu escritório e perguntar: O \\\"Dotô\\\" o sr. é \\\"adevogado\\\" com OAB ou sem OAB..?

wilson coelho Bacharelando em Direito 08/08/2012 10:18

Ouso discordar das opiniões anteriores. Conhecimento não impede ações inidôneas do profissional. Pelo contrário, em análise teórica (felizmente) quem mais conhece do meio mais conhecimento tem de como \\\"enrolar\\\" clientes. Talvez o ex-presidente Lula tenha sido exceção à regra. Não \\\"enrolar\\\" clientes independe do conhecimento adquirido na faculdade. Só depende do caráter do profissional.

Edson Guimarães Analista de Sistemas 10/08/2012 19:52

Enrolar clientes, interpor recursos protelatórios, propor ações que sabe que, em função de não ter um bom direito, sabe que tem chances mínimas de ganhar. Todas essas ações são tipicamente de quem conhece. Portanto, enrolar clientes é muito mais fácil para quem mais conhece do que para o não conhecedor. O não conhecedor simplesmente não vai ter clientes, já que a melhor propaganda para um advogado é a famosa propaganda boca a boca, aquela que o cliente satisfeito faz.

Eda Lima estudante 25/08/2012 11:34

Caro Sérgio, bom dia! Não entendi a frase:\\\" Não quero enrolar clientes\\\". Se o Sr. é a favor do exame é um direito seu, afinal, para que serve o livre arbítrio? O exame da OAB não impede que alguns adogados sejam incompetentes ou faltem com a ética, situações que serão detectadas no exercício da(s) finção(ões), aliás, infelizmente é o que vem ocorrendo com frequência. Eu já destitui alguns advogados por incompetência e falta de ética, coisa que qualquer pessoa poderá fazer não precisa necessáriamente ser estudante de direito, barachel ou mesmo advogado. Portanto, para enrolar (ludibriar) clientes, só advogados!

Eda Lima estudante 25/08/2012 12:05

Não aceito críticas quanto a erro em algumas palavras (digitação). No comentário anterior houve a falta ou troca de letras. Ex: advogado (não adogados e funções (não finções). Reitero o pedido para que evitem ofensas! Grata

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 11:35

Parabéns, José Sérgio. Não é a qualidade do curso que faz o aluno, mas, sim, sua dedicação. A sociedade não pode ficar à mercê de profissionais incapazes, haja vista que uma petição mal elaborada pode levar, como muitas vezes leva, a uma decisão judicial que impacta negativamente a vida da pessoa. E, só para lembrar, não é necessário tirar nota 10 na prova da OAB, apenas 6. Se durante 5 anos o aluno não consegue apreender 60% de conhecimento, e alguns nem mesmo fazendo cursinhos preparatórios, que siga outra profissão. Se com o exame a gente já se depara com um monte de adEvogado, imaxinem sem ele.

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 11:40

Errata: imaginem ao invés de \\\"imaxinem\\\".

Duilio Martini Filho Bacharel em Direito, Biólogo e Pedagogo07/08/2012 20:42 Responder

Eu sou Biólogo e Pedagogo pela USP há 35 anos com 30 anos de experiência em Educação para jovens de Ensino médio e Universitário. Também sou Bacharel em Direito pela Universidade Paulista e trabalho ha 10 anos com Consultoria Tributária. O EXAME DA ORDEM é um desrespeito ao Bachareu em Direito, ao Processo Educacional e a Instituição que o formou. Em cinco anos o aluno de Ciências Jurídicas realiza número superior a 100 provas, escritas e testes, como também, provas Institucionais com abrangência de todas as matérias do Semestre. Ainda, apresenta um Trabalho no final do curso e faz estágio supervisionado. Depois de todo esse empenho é barrado em um exame desproporcional ao tipo de concurso, cheio de pegadinhas (na primeira fase), para poder exercer a profissão para a qual ESTÁ FORMADO COM O DEVIDO RECONHECIMENTO DO MEC. A OAB se coloca acima do MEC sob pretesto de fiscalizar a profissão de ADVOGADO e garantir a prestação de serviços advocatícos ao cidadão! Então que os dirigentes da OAB sejam coerentes com a tese... \\\"todo Advogado deve prestar o exame da Ordem a cada 3 anos para poder exercer a Advocacia com a devida atualização e proficiência que esse profissional deve possuir\\\" ... Vejamos quantos irão passar mesmo com larga experiêcia profissional??? Fica aqui o desafio, inclusive para os Dirigentes da OAB que defendem o Exame da Ordem. Portanto, SOU FAVORÁVEL AO TÉRMINO DO EXAME DA ORDEM. Que a OAB exerça o seu papel e fiscalize as Universidade (Controle Externo) e não o produto das Universidades, quer seja, o ALUNO.

EMÍLIA não tem 09/08/2012 7:31

BOA!!! AHAHAHAHAHAHAHA RINDO MUITO NESTE LUGAR!

Evandro Feliciano vendedor 25/08/2012 0:54

BOA MUITO BEM , GOSTEI E MUITO .

Eda Lima estudante 25/08/2012 11:55

Caro tapa na cara, bom dia! Vamos nos ater apenas no assunto exame da OAB, afinal, é o tema em questão. Quanto as críticas ao Sr. Túlio por ter escrito a paravra BACHAREU, pressupõe que houve erro de digitação, pois a mesma foi escrita corretamente no início do comentário, ou seja, BACHAREL. Por favor evite as ofensas!!!

Antônio Vasconcelos Servidor Público07/08/2012 20:49 Responder

Este exame da Ordem é um caça níquel, é um absurdo decorar artigos de leis, além de que é dificil ir contra respostas que a OAB julga absoluta, e para advogar a carteirinha OAB \\\"carissima \\\" por sinal não significa nada se o profissional não acompanhar as atualidades e mentalidades jurisprudenciais. Porém com o lob financeiramente gordo da OAB dificilmente este projeto prosprerará. Amém Brasil.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:10

é caça NÍQUEIS. Noob. Vá se alfabetizar.

pedro bacharel07/08/2012 20:50 Responder

Realmente senhores, não adianta falarmos mais nada a respeito, tudo isso a gente já sabe, todo mundo ou quase todo mundo sabe, o que tem que ser feito esta sendo feito, tomara que de certo,pois qualquer um que tiver um pouco de cultura e sabedoria notará que esse exame é INCONSTUCIONAL, tem que acabar mesmo .PARABÉNS AOS QUE ESTÃO TENTANDO , QUE DÊ CERTO!!! Existem mil ítens que se fomos analisar veremos que é inconstitucional. Todo serviço se aprende na prática, nao é devido a esse exame que vai nos qualificar.tenho pós e varias outras coisas.É só perceber coisas visíveis que parece que ninguém analisa , uma por exemplo na 2ª fase é pedida uma peça de penal por exemplo e o individuo passa e agora eu pergunto e na area civil trabalhista, tributária ? Ele nao esta qualificado então essa prova não mede nada !! ESSE EXAME TEM QUE ACABAR , MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI ACABAR, MAS PARA ISSO TEMOS QUE LUTAR, FAZER GREVES, AJUDAR OS QUE ESTÃO LUTANDO SENÃO VAI ACABAR EM PIZZA PARA ELES !! GENTE VAMOS AGITAR, MANDAR EMAILS, FAZER PASSEATAS SENAO, NÃO SAI DO PAPEL. PRESSÃO É A SOLUÇÃO PEDRO

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:08

"SENÃO, NÃO SAI DO PAPEL" "MIL ÍTENS É INCONSTITUCIONAL" LOOOOL LOOOOOOL LOOOOOOOOOOOOOL A solução é estudar, mentecapto. Aprenda a escrever direito e quem sabe o sr. possa sonhar com uma oab.

ALVARO Bacharel07/08/2012 21:17 Responder

SOU A FAVOR DA EXTINCAO DESTE EXAME RIDICULO, QUE SO SERVE PARA ENRIQUECER A CUPULA DA OAB.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:44

Mensalidades da OAB custam uns R$700,00 por ANO. O senhor gasta isto por ano com seus exames? E olhe que os exames ainda tem custos... A OAB lucraria é caso aceitasse mentecaptos como o sr. portando uma carteira. Mas até a corrupção tem limites... Aprenda a argumentar. Lixo.

degrais alcantará trindade graduando de Direito 08/08/2012 13:06

tapa na cara você se julga o pica das galáxias, mas acredito que sabes contar né, pois é então vê quantas pessoas são contra e quantas são a favor nos próprios comentários .

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 11:45

Entre os que estudaram com afinco ao invés de ir para a faculdade bater papo, colar nas provas e matar aulas para encher a cara nos \\\"barzinhos\\\", também.

Ronaldo de Souza Consultor de novos negócios07/08/2012 21:24 Responder

O exame de ordem dos advogados deveria sim ter continuidade, desde que, fossemos respeitados e os examinadores tivessem critérios claros nas correções das provas. Para se ter uma ideia, neste último exame deixaram de corrigir questões da minha prova (neste por acaso estava idêntica ao gabarito); Sem contar que, em uma das questões você praticamente tinha que adivinhar o gabarito e não questionar de forma objetiva e clara a questão. Contudo, entrei com recurso, pois, a pergunta fazia menção a vários quesitos questionáveis, com isso, foram todos abordados e fundamentados, como por exemplo, confissão, Falta de apresentação do documento para pericia (nulidade), princípio da analogia com a lei 10.522/02 em seu artigo 20 e in dúbio pro reo. ou seja, foram abordados diversos quesitos, demonstrando assim, a capacidade de raciocínio e indicação da consequência, dissociada do correto desenvolvimento jurídico, uma vez que, o direito não possuí uma única formula para defesa e sim uma defesa coerente e fundamentada dentro da legalidade, por isso, existem os magistrados, doutrinas, jurisprudências e dentre outras fontes do Direito.

cesar augusto bacharel em direito 08/08/2012 11:01

Ronaldo, o que voce aborda no teu comentário é uma realidade, e a OAB já passa para os organizadores dos ewxames é de só podem passar de 10% a 15% no tatal de candidatos, que pode ver nos últimos cinco anos. O gabarito deles é de uma prova de matemática, e não admitem outro resultado como o direito fosse uma ciencia exata. A questão deste exame é de legalidade, pois todos os conselhos de classe são públicos e só a OAB é tida como uma entidade \\\"IMPAR\\\", e que quer dizer \\\"IMPAR\\\", alguem sabe? A OAB é a primeira a desrespeitar a Constituição Brasileira, e pior é o não cumprimento das leis, que tanto pregam, porque a Presidente Dilma, colocou como teto máximo de anuidades dos conselhos de classe em R$ 500,00, e o seu Presidente Ophir diz que a OAB não é uma entidade como as outras, e por isso ela cobra valores diferenciados. Ainda tem um monte de advogados, ou que se dizem advogados, que defendem esta OAB e não sabem defender os seus próprios direitos. SÃO ESTES ADVOGADOS DE CARTEIRINHA DA OAB QUE A SOCIEDADE PRECISA?

MOACIR CONTABILISTA07/08/2012 21:43 Responder

Sou eminente contra. Creio que não é justo um cidadão estudar por cinco anos e submeter por todas as provas e ser aprovado para depois a OAB, determinar que o bacharel tem que se submeter a uma prova especial, que na verdade é uma tortura, diante do tamanho grau de dificuldades que o bacharel é submetido. É um absurdo tal imposição. Tem que acabar com este absurdo imposto por esta corporação previlegiada, que fazem de tudo para se manterem como esta, não admitindo novos profissionais no mercado.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:05

Seria "EMINENTEMENTE". O sr. não tem que crer que algo é justo ou não; nem bacharel é e nem escrever sabe. Seria "DIFICULDADES ÀS QUAIS", o sr. me escreve "PREVILÉGIO" e por aí vai.

arlete moraes costa bacharel07/08/2012 21:56 Responder

Sou contra o exame da OAB,os estagios são suficientes e alem do mais o advogado pede,o MP e o Juiz decide que medo é esse bacharel é quem faz tudo em qual for o gabinetes tem estágiario isso é suficiênte, pois atua so depois de formado que ele é barrado.

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 11:51

Arlete, sem pontuação, fica muito difícil entender sua opinião. Faça um treino: Pontue corretamente a frase a seguir e salve a vida do rei. matar o rei não é pecado

Marcelo advogado07/08/2012 21:58 Responder

Quem deseja o fim do exame é porque teme pela reprovação. Quem se diz preparado para defender seu cliente não deveria se preocupar com a realização da prova. PELA MANUTENÇÃO DO EXAME !!!

ARIOCI N. M. ADVOGADO 08/08/2012 0:19

MARCELO: quanto ao que você pensa sen duvidas e um direito exclusivo seu, agora se esse pensamento está correto ai é outra coisa, aqueles que querem o fim do EXAME DE ORDEM, com certeza não teme nada, apenas primam pela legalidade e o direito de exercer a profissão que escolheram sem nem um empedimento assim como os demais proficionais liberais do BRASIL, talves você não tem muita afinidade com a tal legalidade, alcançou o seu objetivo se é legal ou não dai não importa bola pra frente, parabens o brasil precisa de ADVOGADOS com esse PERFIL.

José Cosme Advogado 08/08/2012 9:20

Caríssimo Tapa na Cara 2, excluindo-se os exageros no linguajar em alguns comentários, devo concordar com suas opiniões em gênero, número e grau. Milito no TRT 2ª Região em de São Paulo, e posso afirmar e provar com cópias que não são poucas as vezes em que me deparo com peças processuais sejam iniciais ou defesas, piores do que aquelas que eu redigia quando iniciava o estágio, no que às vezes bate uma vontade de pedir para o juiz oficiar a Ordem por inaptidão profissional. O maior problema é que o prejudicado mais à frente é o cliente, leigo de tudo que ao perder a causa emenda: a culpa foi do \\\"adevogado\\\" e aí somos todos incluídos no mesmo balaio! Senhores baixáreis e estudantes, um conselho de quem estudou 5 anos , passou na segunda tentativa SEM fazer cursinho, formulas existem aos montes, mas a única e verdadeira está na sua própria cabeça. Boa sorte e por favor, utilizem o tempo que gastam criticando o Exame e lendo esses comentários, ESTUDANDO.

degrais alcantara da trindade graduando de Direito 08/08/2012 13:15

E a palavra número é acentuado seu quadrúpede mais um motivo para acharmos que o Exame da Ordem não mede o grau de intelectualidade de niguém......kkkkk....

ARIOCI N. M. ADVOGADO 09/08/2012 0:39

É só dar linha e as traira engole o anzol com isca e tudo mais, o Sr. deve ser bem preparado super afinado um baita ADVOGADO até da medo querendo me expulsar, saber o numero de ordem, esse é galo forte fica gel, eu não sou maria vai com as outras só pelo fato de ter cido aprovado no exame de ordem que vou achar que tudo isso é correto, não sou corporativista, esse exame é um absurdo tem que acabar já.

ARIOCI N. M. ADVOGADO 09/08/2012 14:02

Olha só linguajar como este eu até agora não tinha visto, mas isso é coisa de pessoa que não tem argumento, gente fraca completamente fora do normal, desequilibrada, eu imagino só você conversando com seus clientes, dai o cliente chega no seu escritório e você diz bom dia ! entre seu João filha da puta! o que o senhor veio fazer aqui ! a eu já sei tentaram lhe botar na bunda e o senhor está com medo! pode ficar tranquilo seu joão eu não vou deixar isso acontecer, pelo menos aqui no meu escritório, isso é muito deprimente lamentavél uma completa falta de respeito com os demais leitores.

luciana bacharel em direito07/08/2012 22:06 Responder

ola!! sou a favor que tenha nas faculdades algum tipo de exame que avalie o aluno e no termino do curso ele possa exercer sua profissão.Estudamos todas as materias e claro que não somos bons em todas e é ai que a prova da oab pega pq acaba avaliando 1, 2 ou 3 \\\"\\\"topicos \\\"\\\" enquanto vc tem que se matar em saber tudo de tudo!!!! E outra muitas pessoas que são inteligentes e capacitadas ficam tensas, agitadas atrapalhando e muito na prova e se ele reprova não quer dizer que ele não seja um profissional bom para o mercado de trabalho... sou a favor de uma boa educação e ensino nas faculdades..

maria gabriela advogada 08/08/2012 10:44

É isso aí Sr. Tapa na Cara! Quem estuda com afinco durante a Graduação não tem o que temer. Se é bom, capacitado, para que temer o Exame? Estudem e, por conseguinte, passarão!

alvesant2004@yahoo.com.vr ECONOMISTA07/08/2012 22:10 Responder

É LAMENTÁVEL TAL EXAME. PARTICIPEI DA ELABORAÇÃO DE RECURSOS PARA UM COLEGA BACHAREL EM DIREITO QUE PERDEU POR 15 DÉCIMOS NA SEGUNDA FASE. VII EXAME, É UMA VERGONHA ESSA LEI 8906/94, O PROVIMENTO 144/2012. A FGV E A OAB, BRICAM COM OS BACHARÉIS, POIS AO FUNDAMENTAR POR LEU INFRACONSTITUCIONAL SOBRE LICITAÇÕES ELES ANULAM SUA QUESTÃO POIS SÓ ACEITAM OS FUNDAMENTOS ESPECIFICO DO ART 37, DA CRFB/88. NO EDITAL NADA ESPECIFICAM, A OAB SORRIR. SE VC RESPONDE E FUNDAMENTA QUESTÃO SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DO USOCAPIÃO DOS BENS PUBLICOS COM BASE NO ART 102 DO CCB, ELES ZERAM A QUESTÃO POIS SÓ ACEITAM RESPOSTA PELO 183 DA CRFB/88. NO ENTANTO A OAB NÃO COLABORA COM O MEC PARA ACABAR COM A DEFICIENCIA DE PROFESSORES E DO ENSINO NACIONAL, QUE SE REFLETE EM TAL EXAME. TAL EXAME NÃO AVALIA NADA. O CONSELHO FEDERAL SÓ VAI MUDAR QUANDO AS BANCAS INTERNACIONAIS, POR FORÇA DA GLOBALIZAÇÃO, E INTERESSES OCULTOS PERMITIREM QUE TAIS BANCAS ATUEM NO BRASIL. NESTE MOMENTO OS ATUAIS MINISTROS DO STF, QUE DIZEM SER CONSTITUCIONAL, JÁ APOSENTADOS IRÃO COMPOR TAIS BANCAS NO BRASIL. A OAB, ESPERA SER DESMORALIZADA. ANTONIO ALVES DOS SANTOS.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:25

"A OAB, ESPERA"? Sabe onde o sr. enfia esta vírgula? Da próxima vez dê o recurso a um ADVOGADO para fazer e quem sabe seu amigo passe (rs). Nem USUCAPIÃO o sr. sabe escrever, tá aí pq o recurso foi desprovido. Até 1994 bastava ser bacharel pra ser advogado... Estes, a maioria professores hoje em dia, logo se acabam. Mais uns 10 ou 15 anos. E após, apenas a leva dos novos advogados que TIVERAM DE ESTUDAR pra serem um de verdade estarão ensinando nas faculdades. Aí sim melhorará o ensino.

alvesant2004@yahoo.com.br ECONOMISTA07/08/2012 22:13 Responder

É LAMENTÁVEL TAL EXAME. PARTICIPEI DA ELABORAÇÃO DE RECURSOS PARA UM COLEGA BACHAREL EM DIREITO QUE PERDEU POR 15 DÉCIMOS NA SEGUNDA FASE. VII EXAME, É UMA VERGONHA ESSA LEI 8906/94, O PROVIMENTO 144/2012. A FGV E A OAB, BRICAM COM OS BACHARÉIS, POIS AO FUNDAMENTAR POR LEI INFRACONSTITUCIONAL SOBRE LICITAÇÕES ELES ANULAM SUA QUESTÃO POIS SÓ ACEITAM OS FUNDAMENTOS ESPECIFICO DO ART 37, DA CRFB/88. NO EDITAL NADA ESPECIFICAM, A OAB SORRIR. SE VC RESPONDE E FUNDAMENTA QUESTÃO SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DO USOCAPIÃO DOS BENS PUBLICOS COM BASE NO ART 102 DO CCB, ELES ZERAM A QUESTÃO POIS SÓ ACEITAM RESPOSTA PELO 183 DA CRFB/88. NO ENTANTO A OAB NÃO COLABORA COM O MEC PARA ACABAR COM A DEFICIENCIA DE PROFESSORES E DO ENSINO NACIONAL, QUE SE REFLETE EM TAL EXAME. TAL EXAME NÃO AVALIA NADA. O CONSELHO FEDERAL SÓ VAI MUDAR QUANDO AS BANCAS INTERNACIONAIS, POR FORÇA DA GLOBALIZAÇÃO, E INTERESSES OCULTOS PERMITIREM QUE TAIS BANCAS ATUEM NO BRASIL. NESTE MOMENTO OS ATUAIS MINISTROS DO STF, QUE DIZEM SER CONSTITUCIONAL, JÁ APOSENTADOS IRÃO COMPOR TAIS BANCAS NO BRASIL. A OAB, ESPERA SER DESMORALIZADA.

Emilia F. O.Galdino Silva empresaria07/08/2012 22:21 Responder

Eu, seria a favor do exame da ordem, se a ordem fiscalizasse as faculdades com o devido rigor,sabemos que existe varias faculdades sem condiçoes de formar alunos, e agora depois de 5 anos de faculdade, despesas com livros, apostilas, cursos, tcc, vem a OAB QUERER QUE ALUNOS PRESTEM EXAME!!!... Conheço varios advogados com a carteirinha da OAB e sao totalmente irresponsáveis, e outros que nao tem a carteinha e sao muito competentes, nao perdem prazo, sabem atender o cliente. Enfim o melhor advogado nao esta na carteirinha da OAB e sim no seu CARATER, que nao existe exame para isso. Grata, espero ter ajudado. SOU A FAVOR DO FIM DO EXAME DE ORDEM

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:15

Advogados sem carteirinha responsáveis? São CRIMINOSOS isso sim. A senhora no mínimo tem um filho ou filha maconheira que reprova no exame e tá cansada de ouvir ele dar desculpas que não passa no exame pq é maracutaia. A senhora não sabe escrever nem raciocinar. Se seu filho(a) recebeu seus genes, está explicada a razão pela qual não passa na prova.

Emilia F.O.Galdino Silva empresaria 08/08/2012 22:15

o senhor podia ser um pouco educado, e nao fazer deste forum um meio de desabafo das suas fustraçoes.

Emilia F. O.Galdino Silva empresaria07/08/2012 22:27 Responder

Sugestão: Caso nao seja aporvado o fim do EXAME DE ORDEM, voces poderiam fazer um projeto para que os baixareis em direito possam executar todas as tarefas do advogado com excessão de fazer audiencia, como existe em outros cursos . Acredito que muitos baixareis conseguiriam novas chances de trabalho neste mercado tão grande.

Emilia F. O.Galdino Silva empresaria 09/08/2012 7:46

Sim minha filha não passa e estou cansada de pagar cursinhos já paguei faculdade para ela por 7 anos e mais 3 de cursinhos e já está mais do que suficiente quero ela com a OAB na mão!

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 12:02

Dona Emília, não tenho nada com sua vida, mas a senhora sabe o que sua filha andava fazendo na faculdade? Foram sete anos (repetiu dois) mais três cursinhos? Tem mãe que é cega... Ao invés de estudar, acho que ela ia \\\"isto dar\\\".

Edgar Guillande Militar aposentado07/08/2012 22:41 Responder

Sou bacharel em direito, formado por uma faculdade que tem um ótimo conceito. Parto do princípio de que o Exame da Ordem é inconstitucional. Quando a Constituição faz referência ao \\\"livre exercício da profissão, atendidas as qualificações exigidas em lei\\\" refere-se, logicamente à faculdade que o cidadão frequentou, é o curso de direito dá acesso ao livre exercício da profissão. se não fosse assim, nenuma outra profissãopoderia ser excercida sem uma prova do conselho de cada profissão. Se a alegação é de que existem faculdade de dreito de fundo de quintal, é questão do Ministério da Educação avaliar e se preciso for fechar essas faculdades. Esero que os Deputados Federais e Senadores da República aprovem de vez a extinção do Exame da Ordem. O profissional vai se destacar pela sua competência e não por um simples exame. O Presidente Nacional da OAB afirma \\\"O exame de Ordem é imprescindível para que o cidadão tenha uma boa defesa. É imprescindível para que o cidadão tenha um profissional que possa defendê-lo frente a um Estado que é cada vez mais policialiesco.\\\" Eu pergunto agora: e os médicos, os odontólogos, os enfermeiros, os contabilistas, os administratdores de empresas não teriam que fazer também o exame dentro de cada categoria? Na minha opinião, o Exame da OAB é e continua sendo uma reserva de mercado, onde alguns poucos se beneficiam.

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:28

Concordo. Dentistas e enfermeiros deveriam fazer um exame. Os médicos a partir de agora PASSAM A TER EXAME caso o sr. não saiba por não ler jornais. Agora respeitar a opinião de uma besta que pondera exame para "administradores de empresas"? Vá dormir, vovô.

degrais alcantara da trindade graduando de Direito 08/08/2012 13:21

Besta devemos baixar o nível pra conversarmos com pessoa da sua espécie se julga o banban porque não passou ainda no concurso de juiz seu merda.

eder despachante07/08/2012 23:03 Responder

sou bacharel em direito, este exame da OAB não qualifica ninguém, não será umas pagadinhas da FGV que dirá qual profissional esta se preparando para atuar no mercado. a fiscalização deveria ocorrer nas faculdades, muitas instituições deixam a desejar, fiz mais de 100 provas durante 05 anos tive boas notas não fiquei em dp, hoje já tentei algumas vezes a prova da OAB e nada, o sistema é para reprovar e pegar nosso dinheiro e engordar os cofres da OAB com este exame absurdo.

maria bacharel08/08/2012 0:22 Responder

A questão talvez não seja nem do exame ser ou naõ ser inconstituicional. Na verdade, no meu entender, deveria ser gratuito, já que a profissão do advogado é essencial a justiça e o Estado é responsável por promovê-la. Certamente se não tivesse ônus para o Bacharel pagar pelo exame a polêmica seria bem menor. Mas do jeito que está realmente é puro comércio. Vejam os cursinhos, sem contar com os materiais que a cada semestre (às vezes em prazo menor) têm novas atualizações. Por que há disciplinas aprendidas somente na época da faculdade não dão conta, como por exemplo: Direito e Processo do Trabalho, quem não se atualiza não consegue acertar às questões da prova. Aqui é aqui que está o comércio: atualizações geram receitas.

Paulo Roberto Advogado 28/08/2012 12:07

Pois é, Maria. Se esse pessoal lutasse pela gratuidade, na certa teria o apoio de todos os advogados. Porém, o que essa turma quer é se formar sem ter que estudar.

DILSON MARQUES FERNANDES Advogado08/08/2012 0:23 Responder

Como se ver a maioria é contra o exame da OAB, isto demonstra o grau de inapetencia dos \\\"bachareis\\\" para o ESTUDO, logo é um absurdo abolir tão importante instrumento que prepara o bacharel para o muns do oficio de advogar

EMÍLIA não tem 09/08/2012 7:37

AHAHAHAHAH O CARA ZOANDO QUEM ESCREVE ERRADO ESCREVENDO ERRADO TAMBÉM ISO AQUI É HILÁRIO

Antonio Marcos Quirino Teixeira Estudante08/08/2012 1:34 Responder

Estamos cansados de ver colegas que tentaram muitas vezes passar no Exame da OAB e acabaram desistindo por não ter mais forças e muito menos dinheiro. Isto é uma vergonha, pois, existem políticos que nem sabem o que é estudar em uma faculdade mas estão lá representando a nação brasileira. Nosso país poderia ser uma super potência se estivesse nas mãos de políticos íntegros. Está na hora de passarmos uma borracha nos erros, precisamos de um Brasil que nos dê alegria e orgulho em ser brasileiro. (AMQT)

tapa na cara 2 faxineiro 08/08/2012 3:31

"pois, "??? O senhor deveria aprender (depois de aprender a usar vírgulas) o que seria SILOGISMO para escrever, e, após, dar ao menos uma olhadinha no google sobre o que seria uma FALÁCIA.

João Guilherme sua profissão08/08/2012 4:19 Responder

Se realmente a OAB está preocupada com o conhecer jurídico dos formando e ela acha que eles não os têm, então a culpa não é deles e sim das instituições que os formaram. Partindo deste princípio porque a OAB em vez de ir em cima dos formandos, não vai arrochar as instituições que o formaram? Mas a verdade é uma só, esta prova da OAB, simplesmente é uma fabrica de fazer dinheiro. Ela está se lixando para a qualidade do ensino jurídico passado pelas instituições aos futuros advogados.

cesar augusto bacharel em direito 09/08/2012 8:10

FICA CALADO SEU BABACA LIMPADOR DE PRIVADAS, QUE VOCE NÃO SABE NEM O QUE FALA. OAB GUARDIÃO DA JUSTIÇA. PQP. CALA BOCA MAGDA!!!!!!!!

Lupércio Cia Gerente Industrial08/08/2012 8:30 Responder

A verdade é uma só, Um advogado paga a OAB algo em torno R$ 600,00 por ano para exercer a profissão. O bacharel paga em torno de R$ 800,00 quando presta 4 provas anuais. É simples, quem dá mais lucro e não concorre com os da ativa? Desta forma esta provado que é uma reserva de mercado sim. Concordo com o exame, desde que seja uma prova justa, com perguntas justas, pois, ultimamente a intenção é somente de ferrar os candidatos. Tenho plena convicção que boa parte dos advogados formados não passaria caso prestassem. Como prova do que estou falando, esta ai o ultimo exame da ordem onde na primeira fase foi anulada 4 questões. Isso é barbaro, hipócrita. São mais de 120 mil impedidos de exercer a profissão, ninguém vê isso?

cesar augusto bacharel em direito 08/08/2012 9:26

Lupercio, todo mundo vê isso, mas a OAB derrubou até o ex-presidente Collor, simplesmente porque vetou o projeto de lei que que instituia naquela época o Exame de Ordem, e nem na época da ditadura a OAB conseguiu empurrar este absurdo. A advocacia é uma atividade liberal, e o art. 170, IV da CF, tem como princípio a LIVRE CONCORRÊNCIA, é respeitarem a nossa Constituição Brasileira, que o STF hoje não o faz, como seu guardião.

Maria Ângela Soares advogada08/08/2012 9:32 Responder

Sou advogada desde 1972, tempo em que não era necessário prestar exame. Afirmo que EM QUALQUER PROFISSÃO, o que faz O PROFISSIONAL é sua dedicação, seu estudo e seu desempenho. Se você não buscar conhecimento além faculdade, se não procurar evuluir, se ficar estagnado no tempo, não existe exame que diga que você \\\"É O CARA\\\". Nos deparamos com o ÚNICO curso que após anos de estudo, o graduado não está apto a exercer sua profissão. Se insistem que \\\"este\\\" exame filtra boms profissionais, que estendam às áreas da saúde que lidam com a vida humana, áreas da construção que lidam com a segurança etc... só advogados devem ser \\\"filtrados\\\" ? Saúde, segurança e outros são menos importantes ? Apesar de não ter feito , SOU CONTRA O EXAME e estou nessa luta com os bacharéis de direito. Parabéns pela luta pela igualdade (tão pregada nesse País, mas tão distante ao mesmo tempo!).

Maria Ângela Soares advogada 08/08/2012 9:36

Desculpem alguns erros de digitação....estava com pressa.

Antonio Carlos Pelucio Advogado08/08/2012 9:36 Responder

A qualidade da maioria esmagadora das Faculdades de Direito do País é péssima. Existe hoje um sistema mercantilista que fabrica bacharéis que não possuem um mínimo de capacidade para trabalhar. A OAB presta um serviço social excluindo esses indivíduos que são a favor da extinção porque não tem capacidade para ultrapassá-lo. Mas, infelizmente, no Brasil o que da certo não é copiado e levado a outras áreas. Os políticos populistas devem arrecadar muitos votos dos incapacitados ao extinguirem o exame de Ordem. Antonio Carlos Pelucio - Presidente da 41º Subseção OAB/MG

Nadja Brandao Advogada08/08/2012 10:16 Responder

Prezados, Me formei \\\"tardiamente\\\" em instituição longe de ser declarada de \\\"primeira linha\\\", não fiz cursinho preparatório, mas abdiquei de muita coisa e foquei os estudos para o Exame da Ordem. Passei na primeira tentativa, em um dos exames com recorde de reprovação (2a fase Trabalhista - Embargos ao TST). Em suma, obviamente não é nada fácil a prova, porém sou a favor da ferramenta para filtrar, se não os melhores, ao menos os mais dedicados.

VERA LÚCIA PAIXÃO advogada e professora08/08/2012 10:26 Responder

Sou advogada há mais de trinta anos e professora de direito há mais de dez anos. Sou favorável ao Exame de Ordem desde que mudem as regras de forma que os parovados na primeira fase e repreovados na segunda não tenham que repetir aquela. Também que nos exames não sejam cobradas questões e peças de concursos para Juízes, Promotores, etc, pois para estes cargos tem que ter tres anos de exercício da profissão. Que as questões e peças sejam a nivel de Bachareis para evitar a maquiagem da reserva de mercado. E que sejam criados critérios mais rigidos e ao menos anual para que as avaliações sejam extendidas as faculdades de Direito.

VERA LÚCIA PAIXÃO advogada e professora08/08/2012 10:29 Responder

Desculpem os erros de digitação. Onde se lê: parovados, leia-se: aprovados e onde se lê: repreovados, leia-se: reprovados. Grata.

Leandro Vaz advogado08/08/2012 11:21 Responder

É mesmo incrível como a opinião da grande maioria dos que se manifestam desfavoráveis ao exame de Ordem é de \\\"baixaréis\\\" e, para completar, os erros de português retratados nesse espaço são inenarráveis... Ora, se o domínio do vernáculo já anda de mal a pior, o que esperar do conhecimento jurídico? E ainda querem que o exame seja extinto? Francamente! É muito fácil querer colocar a culpa nos outros quando o verdadeiro problema está em nós mesmos... Vão logo estudar, deixem de tanto reclamar e passem logo no exame!

vanderlea santos souza servidor federal - bacharel em direito08/08/2012 11:42 Responder

Prezados, bom dia!!!!! O Exame da Ordem é coisa muita séria, deveria ser tratado com mais responsabilidade e dignidade, portanto não percamos tempo atacando uns aos outros e sim nos unirmos para tentarmos persuadir as autoridades responsáveis a chegarem a solução mas apropriada possível.

Nicolau advogado08/08/2012 12:51 Responder

Inteiramente a favor do Exame. Não é questão de tolher o ingresso na profissão mas sim a qualificação pelo exame para exercício profissional.É faílimo verificar, por outro lado, que mesmo dentre os aprovados exite parcela elevadíssima de advogados totalmente incompetentes para o múnus advocatício, sem imposição do exame da OAB, então, será o caos a bsoluto.

Elpidio advogado08/08/2012 17:21 Responder

tapa na cara 2 - faxineiro V. é o cara. RSS,

Gil Santos empregada municipal08/08/2012 19:46 Responder

Sou bacharel em direito, com duas pós-graduações e não entendo a razão do exame da OAB, uma cois tão arcaica se manter viva até hoje. Outra coisa inexplicável é o fato de apenas os advogados serem obrigados a prestar exame para poder desempenhar a função e outros profissionais simplesmente apresentam o diploma de graduação. Ora, será que apenas os advogados são o \\\"Cristo da vez\\\"? Desde quando uma prova mostra a capacidade de alguém? Creio que o critério de apresentar o diploma daria a credibilidade para o exercício da profissão.

Bocchi Constantine Empresário 08/08/2012 19:52

Gil, suas palavras foram simplesmente \\\"barbaras\\\" em genero, numero e gráu. Sua colocação foi mágica!

Fernanda advogada08/08/2012 20:48 Responder

Prestei 4 vezes e só passei na 4ª vez. Acho um absurdo o valor cobrado, pois depois que você passa ainda gasta quase 200 reais pra emissão da carteira e mais 200 com anuidade proporcional(aqui no DF tem desconto pra advogados novos nos primeiros cinco anos). Já ouvi falar que nos tempos do Cespe, a cada 10 reais, 8 iam pra OAB e 2 pro Cespe. Não sei como é com a FGV. O preço é o mesmo pra prova de juiz e procurador. Não entendo por que tem que ser tão caro. E sim, reprovam quem tem nota. Infelizmente, isto acontece em todos os exames e nunca fizeram nada. Também como a banca vai corrigir aprox 10 mil provas em 3 semanas. Logo não é de se espantar tantas pessoas boas e com nota fiquem fora. Depois 2 semanas pros recursos, que eles não leem mesmo. Também tive a prova mal corrigida quando prestei uma segunda fase trabalhista, e só obtive sucesso quando mudei pra uma área em que só 5% das pessoas optam. Eu sempre falo pra tentarem empresarial, constitucional e administrativo, pois são as áreas com menos gente e com maior chance de ter uma prova corrigida decentemente. Superado um problema:passar no exame, vem outro: conseguir trabalho. Não me sinto melhor tendo o carteira, pois ainda não consegui trabalho. Escritórios pedem pós-graduação, doutorado. Uma pessoa que passou alguns anos tentando passar no Exame, não teve nem tempo de fazer uma pós. Esta reclamação de falta de perspectiva de emprego é comum nas redes sociais. Os formandos em Contabilidade agora são obrigados a prestarem exame pra pegar carteira também, mas foram bem mais bondosos com eles. A inscrição é 100 reais e só tem uma fase.

Emilia F. O.Galdino Silva empresaria08/08/2012 22:01 Responder

Sr. Tapa na cara - gostaria que o senhor tivesse o minimo de respeito pela opiniao das pessoas, e que tivesse um pingo de dignidade ao falar de qualquer pessoa. No minimo o senhor deve estar muito revoltado por ser um advogado fustrado e nao tem competencia nem se quer para se identificar.... este forum foi feito para pessoas serias. passe bem.

Marisa advogada08/08/2012 22:11 Responder

Senhores nao podemos cobrar dos alunos, aquilo que nao oferecido nas faculdades, o UNICO responsavel por isso é o MEC, de acordo com o a OAB, o que passou, passou, acredito que se o MEC e a OAB passarem a exigir mais dos alunos com certeza no final do curso teremos muitos aprovados. Nao podemos prejudicar aqueles que estudaram 5 anos com muito sacrificio e por muitas vezes até mesmo sem condiçoes para chegar no final morrem na praia..... Senhores o EXAME DE ORDEM HOJE NAO PODE SER O LIMITE PARA O BACHAREL......CONTRA O EXAME DE ORDEM..........

MARISTELA Advogada08/08/2012 22:46 Responder

Entrei para a Faculdade de Direito em 2002, aos 37 anos de idade. Estudei muito e prestei meu primeiro e único exame de ordem no início do ano de 2008. Desde junho de 2009 trabalho num órgão que presta assistência jurídica gratuita aos necessitados, e posso garantir que a esmagadora maioria das petições que observo no meu dia a dia é lamentável. Verdadeiras aberrações . A redação e o raciocínio lógico-jurídico (se é que dá para dizer que tem algo de lógico- jurídico naquilo!)das peças que preciso ler para contestar, impugnar, etc., é tao ruim que fico me perguntando o que a criatura estava pensando quando produziu aquilo! Mas, pior que isso, é que tenho observado situações de verdadeira irresponsabilidade, onde o direito perece por pura falta de conhecimento, não do cidadão, mas do advogado, o que é lamentável. Desta forma, dizer que o mercado selecionará os profissionais terá um preço muito alto, que certamente será pago com a liberdade e o patrimônio de muitos , por culpa muitas vezes, senão na maioria delas , de profissionais inabilitados, por isso, do modo como as coisas estão, sou absolutamente a favor do Exame de Ordem. Isso porque a solução não é acabar com o exame mas sim qualificar melhor nossos jovens, inclusive atribuindo-lhes responsabilidades, mas também proporcionando-lhes o acesso à escola de qualidade.

cesar augusto bacharel em direito 09/08/2012 8:29

Concordo com voce quando fala que na realidade de hoje tem muitos advogados de carteirinha que não sabem peticionar e quando o fazem, só escrevem besteiras, e até de escritórios de advocacia que ganham furtunas de empresas, que se quer sabem o que se está pleiteando na ação e apresentam contestações absurdas, totalmente fora do contexto. Não precisa ir muito longe, e nem nos tribunais para ver quantos imbecis escrevem besteiras, basta ver aqui mesmo neste blog, que muitos de seus colegas que fizeram exame de ordem ou não escrevem. Quantos advogados estão por aí como motoristas de praça, e em outras profissões por não terem condições de advogar. A advocacia é uma profissão liberal, e a LIVRE CONCORRÊNCIA, é um pricípio fundamental da economia, que tem previsão legal na CF, no art.170, IV, então eu não vejo que um mal profissional, como tem na medicina, na engenharia, que envolve a saude e vidas humanas, e não são exigidos nenhum tipo de exame de avaliação,e estão aí exercendo suas profissões livremente, então porque que só para advogar é necessário tal exame? O OPHIR CAVALCANTE FEZ ALGUM EXAME DE ORDEM, ASSIM COMO OS PRESIDENTES DAS SECCIONAIS?

Nayara felix autonoma09/08/2012 19:52 Responder

Esse exame é um vergonha, o Brasil com tantos problemas e a OAB preocupada com bachareis em direito que passaram cinco anos estudando, fazendo provas, trabalhos , estágios supervisionados, se uma petição está inepta o processo nãoconseguer seguir, hoje a informação é muito rápido,será que a OAB está preocupada mesmo com a qualidade ou com medo dos novos profissionias que estão chegando no mercado, desafio o Presidente,e as altas cúpulas de advogados para fazer a primeira e a segunda fase, faz provas para os politicos que dão um prejuizo enorme a população, com os desvio de verbas, OAB larga de hipocresia e vá fazer o seu papel que é fiscalizar e defender os interesses da população e dos advogados com lealdade e honestidade.

Aline secretária10/08/2012 18:05 Responder

Sou estudante de DIREITO.E sou a favor do exame da ordem, só que na minha opinião, não precisaria ser duas fases poderia ser uma fase só,com menas questões objetivas e com uma peça, acho que isso seria suficiente.....

Duilio Bacharel em Direito, Biólogo e Pedagogo10/08/2012 19:35 Responder

Achei que está página era séria... Ledo engano... Está cheia de desqualificado fazendo uso como papel higiênico... Será prudente os dirigentes do site tomar previdências no sentido de filtrar quem escreve e o que escreve para manter-se com credibilidade na Internet.

seu nome CONTADORA E BACHAREL EM DIREITO11/08/2012 1:57 Responder

Sou contra o exame de ordem, desde o 3 ano de direito advogo, e continuo advogar mesmo sem a carteira da OAB, não vou negar que me sinto muito mau. Fiz 3 vezes o exame 2 passai para a 2 fase e não obtive êxito. Desisti de bancar a OAB com R$ 200,00. Se um dia este exame for julgado inconstitucional será feita a JUSTIÇA com os formados em direito que muitas que por muitas vezes deixaram de comprar alguma coisa para seus filhos para não faltar o pagamento da mensalidade da faculdade e ao término ser impedido de exerce sua profissão, não sou menos que nenhum colega que está com sua carteira da OAB e muitas vezes faço petições para meus amigos. OAB É INCONSTITUCIONAL, uma reserva de mercado que nunca prestou contas. Dr. Ophfir Cavalcante, deveria se submeter ao exame, já que não fez ao exame que tanto defende.

Antonio bacharel12/08/2012 13:02 Responder

Meu amigo passou no exame da ordem, que ensina ele fazer a petiçoes e eu. Ele assinar por mim nunca uma petiçao minha foi julgada inepta.

Iarandú Thadeu func. público13/08/2012 22:21 Responder

Meu Deus! A situação por aqui está crítica mesmo hein? Quanta deselegância de ambas as partes. Sou estudante de Direito na Univali/SC, favorável à prova da OAB, acredito que no contexto em que se encontra a advocacia brasileira infelizmente precisamos de tal teste. Ocorre que ninguém aqui é \\\"bobo\\\" e, justamente por isso, sabemos que a melhor maneira de elevarmos o nível das faculdades de Direito é cobrarmos um controle de \\\"qualidade\\\" rigoroso por parte do MEC. Precisamos como um estágio, algo gradual que nos levará a ter uma situação onde o \\\"atestado de incompetência\\\" que a OAB oferece ao Estado se faça desnecessário. P.S: Tapa na Cara, como vc é ácido(a).

Anna Maria advogada14/08/2012 16:32 Responder

Sou favorável à prova,sim. Inclusive, opino que seria de interesse social estendê-lo a outras categorias profissionais, como Medicina e Engenharia Civil . Isto porque, diante da óbvia proliferação de \\\" Cursus de Dereitcho\\\" , necessário se faz algum tipo de filtro capaz de proteger a população dessa multidão de formandos despreparados. Despreparados, sim. Afinal, se não conseguem sequer passar num teste - que não é tão difícil, saliente-se , não devem se aventurar e aventurar com a vida e os bens alheios. Tenho dito !

fla romano funcionario publico17/08/2012 21:23 Responder

Não há o que discutir, todos sabemos, os contra e os a favores que o exame da ordem não é, e não pode ser constitucional, porque para isso seria preciso explicar qual é a profissão afinal do bacharél em direito, porque ao que parece ele é somente um concurseiro, e o próprio exame deixa isso claro, posto que já está tão difícil quanto um concurso. o fato é que é reserva de mercado sim, pois um exame não vai dá garantia de um atendimento excepcional à sociedade, e a ética, essa não há exame no mundo que vai dá. ademais, como será que grandes advogados conseguiram ser tão grandes se não fizeram o tão exame, rui barbosa é apenas um exemplo. mas pergunte a mauro nacif, a márcio thomás bastos entre tantos outros. agora é importante lembrarmos aos políticos que os bacharéis já são 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil) contra apenas 600.000 (seiscentos mil). o stf pode até se posicionar a favor da ordem porque não precisam de votos. desculpem os que são a favor, também respeito o direito de discordar. abraços

TG advogada20/08/2012 1:32 Responder

Infelizmente a qualidade de ensino das universidades fizeram com que este exame inconstitucional fosse criado. Sabemos que os operadores do direito, precisam de um mínimo de conhecimento para atuar na área sob pena de trazer grandes prejuízos a seus clientes. Podemos tentar equiparar a um médico? Talvez... porque na nossa classe profissional tem de tudo um pouco, profissionais éticos ou não; competentes ou não e /ou responsáveis. Acredito que deva haver um critério adequado de avaliação, como a residencia médica, que atua por supervisão. Não podemos deixar de lembrar que se a Entidade (OAB) deixasse de ser corporativista, e, punisse de forma adequada e rigorosa os profissionais que trazem prejuízos conscientemente aos seus clientes, haveria mais seriedade e comprometimento daqueles bacharéis, que ainda tem muito que aprender.

Samuel Servidor Estadual25/08/2012 21:47 Responder

Lamentável, a meu ver, o exame não é meio para demonstrar aptidão e competência ao exercício da profissão! Acredito não ser competência da OAB aplicar a prova (embora haja previsão legal) para o ingresso na profissão, afinal, ao meu ver entendo que a classe deveria fiscalizar a atuação dos profissionais e outras atividades correlatas e não a forma de ingresso dos mesmos. Nesse ponto (dentre outros) creio que o exame é inconstitucional. Há outros meios de averiguar o Bacharel em Direito ao exercício da profissão. Os profissionais que se formaram anterior a promulgação da Lei não eram submetidos ao exame, sendo, hoje, respeitados profissionais e Juristas. Meu apoio aos projetos de Leis em trâmite na Câmara dos Deputados!!! É o que penso !!!

Francisco de Assis estagiario direito26/08/2012 23:38 Responder

Sou a favor do exame de ordem, o que nao concordo que este o capacite, todos que concluir, os 5 anos e mais todos os estagios aprovados pela instituição de ensino, certamente passara no exame,o porque então da OAB, ter a palavra final, ja ganha o seu com a anuidade altissima.

Paula bacharel em direito30/08/2012 23:45 Responder

Nunca li tanta besteira em uma página tão séria como achei que era.

celina almeida advogada 05/09/2012 9:29

O melhor comentário até agora, parabéns Paula!!!!

Walderley Franco de paiva trabalho em escritório de advocacia05/09/2012 14:41 Responder

Sou contra o exame da OAB. Veja, o Dr. Ophir foi muito infeliz em sua colocação, pois se referiu ao artigo 5º da Constituição: \\\"artigo 5º, inciso 13, da Constituição Federal, que diz que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer\\\". Desta forma indaga-se: onde é que a nossa Constituição disse que precisa-se realizar o exame da OAB, isso é forma de tomar o dinheiro dos outros, pois é uma exorbitância o valor cobrado pela inscrição e não é esse exame que irá ditar a capacidade do Advogado, estamos carecas de ver advogados com exame de OAB, que não sabem sequer cumprir um despacho judicial. E DIGA-SE DE PASSAGEM, PASSOU NO EXAME DA OAB. Portanto, precisamos eliminar esse exame, que não qualifica ninguém, apenas faz caixa $$$$$$$$ para a OAB

LEO Contadora/Bacharel em Direito04/10/2012 15:10 Responder

Sou contra o exame da OAB. este exame nçao qualifica ninguém e impedem aqueles formados em Direito de atuarem na profissão. Se fala muito em 3 milhões, 4 milhões e até na última pesquisa que estariam próximos de 5 milhões, bem explicado de Bacharel em direito; que nem todos iriam se increver no quadro da OAB. Imaginem quantos Bachareis em Adm, psicologia, padagogia, engenharia, psiquiatria, informática e segue a fora formados e não atuantes. O Sr. Ophir Cavalcante, é Bacharel em Direito, não sabe ao menos peticionar , que solicitado pelo MM.Juizo a emendar inicial. Quem é este Ophir Cavalcante para chamar os colegas dele Bachareis de Burros e a Camara dos Deputados e outros de \\\"PANTANO\\\"., depois macar reunião para um Café e tentar se desculpar. Sr. Ophir Cavalmente sempre sendo infeliz ao julgar conhecimentos de seus colegas Bachareis. Exame da OAB é Inconstitucional de pleno, não respeita a \\\"Magna Carta\\\" e os \\\"Direitos Humanos\\\". Todos somos iguais.

Larissa sua profissão13/12/2012 18:33 Responder

Para quem irá prestar OAB, tem uma palestra hoje sobre isso no IOB Concursos: http://migre.me/cmD1h

joão aposentado22/12/2012 16:25 Responder

Creio que o exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - precisa ser modificado com a finalidade de beneficiar ao bacharel do curso de Direito ao seu ingresso no mercado de trabalho, sim. Não sou contra o exame, porque eu também sou bacharel, e esse exame auxilia o candidato a se valorizar, mas o exame da Ordem está cheio de \\\"pegadinhas\\\" que não têm nenhuma aplicação no mundo jurídico. Com as devidas vênias, mas EAOAB, em seu art. 2º, §§§ 1º, 2º e 3º fundamenta que: \\\"O advogado é indispensável à administração da justiça\\\". (caput). Neste passo, o advogado (a) não pode brincar com a justiça e deve agir sempre dentro da Lei. Onde está a \\\"pegadinha aí\\\"? Se a própria OAB exige respeito dos seus associados, novamente com as devidas vênais, não deveria admitir armadilhas nos exames para seus novos ingressantes. Parece haver certa inconstitucionalidade nisso. Antes o bacharel era beneficiado quando fazia o Exame da Ordem. Hoje, com as devidas vênias, torna-se necessário verificar novos horizontes a respeito deste Exame. Sem querer boicotar o dito Exame, mas o candidato, que for aprovado na primeira fase do exame em discussão, deveria ser reaproveitado noutras provas de segunda fase quantas vezes forem necessárias para o seu ingresso no mercado de trabalho como advogado. Nem que para isso fossem necessárias novas inscrições onerosas para nova prova de segunda fase. Sem querer me envolver em nenhum juízo de mérito, parece haver um contrassenso a respeito de não dar nova oportunidade ao canditato aprovado na primeira fase. Sabemos que nem a própria Lei é absoluta. É relativa. Por isso há mudanças. Todavia, as Faculdades de Direito, sejam públicas ou particulares, sempre dão novas chances aos estudantes do curso de Direito para que se recuperem de quaisquer conteúdos dos quais tenham ficado de dependência, neste ou naquele conteúdo. Aí está uma pequena prova. Tantos candidatos passam na primeira fase e não passam na segunda fase. Depois, sequencialmente são reprovados novamente na primeira fase. E isso não quer dizer que o canditato seja inépto. Sabe-se que o exame da OAB é necessário, mas que seja mitigado e visto com ponderações, pois muitos candidatos não adquirem a capacidade para advogar da noite para o dia. Creio, com todas as vênias, que o Exame da Ordem precisa ser visto pelo candidato não como um impedimento para o ingresso do profissional no mundo jurídico, mas sim como um incentivo ao mundo jurídico-profissional, que sem dúvida alguma é uma das belas artes dentre toda humanidade. ATT. Próximo candidato ao novo exame da Ordem.

ANTO ALVES DOS SANTPS. ECONOMISTA, CONTADOR E BACHAREL EM DIREITO.30/12/2012 20:29 Responder

EXISTE UM TRAVESSO QUE SE ESCONDE SOB A ALCUNHA OU VULGO DE ?TAPA NA CARA,\\\" QUE DE FORMA CURIOSA E MOLECA, CRITICA ERROS DE DIGITAÇÃO E ATÉ O USO DA VÍRGULA. TENHAM CERTEZA, TAL INDIVIDUO OU DILINQUENTE, DEVE SER UM (A) DAQUELES (AS), GRADUADOS (AS), EM NITEROI, DAÍ SER JUSTIFICÁVEL O SEU MEDO E FORMAS DERESPEITOSAS COM OS BACHARÉIS, POIS TENHAM CERTEZA, O INDIVIDUO DO VULGO, DEVE SENTIR MEDO COMO O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL, QUE UMA NOVA SAFRA, PREPARADA DE FORMA EFETIVAMENTE, ÉTICA E HONESTA, ELIMINE OS OPORTUNISTAS COM AS RECEITAS, AS QUAIS, NAO AS SUBMETE OU SOFREM AVALIAÇÃO DAS DE CONTAS OU FISCALIZAÇÃO DO TCU. O EXAME DA OAB, NAO AVALIA NADA, FAZ APENAS RECEITA PARA UMA ORGANIZAÇÃO QUE JÁ FOI BASILAR NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. HOJE. PARAECE COM CARLINHOS CACHOEIRA OU OUTRAS ORGANIZAÇÕES, COMO AOS INTEGRANTES DA AP 470. FERNANDINHO BEIRANAR ..... OUTRAS. E, CASO ESSE TRAPO, NÃO SEJA DIGNO E ÉTICO, EM SUAS RESPOSTAS, IREI ADOTAR NA POLICIA FEDERAL APÓS OBTER SUA IDENTIDADE, PROVIDENCIAS, PARA ENSINAR EDUCAÇÃO DOMÉSTICA, O QUE NÃO APRENDEU ATÉ HOJE. ANTONIO ALVES DOS SANTOS. SERVIDOR REFORMADO.

Vania Assistente05/07/2014 18:29 Responder

Concordo com Deputado Feliciano, pois o Exame priva o estudante e Bacharel de exercer sua profissão. E particularmente não acredito que seja o Exame que irá mostrar quão bom é o profissional, mas sim o caráter e o esforço que a pessoa realizar no decorrer dos seus estudos e da sua competência profissional, pois existem muitos profissionais com a carteira da OAB que não exercem a profissão com a dignidade necessária.

Conheça os produtos da Jurid