Presidente do STJ diz que sistema de identificação digital traz o Brasil para o século 21

O moderno sistema de identificação por impressão digital lançado nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva traz o Brasil para o século 21.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




O moderno sistema de identificação por impressão digital lançado nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva traz o Brasil para o século 21. A avaliação é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, que participou, junto com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da inauguração na sede do Departamento da Polícia Federal (DPF), em Brasília, do Sistema Automatizado de Identificação por Impressão Digital (AFIS).

"Considero que este é um grande passo no sentido da modernização. O Poder Executivo dotou a Polícia Federal de mecanismo moderno que com certeza permitirá melhor entrosamento com o Poder Judiciário", avaliou o ministro Vidigal.

Para o presidente do STJ, o momento atual mostra que os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) estão integrados e assegurando a governabilidade do País. Isso resulta no funcionamento harmônico e independente destes Poderes constituídos. O ministro Vidigal atribuiu este cenário ao presidente Lula.

Impressão Digital

A convite do ministro Márcio Thomaz Bastos, o presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, esteve na manhã desta terça-feira na sede do Instituto Nacional de Identificação (INI). Lá, em companhia de outras autoridades do governo federal, o ministro Vidigal pôde conhecer os equipamentos que foram adquiridos pelo Brasil e que passam a integrar todas as superintendências da PF.

Por meio desse mecanismo, é possível a identificação de criminosos. Desse modo, fica mais fácil a solução de crimes. O ministro Thomaz Bastos informou, durante a cerimônia, que os equipamentos digitais foram usados na solução da chacina ocorrida em Unaí (MG), quando foram vítimas fiscais do Ministério do Trabalho que investigavam o trabalho escravo em fazendas daquela região.

O presidente Lula, o ministro Thomaz Bastos e o presidente Vidigal percorreram os laboratórios. Ao final, num palco improvisado no pátio da DPF, assistiram às demonstrações, por meio de vídeo, do funcionamento do Sistema. Em discurso, o ministro da Justiça informou que todas as superintendências da PF estão integradas ao novo Sistema. A expectativa é de que no próximo ano as secretarias estaduais de segurança possam dispor do mesmo sistema.

Na avaliação do ministro da Justiça, o País caminha na realização de mais um sonho que é o de "viver um Brasil mais seguro". Após a cerimônia, os ministros Thomaz Bastos e Edson Vidigal tiveram uma rápida conversa. Em seguida, o presidente do STJ deixou o local da cerimônia . O ministro afirmou que esse Sistema traz informações cadastrais desde 1940, quando Félix Pacheco introduziu o serviço de identificação. Porém, com o advento da identificação digital, o Brasil chega de vez ao século do desenvolvimento.

Roberto Cordeiro

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-do-stj-diz-que-sistema-de-identificacao-digital-traz-o-brasil-para-o-seculo-21

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid