Presidente do IAB diz que não há democracia sem o livre exercício profissional da advocacia

A advocacia e o estado democrático de direito foi o tema da palestra feita pela presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, no seminário sobre A advocacia contemporânea, realizado na noite desta quarta-feira (22/9) pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), no canal da entidade no YouTube.

Fonte: Enviado por Fernanda Pedrosa

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A advocacia e o estado democrático de direito foi o tema da palestra feita pela presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, no seminário sobre A advocacia contemporânea, realizado na noite desta quarta-feira (22/9) pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), no canal da entidade no YouTube. “Não há liberdade e nem democracia plena onde o advogado seja impedido de se manifestar e agir livremente, razão pela qual as prerrogativas da advocacia são indispensáveis à defesa da cidadania”, afirmou a advogada trabalhista.


Rita Cortez tratou da abrangência do estado democrático de direito: “É aquele que respeita as liberdades civis, os direitos humanos e os direitos fundamentais, por meio de um sistema de proteção jurídica que garanta o cumprimento de todos os princípios assegurados pela Constituição Federal”. Para a presidente do IAB, a advocacia precisa contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento do sistema de proteção jurídica: “Nós, advogados e advogadas, temos que atuar para construir um estado democrático de direito que, cada vez mais, seja realmente capaz de compatibilizar o direito à liberdade do cidadão com as tutelas ambientais, de desenvolvimento econômico social e todas as outras que concorrem para garantir qualidade de vida à população”.


No mesmo painel, também fez palestra sobre o tema o diretor do Saerj e secretário-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão. Os debates foram mediados pelo presidente do Saerj, Claudio Goulart. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, participou do painel de abertura. Também estavam presentes no evento os advogados Rafael Borges, Ítalo Pires Aguiar, Gláucia Nascimento, Valéria Pinheiro, Nadine Borges e Alexandre Fagundes.

Palavras-chave: Democracia Livre Exercício Profissional Advocacia CF IAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-do-iab-diz-que-nao-ha-democracia-sem-o-livre-exercicio-profissional-da-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid