Plano de cargos do Banco do Brasil não atinge aposentado

Fonte: TST

Comentários: (0)




Funcionário aposentado não tem direito à diferença na complementação de aposentadoria em função da implantação de novo Plano de Cargos de Comissão do Banco do Brasil. A decisão da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho foi relatada pelo ministro Ives Gandra Martins Filho, que entendeu que ?o fato de o reclamante ter incorporado a função comissionada aos seus proventos de aposentadoria não significa dizer que possa ter direito à revisão da mensalidade a partir do momento em que o banco reestruturou as gratificações de função?.

Segundo a decisão, não há previsão no regulamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) da obrigação de reajustar as gratificações incorporadas à época da aposentadoria com base ?naquelas posteriormente alteradas?. Para o relator, a obrigação da entidade de previdência privada é reajustar os vencimentos dos seus beneficiários quando houver realinhamento geral dos vencimentos dos funcionários do banco.

O funcionário aposentou-se em 1991 por adesão ao plano de incentivo à aposentadoria do banco, que garantiu aos aposentados a incorporação das gratificações aos benefícios da complementação. Em 2005, pediu na Justiça Trabalhista a revisão dos valores da aposentadoria em função da reestruturação do plano de cargos em comissão do banco, em 1996. A Vara do Trabalho deferiu parcialmente o pedido. O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região manteve a sentença de primeiro grau, por entender que o novo plano deveria repercutir sobre a complementação sem restrições.

No TST, o banco pediu a revisão da decisão, alegando que, calculado o valor da aposentadoria, os reajustes a partir daí obedeceriam a sistemática comum: os reajustes normais da categoria são repassados aos inativos. ?A partir da jubilação, dissocia-se a mensalidade do aposentado da tabela de proventos do pessoal da ativa, pois a mensalidade do aposentado não pode mais ser decomposta?, afirmou o banco nas razões do recurso.

Segundo o relator, a reestruturação não atingiu os aposentados, pois foi direcionada aos atuais ocupantes de cargos comissionados do Banco do Brasil. ?Como se afirmou na norma regulamentar que a base de cálculo seria a ?verba remuneratória do cargo comissionado, atualmente denominada Abono de Função e Representação (AFR)?, não poderá o intérprete ampliar a vontade do instituidor do benefício, passando a entender que qualquer majoração ou criação de cargo comissionado pelo Banco do Brasil poderia alcançar os empregados já aposentados?, concluiu.

RR-816/2005-016-10-00.7

Palavras-chave: aposentado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/plano-de-cargos-do-banco-do-brasil-nao-atinge-aposentado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid