Pesquisa aponta que 80% dos usuários de crack querem tratamento, diz secretário

A maior parte dos usuários quer algum tipo de ação social como tratamento, mais do que um tratamento de saúde

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




 

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, destacou há pouco, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que 80% dos usuários de crack manifestam desejo de buscar tratamento. Esse é um dos dados do estudo “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do País”, encomendado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Conforme Maximiano, a maior parte dos usuários quer algum tipo de ação social como tratamento, mais do que um tratamento de saúde. Ele enfatizou ainda que o uso do crack está, em geral, associado ao uso do álcool. “É a droga que mais gera problemas para a família brasileira”, enfatizou.


Foco em adolescentes e no Nordeste


A pesquisa mostrou que os usuários regulares de crack ou de formas similares de cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) somam 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.


Segundo o secretário, isso representa 0,8% da população nas capitais brasileiras. Segundo ele, chama atenção o fato de que 50 mil usuários são menores de 18 anos, o que demanda políticas públicas específicas para adolescentes.


“A prevalência é maior nas capitais do Nordeste do que nas próprias capitais do Sudeste, o que também nos chamou bastante atenção, na medida em que os meios de comunicação têm mostrado o problema sobretudo nas grandes cidades do Sudeste”, complementou.


Ações


Entre as ações do governo, o secretário destacou o programa de financiamento de vagas para usuários em comunidades terapêuticas, sendo 4.070 vagas ofertadas em todos os estados brasileiros. "As comunidades realizam acolhimento, e não internação", explicou.

Palavras-chave: direito público consumo de drogas crack tratamento químico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pesquisa-aponta-que-80-dos-usuarios-de-crack-querem-tratamento-diz-secretario

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid