PEC pune com prisão menor que praticar crimes hediondos

Proposta mantém a redação atual, porém, acrescenta que ela não se aplica para os que cometerem crimes hediondos

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (6)




Menores de 18 anos podem ser responsabilizados penalmente por crimes hediondos como, por exemplo, homicídios, latrocínio e estupro. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 382/14, do deputado Akira Otsubo (PMDB-MS).


Atualmente, a Constituição Federal prevê que menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ou seja, não podem ser penalmente responsabilizados por seus atos. A proposta mantém a redação atual. Acrescenta, porém, que ela não se aplica para os que cometerem crimes hediondos.


O autor do projeto destacou que não existem argumentos sérios para não punir os menores de idade. Segundo ele, alguns países mais desenvolvidos não apoiam a fixação de idade para isentá-los de culpa. “Crimes como o homicídio qualificado, o latrocínio e o estupro não podem ensejar apenas a retribuição por um ato infracional. Nestas graves hipóteses, cabe instituir a responsabilidade penal plena, submetendo o menor de 18 anos a processo penal e privação de liberdade, em caso de condenação”, justificou Otsubo.


Crimes hediondos


A Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) institui quais práticas são consideradas esse tipo de delito. São elas:


Homicídio, latrocínio, extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, provocar epidemia com resultado de morte, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, disseminação de epidemia que provoque morte, envenenamento de água potável causando morte e genocídio.


O condenado por crime hediondo não tem direito a anistia, graça, indulto e fiança.


Tramitação


Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, ainda terá de ser examinada por uma comissão especial criada especialmente para esse fim, antes de seguir para votação, em dois turnos, no Plenário.

Palavras-chave: direito penal crimes hediondos punição de menor

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pec-pune-com-prisao-menor-que-praticar-crimes-hediondos

6 Comentários

Sampaio advogado14/03/2014 19:08 Responder

Sou amplamente favorável....não há solução a curto ou a médio prazo senão punir seriamente os que cometem ilícitos embora não tenham alcançado a idade de 18 anos. Infelizmente a atual situação exige medidas drásticas.

Carlos de Carvalho Professor, aposentado14/03/2014 20:26 Responder

A PEC poderia ser mais ampla com a maioridade penal para 14 anos. O adolescente de hoje, NÃO É o com a formação de antes, já tendo plena consciência do que faz pelas vastas fontes de informações e do próprio meio...

Antonio Sérgio Socolowski bancário aposentado15/03/2014 1:42 Responder

O projeto conta com o maciço apoio da sociedade que não suporta mais a impunidade que permite aos maiores de 14 anos cometer os maiores desationos com a complacência cúmplice de políticos que estão se lixando para a segurança da população.

Gilberto sua profissão15/03/2014 19:58 Responder

Até que, enfim, apareceu um parlamentar que apresentasse um PL de acordo com a realidade, muito embora ainda esteja um tanto quanto distante dela. Mas já é um passo na adequação ao mundo de hoje. Daqui a pouco, se conseguirá a diminuição da tal maioridade penal. É só uma questão de tempo.

Carlos Cruz Dantas Advogado15/03/2014 23:23 Responder

Evidente que essa PEC não resolverá o problema da violência no Brasil, praticada por menores. Deverá sim, ser acrescida de emendas mais substanciais como por exemplo, não ter direito a Progressão de Regime, Aumento de Pena e nem muito menos direito a Liberdade Provisória, principalmente quando Flagranteado e Réu Confesso. Só dessa amenizaria mais o cometimento de crime por parte dos menores, em detrimento dessas novas medidas. O que dinheiro e peia não resolver, é porque foram poucos.

Carlos Henrique Eanes Advogado17/03/2014 11:03 Responder

Concordo com todos acima! precisamos responsabilizar os menores pelas barbáries que cometem, pois em geral eles têm plena consciências de seus atos

Conheça os produtos da Jurid