PEC da Felicidade aguarda inclusão na pauta do Plenário

Ao justificar a PEC, o senador assinalou que para poder buscar a felicidade individual e coletiva, o Estado tem o dever de, cumprindo corretamente suas obrigações para com a sociedade, prestar bem os serviços sociais previstos na Constituição

Fonte: Agência Senado

Comentários: (1)




Aguarda inclusão na ordem do dia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 19/10) que "direciona os direitos sociais à realização da felicidade individual e coletiva". A PEC é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), substituído ad hoc pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR).


Na última terça-feira (19) a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que reconhece a busca pela felicidade como "um objetivo humano fundamental" e convida os estados-membros a promover políticas públicas que incluam a importância da felicidade e do bem-estar em sua aposta pelo desenvolvimento. Essencialmente, essa é a justificativa de toda e qualquer política pública.


A resolução da ONU recebeu o título "A Felicidade: para um Enfoque Holístico do Desenvolvimento" e reconhece que a felicidade é "um objetivo e uma aspiração universal" e que também é "a manifestação do espírito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" (ODM). Os 193 países-membros da ONU foram convidados para empreenderem "a elaboração de novas medidas que reflitam melhor a importância deste objetivo em suas políticas públicas".


Em sua proposta, Cristovam estabelece que os direitos sociais relacionados na Constituição brasileira são "essenciais à busca da felicidade". Ao justificar a PEC, o senador assinalou que para poder buscar a felicidade individual e coletiva, o Estado tem o dever de, cumprindo corretamente suas obrigações para com a sociedade, prestar bem os serviços sociais previstos na Constituição. O relator observou que era necessário fazer uma correção à redação da ementa da proposição.


- Detecta-se colisão evidente entre essa e a nova prescrição que se quer implantar no art. 6º, vez que a ementa faz constar que a proposição (...) altera o art. 6º da Constituição Federal para incluir o direito à busca da felicidade por cada indivíduo e pela sociedade (...), e a redação proposta ao dispositivo constitucional, em contrário, determina serem os direitos sociais acessórios e instrumentais a essa busca - argumentou.


Para corrigir a discrepância, Arthur Virgílio apresentou uma emenda para modificar apenas o enunciado, que ficou com a seguinte redação: "Altera o art. 6º da Constituição Federal para direcionar os direitos sociais à realização da felicidade individual e coletiva".

 

Palavras-chave: PEC da Felicidade; Senado; Inclusão; Aguardo; Plenário; Constituição Federal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pec-da-felicidade-aguarda-inclusao-na-pauta-do-plenario

1 Comentários

Marcia sua profissão25/07/2011 11:34 Responder

Incluir ou direcionar \\\"a realização da felicidade individual e coletiva\\\" ao art. 6º da CR é, no mínimo, buscar \\\"sarna para se coçar\\\"! Todos os direitos sociais ali elencados não são cumpridos em sua integralidade pelo poder público. Alguém duvida que, por exemplo, não dá para ser feliz nesse país na área da saúde? Vai aumentar o número de ações na justiça contra órgão e entidades do poder público, só para início de conversa. Era só cumprir bem o que já existe, mas fazer o quê?!

jefferson tejas advogado 26/07/2011 10:49

Parabéns Marcia, andaste bem na brilhante observação. Aliás, pretender uma saúde, educação e segurança pública neste país, mais parece um sonho bem distante da realidade presente.

Conheça os produtos da Jurid