Pandemia aumenta preocupação com saúde mental dos advogados

Os advogados estão entre as categorias profissionais que mais sofrem com o estresse, mas outros transtornos mentais mais graves também preocupam muito.

Fonte: Lincoln Guilherme Copceski

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

Os advogados estão entre as categorias profissionais que mais sofrem com o estresse, mas outros transtornos mentais mais graves também preocupam muito. Uma pesquisa realizada em 2016 pela American Bar Association, com mais de 13 mil advogados norte-americanos, constatou que 28% deles estavam naquele momento sofrendo algum grau de depressão, enquanto a ansiedade atingia 19%.


As pressões internas e externas para lidar com as responsabilidades eram, geralmente, aliviadas com o convívio social oferecido no local de trabalho. Agora, com a pandemia da Covid-19, que trouxe o novo fato de trabalhar em casa, os advogados perderam essa possibilidade de apoio mútuo presencial.


Durante esse período, as pressões continuam, o convívio diminui e emergem novos fatores de risco para a saúde mental, relacionados à própria pandemia: medo, angústia, preocupação, insegurança e impotência. Tudo isso torna a situação extremamente perigosa para o surgimento ou agravamento de transtornos mentais entre os profissionais, aumentando consideravelmente a preocupação constante com a mente dos advogados.


Outra doença que preocupa é a Síndrome de Burnout. Infelizmente, este quadro já era comum entre os advogados antes da pandemia, pois está associado ao estresse no trabalho e esgotamento mental. Recentemente, a síndrome vem atingindo cada vez mais profissionais, e especialistas estão alertando que ela deverá ficar ainda mais comum no mundo pós Covid-19.


Todos estes fatores de risco aumentam a importância da humanização do trabalho, assunto que é constantemente discutido em conferências e debates. Esta mudança é essencial para melhorar a saúde dos advogados.


Criar uma rotina de relaxamento e desligamento do trabalho em casa ajuda muito a amenizar os efeitos do estresse. Para isso, os advogados devem estabelecer previamente quais serão os horários de trabalho, sem que haja flexibilizações. O ideal é aproveitar este tempo economizado com lazer, atividades prazerosas e convívio social, mesmo que de maneira virtual, já que é o que pode ser feito no momento.


De acordo com a psicóloga e consultora do GuiaDeBemEstar, Sofia Vargas, os advogados devem procurar ajuda de psicoterapeutas caso percebam que os sintomas mentais, como tristeza profunda e pensamentos negativos, se tornaram muito intensos, estão atrapalhando a rotina e a qualidade de vida e perduram por mais de 15 dias seguidos, pois é esta frequência que pode indicar o surgimento de um quadro mais grave de ansiedade ou depressão.


Pensando nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), lançou uma plataforma que busca ajudar os advogados que estão sofrendo neste momento. A CAASPSico oferece testes que permitem a constatação do desenvolvimento de transtornos mentais, juntamente a tratamentos online com psicoterapeutas. Em pouco mais de dois meses de funcionamento, a plataforma teve mais de 10 mil acessos e realizou mais de 700 consultas com psicólogos.

Palavras-chave: Pandemia Covid-19 Aumento Preocupação Saúde Mental Advogados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pandemia-aumenta-preocupacao-com-saude-mental-dos-advogados

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid