OAB requer a Toffoli urgência no julgamento de Adin contra lei de RPVs

A Adin contesta a Lei que alterou a sistemática de pagamento de 60 para 180 dias das RPVs no Estado do RS. A Lei tem causado grandes problemas aos cidadãos e precisa ser decidida com urgência

Fonte: OAB

Comentários: (1)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e o presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, estiveram reunidos na noite desta terça-feira (08) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dias Toffoli, para requerer urgência na tramitação e julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4668, por tratar-se de questão social de extrema importância. A Adin foi ajuizada pela OAB em outubro de 2011 para contestar a Lei Estadual nº 13.756/2011, que alterou a sistemática de pagamento de 60 para 180 dias das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no Estado do Rio Grande do Sul. Toffoli é o relator da matéria no Supremo.


Na audiência, Ophir e Lamachia apontaram os problemas que a Lei estadual tem gerado aos cidadãos. Desde sua entrada em vigor, os pequenos credores, que antes recebiam os créditos em 60 dias, passaram a recebê-los com grande atraso em razão das limitações e vinculações orçamentárias incluídas na lei. Essa situação tem gerado filas de espera para o recebimento de RPVs.


A Assembleia Legislativa e o Governo gaúchos já prestaram as informações solicitadas pelo relator da ação. Atualmente, a Adin encontra-se com vista à Procuradoria Geral da República (PGR), aguardando seu parecer.

Palavras-chave: Contestação; Urgência; Julgamento; Sistema; Pagamento; Problemas; Cidadão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-requer-a-toffoli-urgencia-no-julgamento-de-adin-contra-lei-de-rpvs

1 Comentários

Gilberto sua profissão10/05/2012 12:27 Responder

Pergunto: quem sancionou essa Lei não foi o governador Tarso Genro, do PT? Não precisa dizer mais nada.

Conheça os produtos da Jurid