OAB e Conselho de Contabilidade vão fiscalizar as contas de presidenciáveis

Os Conselhos Federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de Contabilidade (CFC) vão atuar juntos nas próximas eleições para garantir a fiscalização de atos dos candidatos a presidente da República e aos governos estaduais, além das prestações de contas das campanhas.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (0)




Os Conselhos Federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de Contabilidade (CFC) vão atuar juntos nas próximas eleições para garantir a fiscalização de atos dos candidatos a presidente da República e aos governos estaduais, além das prestações de contas das campanhas. O compromisso foi firmado hoje (15) pelos presidentes nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e do CFC, Juarez Domingues Carneiro. Uma comissão será montada ainda esta semana para detalhar de que forma se darão as atuações das duas entidades. A previsão inicial é de que a OAB acompanhe o exame das contas apresentadas pelos candidatos à Presidência da República e o CFC atue junto às contas dos candidatos a governador de Estado.

O tema foi debatido em reunião realizada hoje no gabinete do presidente nacional da OAB. "A ideia é contar com a atuação conjunta da OAB e do CFC nos Comitês de Combate à Corrupção Eleitoral. Não só no recebimento de denúncias, mas nos focando nos campos da prevenção e, no curso do processo eleitoral, na fiscalização das contas de campanha", explica Ophir Cavalcante, que também aposta na inserção dos contabilistas no Observatório da Corrupção.

Uma sugestão de Juarez Carneiro é a realização de palestras de conscientização da população quanto aos limites e formas de doação para as campanhas. "Esse tipo de ação educativa é muito importante, principalmente agora, com a liberação das doações por meio de cartão de crédito". Ophir Cavalcante confirmou sua participação na reunião plenária de junho do CFC, marcada para o dia 18 do referido mês. Na oportunidade, os dois Conselhos devem anunciar o formato da atuação de ambas as entidades para o período das próximas eleições.

Pela OAB, participou da reunião o secretário-geral do Conselho Federal, Marcus Vinícius Coêlho. Pelo CFC, também estiveram presentes a diretora do Conselho, Elys Tevania, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Martonio Alves Coelho, e o conselheiro pelo Estado do Piauí, Joaquim Bezerra Filho.

Palavras-chave: fiscalizar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-e-conselho-de-contabilidade-vao-fiscalizar-as-contas-de-presidenciaveis

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid