OAB divulga lista de 'aprovação zero' no Exame de Ordem

MEC será notificado para supervisionar as faculdades sem aprovação, diz a Ordem

Fonte: G1

Comentários: (29)




A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (5) a lista de 90 instituições de ensino superior com aprovação zero no último Exame de Ordem. Essas faculdades tiveram 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos.


O exame, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.


A assessoria da FGV informou que os nomes dos aprovados foram disponibilizados na internet em 19 de junho.


"O presidente (da OAB) vai notificar o Ministério da Educação para colocar todas elas em regime de supervisão, que pode levar ao cancelamento", disse o secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coelho.


O MEC registra 1.120 cursos superiores de direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB. Atualmente o MEC faz supervisões a instituições que têm mau desempenho no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).


Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil", disse o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Os candidatos que fazem a prova pela segunda vez têm 7% de aprovação, em média, segundo a OAB. Aqueles que fazem o exame pela primeira vez ou estão no nono e décimo períodos da faculdade (treineiros) têm média de 25% de aprovação.


De acordo com Cavalcante, um estudo feito por ele com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 mostra que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Nas 20 piores universidades públicas e as 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares aprovam entre 3% e 5%. “Isso puxa para baixo o número de aprovações. Infelizmente, o maior número de estudantes está nas faculdades privadas”, disse Cavalcante.


Segundo Coelho, um grupo de universidades teve aprovação média de candidatos entre 80% e 90%. De acordo com o secretário-geral da OAB, são elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Isso significa que as boas aprovam quase todos os estudantes na primeira tentativa", disse Coelho.


O presidente da OAB disse que estuda a possibilidade de questionar na Justiça as aprovações de novos cursos feitas pelo Conselho Nacional de Educação “Não podemos conceber que o Conselho Nacional de Educação, fugindo dos parâmentos técnicos, autorize novas vagas”, afirmou.


Com relação às críticas de candidatos à dificuldade do exame, Cavalcante disse que não há reserva de mercado. “A OAB vive exclusivamente da contribuição dos integrantes. Os advogados pagam anuidade. Se tivéssemos dois milhões, teria recursos para desenvolver atividades bem maiores. Temos 700 mil advogados. Para a OAB, seria confortável. Nossa preocupação não se mede pelo número, mas pela qualidade”, disse.


A primeira prova do próximo Exame de Ordem da OAB está marcada para 17 de julho. A segunda fase está prevista para 21 de agosto.

Palavras-chave: Exame de Ordem; Aprovação; Lista; Notificação;OAB; MEC

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-divulga-lista-de-aprovacao-zero-no-exame-de-ordem

29 Comentários

Marcos combativo Assistente Jurídico06/07/2011 4:17 Responder

Ele só não dizem quanto eles lucraram com a reprovação em massa - mas, eu digo! Acreditem mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) isso mesmo com essa fábula de dinheiro, que é que eles estão se estruturando a custa dos bacharéis em direito. Está na hora do STF decidir sobre a matéria, pouco importando em que sentido o faça, mas, desse jeito não é crível e nem razoável tal medida despótica desses senhores.

mel advogada06/07/2011 7:52 Responder

TUDO ISTO É REFLEXO DA PRECÁRIA CONDIÇÃO INTELECTUAL DO CORPO DOCENTE DAS FACULDADES PARTICULARES!

Brasileiro cidadão06/07/2011 8:01 Responder

Realmente doutora MEL...Os oriundos de faculdades particulares pertencem a uma raça inferior não condizente com a espécie humana. A raça pura e nobre digna de fazer parte dos quadros da OAB estão nas poucas faculdades públicas desse país. Ora, faça-me o favor....

K (para Brasileiro) advogada 06/07/2011 9:46

Caro brasileiro, acredito que seu comentário seja equivocado e preconceituoso. Pois me formei em dezembro de 2010 em uma faculdade particular e realmente não me sinto de uma raça inferior e muito menos indigna de fazer parte dos quadros da OAB. Concordo que abrir um curso de Direito, atualmente, é muito fácil (tem um em cada esquina) o que faz que a qualidade seja substituída por quantidade, porém posso lhe afirmar, depois de 5 anos em uma faculdade particular, que uma grande parcela de culpa desses resultados é dos alunos que pouco se importam em estudar durante o curso e se iludem, achando que ao chegar ao décimo período vão conseguir absorver toda matéria. Eu sou prova disso, independente da faculdade, sempre me dediquei aos estudos, os livros estão aí para isso, o aluno faz valer a pena ou não. Fiz a prova quando estava no décimo período, não fiz cursinho, estudava a noite e trabalhava durante o dia, e passei, e isso é mérito meu, fosse eu estudante de uma instituição particular ou pública.

Rejane Bastos advogada 06/07/2011 19:51

Concordo com a sua ironia brasileiro, esta dra Mel está redondamente enganada. Hoje as boas faculdades particulares ainda oferecem ensino de qualidade em confronto com as sucateadas universidades públicas. estudei em particular e passei de primeira no exame por um único motivo: ESTUDO. Não fiz cursinho, estudei só em casa e me dediquei ao longo de cinco anos, coisa que a maioria não faz e depois fica chorando porque depois de anos de cola/copia, são incapazes de escrever \\\"Excelentíssimo\\\" a mão sem errar.

seu nome assist 06/07/2011 23:53

Não se trata de qualidade de ensino propriamente dita ou até mesmo sorte deste ou daquele. O segredo de tudo, a bem da verdade, é voltar-se aos estudos. Não há mistérios no exame, afinal de contas todos sabem o que vai ser cobrado no dia da prova. Ficar estudando por meio de \\\"google\\\" não dá sustentação para ninguém. Notem que durante os anos acadêmicos o aluno pode identificar suas deficiências e ter tempo hábil para corrigi-las. O que falta é vontade, pois se torna muito mais fácil passar por provas na faculdade fazendo questionários, colando e, na maioria das vezes, com a nota por um fio. Os velhos e bons livros (aos montes nas bibliotecas das instituições) fazem toda a diferença. De nada adianta ir para a 2.ª fase com uma mala enorme para pesquisa se nunca se deu ao trabalho de ler os livros que carrega. Se os leu certamente não os levaria. Acreditem, muitos trabalham e estudam e nem por isso se revoltam e pedem para entrar no \\\"tapetão\\\". Estudam e são aprovados. Se não estudam, fatalmente não verão seus nomes em listas de aprovação. Essa é a mágica e por mais que se debatam, acredito que o exame ainda é uma forma de se exigir o mínimo de conhecimento. Lembro a vocês que anos atrás o exame possuía 03 fases, sendo a última delas oral... Não percam tempo com debates improdutivos. Utilizem o tempo com leitura, muita leitura.

Lem (para Mel) sua profissão06/07/2011 8:16 Responder

Tudo isto é reflexo da ganância, nobre causídica. Seja da OAB, seja das Universidades \\\"caça-níquel\\\". Não há santos nesta história. Como tudo no Brasil, sempre é possível armar uma indústria para conseguir dinheiro. No vácuo, seguem os cursos preparatórios para a OAB, as editoras, os professores \\\"especializados em OAB\\\", os cursos de \\\"Especialização\\\" que se voltam ao estudo intensivo de uma determinada disciplina, e, é claro, com grande participação nos lucros, os notoriamente cooptados (ou, no mínimo, omissos) parlamentares federais e integrantes do Judiciário com poder de decisão -- leia-se, nossos sábios Ministros do Supremo (?) Tribunal Federal. Não há partido a tomar nesta vergonha. O que ainda se pode fazer é lamentar por ver a que ponto a hipocrisia brasileira alcança. Jamais seremos dignos de crédito junto a nações mais sérias.

ROSA MARIA INTERNA 06/07/2011 11:09

MELHOR COMENTÁRIO!!!

Fabiana Sagres sua profissão 06/07/2011 15:26

A grande verdade é que o estudante de Direito é hoje vítima de um grande estelionato. Ele estuda, cursa uma faculdade, pensa que está se profissionalizando, e ao final vira refém desta indústria da reprovação: ora, 90% de reprovação é um absurdo! Tudo não passa de um grande caça-níqueis, que vitima aquele que está no fim deste circo de ganância - o estudante que busca melhorar seu status social por meio da graduação universitária.

LEO empresário06/07/2011 8:46 Responder

NÃO TENHO MUITA COISA PARA FALAR, MAS O QUE VOU DIZER TODOS TEM VONTADE DE SE MANIFESTAR... AS FACULDADES PODE ATÉ TER UMA PARCELA DE CULPA, MAS COMO DIZ NOSSO AMIGO(A) PARTICIPANTE (LEM), SEMPRE É POSSÍVEL ARMAR UMA INDÚSTRIA PARA CONSEGUIR DINHEIRO. É FÁCIL, AO INVÉS DE CULPAR AS FACULDADES PEDE PARA A MAIORIA DESSE PESSOAL FAZER A PROVA PARA VER SE ELES PASSAM, LEMBRANDO QUE A MAIORIA QUANDO PEGOU A CARTEIRA DA OAB NÃO PRECISA FAZER A PROVA. DESABAFO....

cesar augusto autônomo e bacharel em direito06/07/2011 9:14 Responder

Quero ver é o Presidente da OAB exigir um exame de reciclagem de todos os advogados inscritos na desordem para ver quantos ainda permaneceriam inscritos. Eu disse desordem mesmo, não é nenhum erro de português. Os donos das faculdades são juízes e desembargadores, e também são os professores, que acho que eles são incompetentes e deveriam fechar as suas faculdades e deixarem de os seus cargos de magistrados. Acabem de vez com os direitos de isenção de impostos da OAB, porque ela é uma intituição PILANTRÓPICA.

José Pedro Bacharel em direito 06/07/2011 16:58

Senhor Cesar Augusto, respeita as pessoas que ler seus comentários.Por isso louvo a OAB, de observar item por item, dos exames feitos por nós Bacharel em Direito, e não passar no exame da MD. OAB. Parabém para Ordem, em suas avaliações! E não passar pessoas com seu nível cruelmente indecente!

Rejane Bastos advogada 06/07/2011 19:57

Perfeito José, percebe-se que é um aluno dedicado e com certeza passará de primeira no exame, pois, ao invés de perder tempo criticando a ordem, usa o seu para estudar. A prova é pura Lei, quem estuda, passa. Quanto ao comentário do cidadão acima, merece uma ação de danos morais por generalizar e denegrir a imagem da instituição, aliás, falta-lhe até requisitos mínimos para ser advogado, um deles: Educação.

Jose Pedro Bacharel em direito 07/07/2011 18:12

OBRIGADO MINHA NOBRE REJANE BASTOS.RISOS, ESTOU ESTUDANDO! FICA COM DEUS, SUCESSOS!

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 07/07/2011 22:41

Só dou uma resposta. quantos advogados inscritos na OAB estão sendo presos quase todos os dias com envolvimento em falcatruas, e é este mercado que a OAB tenta defender, porque se todos os advogados fizerem este exame, não ficam 20% dos inscritos.

Pink Analista06/07/2011 9:24 Responder

As falcudades e os meros bacharéis de Direito estão sendo massacrados e menosprezados pela OAB!!! Publicaram esta matéria em rede nacional (jornal Nacional de segunda-feira). e como sempre colocaram a culpa do demérito sobre os alunos. Não divulgaram o valor absurdo da taxa de inscrição que é mais alta que muitas incrições para concurso da magistratura, não divulgaram que eles não cumprem o próprio edital, não divulgaram também que as questões lançadas em grande parte tem o mesmo nível de questões dos concursos para cargos elevados na área de direto. Infelizmente eles não querem verificar os conheicmentos médios dos bacharéis e sim querem excluí-los. Inclusive manisfetei minha indiganção mandando e-mail para o jornal Nacional e para o Fantástico, para que eles mostrem o outro lado do Exame de Ordem Unificado, o lado dos Alunos, sugeri ainda que peguem promotores e magistrados de todas as regiões do Brasil e peçam para fazer a prova queria ver o índice de acietação e de aprovação. FAÇAM O MESMO...

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 07/07/2011 22:46

Isso tudo publicado na imprensa nada mais é do que uma matéria paga, para justicar o exame e também dar força ao STF na hora de dar o julgamento final. Se a OAB defende tanto a Constituição Brasileira, porque ela não exige o exame para todos os bacharéis independente da área, aí sim ela estaria respeitando o princípio da isonomia, porque acreditamos que todos nós SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI?

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 08/07/2011 10:45

Alguem sabe me responder : O QUE É A OAB? ELA É UMA ENTIDADE PÚBLICA COM PODERES DE FISCALIZAR O ENSINO? O que é mais impressionante é que nenhum dono de faculdade se manifesta, e o que é pior, nem o Ministro da Educação vem a público rebater esta matéria paga pela OAB? Que país é este que uma entidade sui generis, segundo o STF, não é fiscalizada pelo govêrno? A polícia federal, o ministério público federal e a procuradoria da república que até agora não deu seu parecer sobre a inconstitucionalidade do exame de ordem. Que medo ou influência esta entidade mete nos Ministros do STF? Como os advogados podem ficar subordinados a uma entidade privada? As provas ou exames, como querem chamar, devem ser aplicados por uma entidade PÚBLICA, para ter legitimidade, porque o que fica parecendo que existe uma colaboração do govêrno neste crime de ESTELIONATO, lesando os bacharéis em direito. O mais engraçado é que só os bacharéis em direito é que ficam ofendidos, nem os professores das faculdades, que na sua maioria são advogados, juízes, desembargadores se ofendem. Será que eles são cegos, surdos, mudos ou incompetentes como os alunos, bacharéis em direito. A OAB é um grande clube de advogados ou sindicato?

Tô de olho... Dedo-Duro06/07/2011 9:25 Responder

Penso que o problema não está na instituição universitária e sim em algumas pessoas generosas de seu Corpo Docente, que para se parecerem produtivas e eficientes, aprovam pessoas que sequer conhecem a grafia correta.

Extra INDIGNADO06/07/2011 9:43 Responder

ENQUANTO FICARMOS COM RECLAMÇÕES APENAS EM SITES E BLOGS NA INTERNET ISSO VAI PERDURAR... PRECISAMOS DE OUTRO TIPO DE MANISFETAÇÃO... QUEM SABE A SUGESTÃO DE PRYL DE ESCREVER PARA OS JORNAIS DE GRANDE CIRCULÇÃO NÃO SEJA O INÍCIO DE UMA BOA SAÍDA...

K (para Brasileiro) advogada06/07/2011 9:45 Responder

Caro brasileiro, acredito que seu comentário seja equivocado e preconceituoso. Pois me formei em dezembro de 2010 em uma faculdade particular e realmente não me sinto de uma raça inferior e muito menos indigna de fazer parte dos quadros da OAB. Concordo que abrir um curso de Direito, atualmente, é muito fácil (tem um em cada esquina) o que faz que a qualidade seja substituída por quantidade, porém posso lhe afirmar, depois de 5 anos em uma faculdade particular, que uma grande parcela de culpa desses resultados é dos alunos que pouco se importam em estudar durante o curso e se iludem, achando que ao chegar ao décimo período vão conseguir absorver toda matéria. Eu sou prova disso, independente da faculdade, sempre me dediquei aos estudos, os livros estão aí para isso, o aluno faz valer a pena ou não. Fiz a prova quando estava no décimo período, não fiz cursinho, estudava a noite e trabalhava durante o dia, e passei, e isso é mérito meu, fosse eu estudante de uma instituição particular ou pública.

seu nome cidadadão 06/07/2011 10:05

Cara K. Me recuso a acreditar que a senhora realmente tomou meu comentário como algo sério. Simplesmente fui irônico com comentário da Dra. Mel! Realmente a senhora é um milagre! Parabéns!

celina almeida advogada 06/07/2011 19:59

Tá faltando para o povo interpretação de texto, a sua ironia é clara e evidente!

Luiza Maria Advogada 07/07/2011 13:54

Permita-me discordar: milagre não! Eu também cursei 5 anos em faculdade particular, não fiz cursinho preparatório algum e passei não 1, mas 2 vezes no exame da Ordem 2010. Não é milagre, é estudo.

Brasileiro cidadadão06/07/2011 9:52 Responder

Cara K. Me recuso a acreditar que a senhora realmente tomou meu comentário como algo sério. Simplesmente fui irônico com comentário da Dra. Mel! Realmente a senhora é um milagre!

tiago alves advogado06/07/2011 10:20 Responder

não vejo culpa exclusiva por parte das faculdades mercenárias, pois cavberia ao inépto do examinado estudar durante os anos de faculdade. eu particularmente, estudei em faculdade particular alem de passar 2 anos à frente do diretório academico como presidente, ou seja 2 anos sem ver aula direito, contudo ao ser examinado fiquei em 2º do geral de meu Estado. seria por que eu adivinhei a prova? de modo algum, nunca abandonei meu objetivo e mesmo fora da sala estive estudando. deste modo meu conselho é: assumam-se como irresposnaveis, voltem atras e estudem.

ROSA MARIA INTERNA 06/07/2011 10:56

Com certeza você não adivinhou a prova, mas teve SORTE, aliás MUITA SORTE de ter conseguido a aprovação tão rápido, assim como tantos outros advogados e juízes imcompetentes do país, não que esse seja o seu caso. Ao meu sentir o que precisa ficar claro é que o Exame de Ordem não requer apenas conhecimento básico, requer também sorte, sorte de ter estudado as exceções abasurdam que lançam nas provas extensas... Muitas pessoas com uma bagagem de conhecimento maior que outras não conseguem aprovação, seria nervosismo, burrice, ansiedade.... Ou como afirmado por você seriam IRRESPONSÁVEIS????

Andréa Correia Estudante 06/07/2011 12:35

Ô minha filha deixe de ser ridícula!!!!!!!!!!!!Ele está certo...Sorte tem quem ganha na mega sena;OAB é ES-TU-DO!!!!!!!!!!!!

Nome : Luiz Estagiário 06/07/2011 13:04

Gente essa sábia acabou de dar a solução para o êxito no concurso da OAB! Estudo! Que sacada! Deixa de ser ridícula é você!

ROSA MARIA INTERNA 06/07/2011 13:08

QUE TAL COMEÇAR VOCÊ OS ESTUDOS POR ESSES SIGNIFICADOS? 1) Filha s. f. 1. Feminino de filho. 2. Pessoa do sexo feminino ou animal fêmea (em relação aos pais); filhada. 3. [Antigo] [Antigo] Fila; fileira. _________________________ 2)Ridículo 1. Digno de riso zombeteiro; merecedor de escárnio. 2. Insignificante; que tem pouco valor. s. m. s. m. 3. O que é ridículo. 4. Pessoa ridícula. 5. Zombaria, escárnio. _________________________ 3) Sorte |sò| (latim sors, sortis, objecto objetoobjeto para tirar algo à sorte, boletim de voto, resultado da tiragem à sorte, predição, quinhão, destino, classe, condição) s. f. s. f. 1. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. = DESTINO, FADO, QUINHÃO 2. Tendência para circunstâncias maioritariamentemajoritariamente positivas ou maioritariamentemajoritariamente negativas (ex.: boa sorte, má sorte). = FORTUNA 3. Tendência para acontecimentos positivos ou favoráveis. = FELICIDADE, FORTUNA, VENTURA ? AZAR, DESDITA, INFORTÚNIO 4. Série de desgraças ou desgostos. = FADÁRIO 5. Modo de viver. 6. O que toca em partilhas, em quinhão ou em lance. 6. Bilhete de rifa. 7. Categoria em que se classifica algo. = CLASSE, ESPÉCIE, GÉNEROGÊNERO, LAIA, QUALIDADE 8. Maneira, modo, forma. 9. Sortimento, variedade. 10. Qualidade de um génerogênero. 11. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Faixa de terreno não murado, mas limitado por marcos. = LEIRA 12. [Tauromaquia] [Tauromaquia] Manobra que o toureiro executa para lidar o touro. _______________________ 4) Estudo s. m. s. m. 1. Acto AtoAto de estudar. 2. Conhecimentos adquiridos, estudando. 3. Título de certas obras de investigação ou explanação; modelo; exercícios; exame, observação; análise; artifício.

Andréa Correia Estudante 07/07/2011 18:23

E quem disse a você que OAB é concurso hein Luiz? Coitado!!!!! Vai estudar que é o melhor que você faz!!!!!!

Seu nome: Luiz Estagiário 07/07/2011 22:57

Saiba a diferença de um exame para um concurso e vai saber do que estou falando. Isso o que a OAB faz , na prática é um concurso. Quem tem que estudar mais É VOCÊ!

ROSA MARIA INTERNA 08/07/2011 9:50

Tem que estudar MAIS mesmo, principalmente o significado das palavras... Vai um \\\"Aurélio\\\" aí Andréa Correia? http://www.priberam.pt/dlpo/

Roger Advogado06/07/2011 10:25 Responder

Se as faculdades estivessem realmente preocupadas com a qualidade do ensino que produzem, contratariam melhores professores. No entanto, preferem industrializar o ensino fornecido, de forma que cada qual de seus formandos, contratem alguma forma de reforço para posterior aprovação. Concordo, quando dizem que possivelmente a OAB receba alguma porcentagem pelas inscrições realizadas, lucrando até com as reprovações, contudo, esse valor se torna insignificante se comparado aos custos das mensalidades da grande maioria das faculdades que poluem o mercado de trabalho com péssimos profissionais. Entendo que o Exame da Ordem seja sim indispensável e havalio que outras áreas, também poderiam exigir algo similar, limitando a enxurradas de maus profissionais que deparamos dia após dia. Bom seria, inclusive, se, quando do registro a candidatura dos mais variados cargos políticos, seus interessados, a fim de demonstrarem suas \\\"boas intenções\\\", comprovassem um mínimo de conhecimento técnico para o trabalho que alegam pretender ocupar; para somente então, lançarem suas candidaturas.

seu nome cidadadão 06/07/2011 10:31

Realmente se você \\\"havalia\\\" que as outras áreas também teriam que exigir algo similar, então tá! No entato, eu avalio que seria interessante fazer um exame de reciclagem para os advogados também....

seu nome Advogado 06/07/2011 10:40

Oi cidadadão que nem nome indica, entenda o conteúdo da abordagem que alguns aqui estão buscando realizar e lembre-se, antes criticar um mero erro de digitação que alguém cometeu, verifique se vc também não o fez.

seu nome cidadadão 06/07/2011 10:46

Obrigado pela dica seu nome que também não indica o nome. Nos próximos comenrtários colocarei meu nome.

seu nome Estagiário 06/07/2011 11:04

Entendo Dr. que seu patético erro de ortografia que nada tem a ver com erro de digitação, se trata, no seu caso em particular, de um mero erro sanável, juridicamente falando. Ps: Nas respostas aos comentários o site está com problemas em acrescentar o nome. Então me encha o saco com esse negócio de nome.

seu nome outro cidadão 06/07/2011 11:17

Olha pessoal, mais um que aqui está apenas para tentar fazer ofensas e criticas furadas aos comentários........

Tracius Bacharel em Direito06/07/2011 10:51 Responder

Opa! o Segundo lugar no Estado se ouriçou... Vamos nos prender ao tema pessoal! Acredito que o comentário do LEM resume bem a atual situação...

eu servidor06/07/2011 10:59 Responder

o problema, na verdade, está nas universidades, que na ganância por altos lucros, não adotam o menor critério de seleção do corpo discente, permitindo que até semianalfabetos ingressem em seus quadros. A OAB que deveria lutar contra a abertura ou permanência indiscriminada de cursos, prefere tirar lucro também da situação...

Adherson Negreiros Tejas Servidor Público06/07/2011 11:02 Responder

Penso que tem que melhorar o corpo docente. Não basta ser pós graduado ou mestrado nisso ou naquilo. Tem que ter qualificação, boa didática, técnica de ensino. O melhor seria, pra ser professor de uma universidade teria que se submeter a uma prova, concernente a matéria que domina. Por outro lado, quantas vezes vi alunos conversando ou vendo Notebook (MSN) durante as aulas. Alunos que assina a folha de chamada pelo outro colega que não vem às aulas. Só vem no dia da prova. Isso muito mais, precisa ser revisto.

Luiz carlos Marques Bacharel em Direito06/07/2011 11:04 Responder

Como disse em outro site, como é aplicada a prova da OAB, nas dias atuais, a minha pergunta é a seguinte: Ser´que o Advogado Presidente da OAB Nacional, fez o exame, será que o mesmo seria aprovado nas respctivas provas, aplicadas atualmente.Será!!!!!!!!!!!!!!!

Roger Advogado06/07/2011 11:06 Responder

Concordo com voce Tracius, o comentário do LEM resume essa situação. Infelizmente, a ganancia de alguns é o retrato das mazelas que todos vivenciamos nos dias atuais.

Zulma Advogada06/07/2011 12:11 Responder

Pessoal vamos ser racional: 1º - A Ordem coloca a responsabilidade , sob o alto indice de REPROVAÇÃO nos CURSOS DE DIREITO de Baixa Qualidade, CERTO; 2º - Direciona a responsabilidade sob estes cursos ao MEC; 3º - No entanto, quem exerce o CONTROLE DE QUALIDADE do profissional, é a ORDEM, através do Exame; 4º - PERGUNTO: SE A ORDEM ESTÁ SENDO COERENTE - COMO INSTITUIÇÃO QUE É - JUNTO A SOCIEDADE, QUANDO DEIXA DE FISCALIZAR ESSES CURSOS? Explico: Se a Ordem se acha no direito de aplicar o exame de ordem, que no momento acho correto, devido a banalização do ensino - e diga-se de passagem não só do direito - deveria, no minimo, traçar estratégias para fiscalizar a qualidade do ensino prestado nos cursos de direito, enquanto os alunos ainda estão em curso (semestre a semestre). POIS NÃO CONCORDO COM ESTA EXTRUTURA DE \\\"GARGALO\\\" QUE SE CRIOU EM FUNÇÃO DO EXAME DE ORDEM. Na minha opinião, não basta se criar um gargalo, temos que apresentar solução, e é isso que a Ordem tem que fazer, se impor, fiscalizando, lado a lado, as instituições de ensino, pois os estudantes e a sociedade como um todo, não pode pagar o preço por tamanho descaso, sob pena de sucumbir sob seu próprio desleixo... Sugestão: -Tá na ora da Ordem assumir seu papel, e acompanhar/fiscalizar os cursos de direito se quizer exercer o direito de fazer o exame de ordem..., NÃO BASTA SÓ CRIAR GARGALO, pois isso se chama, PROTEÇÃO, e isso em não concordo... - Aos prejudicados com o exame da ordem, sugiro que estudem uma forma de BUSCAR INDENIZAÇÃO (Responsabilidade Civil), sim, porque alguem deve ser responsabilizado, basta identificar quem são os verdadeiros CULPADOS....

Suzana aloha Estagiária de Direito 06/07/2011 12:16

Completamente Coerente. Parabéns!!!

Valmir L. Advogado 06/07/2011 16:19

Zulma, entendo que o único responsável civilmente por tudo isso é o próprio bacharel em direito, que não deu a importância devida quando estudava, e agora viu que não consegue passar no exame da ordem. Ou vc acha que algum Juiz daria ganho em uma ação de responsabilidade civil para os bacharéis... Pense nisso. Ademais, veja o precedente que estaria levantando: Muitos bacharéis iriam reprovar no exame, justamente para \\\"ganhar\\\" uma ação de responsabilidade civil.

roberto almeida professor 07/07/2011 17:49

Doutores e doutoras, olha a gramática! \\\"Extrutura\\\" com x, \\\"ora\\\" sem h, por favor...

Suzana Estagiária de Direito06/07/2011 12:15 Responder

Completamente Coerente. Parabéns!!!

COSTA bancário06/07/2011 12:20 Responder

Culpados!!! acho quem vão culpar o churrasquinho da esquina. VAMOS DEIXAR DE PAPO FURADO, ESSA TURMA QUE É REPROVADO NÃO QUER NADA COM A VIDA. UMA PROVA QUE É MÉDIA 5 E DEPOIS 6.

ROSA MARIA INTERNA 06/07/2011 13:10

FAZ O PRÓXIMO EXAME!!!

Antonio Gilmar Bacharel em Direito 06/07/2011 23:24

Tenta fazer o próximo exame seu Costa e tente raciocinar lendo uma questão que é uma página inteira, pra no final perguntar uma bobagem.

seu nome assist 07/07/2011 0:03

Me satisfaça em uma curiosidade: quando estiver frente a frente com um cliente com o caso da vida dele e que leva cerca de uma hora envolvendo várias situações, o que fará? Certamente o \\\"caso\\\" dele preencherá mais de uma página inteira e não esqueça que ele estaá na sua frente aguardando a solução para o problema. Pense nisto...

roberto almeida professor 07/07/2011 17:55

Se a pergunta é boba, porque não responde e passa no exame, é porque nem bobagem se sabe responder, o que dirá questões que serão fundamentais para a vida dos clientes.

Jose Pedro Bacharel em direito 07/07/2011 23:39

Os Brasileiros são humoristas, veja quem estar nos representando no Congresso Nacional, com muita honra a todos nós, digo? TIRICA E ROMARIO, estão de igual para igual com os doutorados. Ka, Ka, Ka,me desculpa Nobre professor? Não pude me conter, com todo respeito, nós brasileiros até da desgraça dos outros, nos faz sorri! ka,ka,ka, quanto mais aperta o cinto mais engraçados ficamos. Até o senhor nobre professor, aproveita da bagunça dos comentários e dá suas pimenta da .Risos, Sucessos para o senhor ,meu nobre Professor!

sem-medo de ser feliz um vítima da sociedade06/07/2011 13:09 Responder

O EXAME DA ORDEM É O MESMO EXAME DOS CONCURSOS PÚBLICO. O OBJETIVO FINAL É VER QUEM LUCRA MAIS. COM MAIS DE CEM MIL ESCRITOS, NO VALOR DE DUZENTOS REAIS CADA. TEMOS QUE IMAGINAR CASOS OS CEM MIL FOSSE APROVADO. COMO FICARIAM OS DEMAIS ADVOGADOS DO BRASIL. OS DESEMPREGADOS RECEBERIAM SEGURO DESEMPREGO COMO OS TRABALHDORES COMUM. OU FICARIA DESEMPREGADO SEM DIREITO A NADA. ISTO É BRASSSSIIIIILLLLL. LOGOS TODOS OS COMENTARIOS ACIMA SÃO RELATIVOS. A CATEGORIA PRECISA TOMAR UMA ATITUDE. OS CANDIDATOS PRECISAM DEIXAR DE SE ESCREVER, QUERO VER COMO ELE VÃO SE VIRA PARA ARRUMAR DINHEIRO FACIL. O VALOR É UM ABOSO ECONOMICO, UM PAÍS DE três MANDO COMO BRASIL PODE COBRAR UMA TAXA DE DUZENTOS REAIS PARA UM EXAME QUE SE QUER TEM CUSTO VIL. AQUI ESTAR UM EXEMPOL DE ROUBO LEGALIZADOS PRATICADO PELO OAB EM FACE DOS CONDIDATOS. ONDE ESTA OS FISCAIS DA LEI. OU UM ÓRGÃO QUE OS CANDIDATO PASSA FAZER PREVALECER OS SEUS DIREITOS. CADE O CÓDIGO DO CONSUMIDOR. FIM DOS TEMPOS. BRASIL. 2012 FIM DO MUNDOOOOOOOOOO.

Elmir Dias Advogado e graduando Letras pela UFMT.06/07/2011 13:34 Responder

E ainda querem acabar com a prova do Exame da OAB... Seria bom fazerem também uma pesquisa para identificar as faculdades de origem dos que são a favor ou contra a aplicação da prova. Realmente, é triste vermos uma profissão tão importante e brilhante sendo tão desprestigiada e caminhando para a banalização. Mais triste ainda é nos depararmos com advogados (as) que ainda escrevem: extrutura, ora (de relógio mesmo!), quizer... sem falar nos inúmeros erros de pontuação e concordância e ainda no comentário \\\"escrito\\\" pela vítima da sociedade. Graças a Deus e à maioria, que são a favor da aplicação da prova - um verdadeiro e necessário \\\"funil\\\" - ainda podemos evitar uma \\\"desgraça\\\" ainda maior! E ainda vêm criticar os milhões arrecadados com os valores pagos em inscrições! Ora! Se não querem gastar, então estudem! Porquê então cursaram em faculdades particulares?

José Pedro Bacharel em direito 06/07/2011 17:13

Aceita meus parabéns, Dr.Elmir Dias, seus comentários são louváveis de elogios. Concordo plenamente com que diz na sua mensagem hora enviada, e aproveito do seu comentário, para parabenizar a OAB.Só ela, para moralizar nosso Brasil. Fica com Deus e Boa sorte! És um nobre Advogado

Elmir Dias Advogado e graduando Letras pela UFMT. 07/07/2011 11:16

Obrigado Dr. José Pedro. Espero que trilhe por este mesmo caminho! Em tempo: Também gostaria de deixar consignado que cursei Direito por uma faculdade privada, porém, me orgulho em dizer que \\\"não me matei\\\" de estudar para ser aprovado na 1ª prova em que prestei o Exame. Parabéns e sucessos!!!

José Pedro Bacharel em direito 07/07/2011 13:06

Dr. Elmir Dias,com certeza irei trilhar,é minha primeira vez que vou fazer exame da ORDEM, que pra mim, não vai ser difícil. Estou me preparando, desde do primeiro período de estudo de Direito. Sendo assim?Lograrei êxito, com muito esforços e dedicação.Obrigado PELO INCENTIVO, que Deus abençoe seus caminhos, que possa trilhar também. LI ESSA MENSAGEM, gostei !Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.\\\" Autor: ( Provérbio Chinês

roberto almeida professor 07/07/2011 17:58

Esse \\\"ora\\\" não tem h !!!!!!! caramba!

rejane bastos professor 07/07/2011 18:01

Apoiado doutor!

Jose Pedro Bacharel em direito 07/07/2011 23:49

EM DIGITAR \\\"ORA\\\" FOI UM H DE PRESENTE, RISOS, OBRIGADO PROFESSOR\\\"!

renata rufino lopes estagiaria06/07/2011 13:40 Responder

Na verdade todos gritam e ninguem tem razão. o ensino juridico necessita de uma integral reforma para se constituir em uma carreira sólida e respeitada. a continuar com o mec e o conselho nacional de educação negociando a aberura de novos cursos sem os cuydados focados no corpo docente e discente e na capacidade de suportar com base no georeferenciaal do local não teremos nunca nem boa faculdade e muito menos bons alunaos e por consequencia bons profissionais da área. o conceito de advogado deve retornar ao status de paladino da justiça. Sugiro que todas as faculdades que tenham o curso de direito sofram intervenção para enquadra-las nas exigencias da lei. Feito isso a auotirzação para instalação e criação de novos cursos de direito sejam submetidos a aprovação de um novo orgão diretamente ligado ao MEC - Ministerio Público Federal, OAB, CNJ para criação de nova estrutura funcional. Só assim haverá sucesso. como está ficará cada vez pior. Renata

OLIVEIRA VIANNA DESEMBARGADOR E PROFESOR06/07/2011 14:57 Responder

OS CURSOS JURÍDICOS ESTÃO PRECÁRIOS, MAS TEM A TURMINHA DO SERENO QUE ADORA FICAR TOCANDO VIOLÃO E SÓ ENTRA NA SALA DE AULA PARA RESPONDER CHAMADA, NÃO PRESTAM ATENÇÃO NAS AULAS, JÁ VI MUITOS ALUNOS USANDO CELULAR EM SALA DE AULA...OS TAIS TORPEDOS...AGORA QUE LEVARAM BOMBA DO EXAME DA OAB, ALGUNS DESSES ALUNOS QUE ESTUDEM MAIS E DEIXEM A DIVERSÃO PARA DEPOIS.DIREITO É UM CURSO SÉRIO ASSIM COMO TODS.MAS APRENDAM A ESTUDAR.CERTA VEZ, AO MINISTRAR UMA AULA SOBRE PROCESSO CIVIL, ADVERTI EDUCADAMENTE UM ALUNO E O MESMO SAIU DA AULA E BATEU A PORTA COM FORÇA. NO DIA DA PROVA QUE ERA POR CONSULTA E PODIA CONSULTAR O CÓDIGO, ELE MAL SABIA MANUSEÁ-LO E A PROVA ERA UMA PEÇA.A NOTA QUE ELE TIROU, FOI .....ADVINHEM. PORTANTO, EXISTEM ALUNOS ALUNOS, ESCOLAS E ESCOLAS.....

Dois pesos e nehuma medida sua profissão06/07/2011 15:11 Responder

Os estudantes em sua maioria, após sairem da faculdade de Direito, estão nas mãos da OAB. Não esquecendo que existem faculdades e faculdades, alunos e alunos. Nesse sentido o que podemos dizer dos profissionais de medicina, engenharia, economia, turismo, arquitetura, pedagogia... Será que somente os bacharéis de Direito estão na mira e os demais profissionais estão acima de qualquer suspeita?

Valmir L. Advogado 06/07/2011 16:28

Dois pesos e nenhuma medida: Entendo que esteja equivocado, pois o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, conseguiu fazer aprovar a Lei nº 12.249/2010, para que o Bacherel em Ciências Contábeis seja submetido ao Exame de Suficiência para poder atuar como CONTADOR. E vc nem imagina o resultado: menos de 10% foram aprovados!!! Em resumo: NÃO PODEMOS CULPAR A OAB, CFC, FACULDADES... Os verdadeiros culpados são os acadêmicos, que não estudam e depois sentem a reprovação nos exames!!!

OLIVEIRA VIANNA DESEMBARGADOR E PROFESOR 06/07/2011 16:37

É ÓBVIO QUE O PROBLEMA NÃO ABRANGE SOMENTE OS BACHARÉIS DE DIREITO.ABRANGE TODAS PROFISSÕES. TENHO CASOS ESCABROSOS PARA JULGAR E RELATAR SOBRE PROFISSIONAIS DO CREA, NO CRM, NO CROSP,NO CREFITO....E ACREDITE MEU RAPAZ OU SEJA LÁ QUEM FOR, SERÁ PUNIDO COM RIGOR.O PROBLEMA DA OAB É SÓ MAIS UM.....ALIÁS, QUAL A SUA PROFISSÃO???O SENHOR(A) É ADVOGADO???PASSOU OU FOI REPROVADO NO EXAME DA OAB???SE JÁ FORES FORMADO, BOA SORTE NA PROFISSÃO QUE É POR DEMAIS EXIGENTE.E SE FORES ESTUDANTE, ESTUDE QUE COM ESFORÇO, PASSARÁS....

Valmir L. Advogado 06/07/2011 16:47

Sr. OLIVEIRA VIANNA, Inicialmente para seu conhecimento, na segunda fase do exame da OAB, tirei 10!!!. Isso mesmo, DEZ. Quanto ao comentário que fiz, foi em desacordo com o entendimento do pseudônimo \\\"DOIS PESOS E NENHUMA MEDIDA\\\" postado às 14:11hs que acima foi transcrito (não pelo Senhor). Minha profissão: ADVOGADO regularmente inscrito nos quadros da OAB, com muito orgulho. PS:- Boa sorte em seus acórdãos e relatoria.

OLIVEIRA VIANNA DESEMBARGADOR E PROFESOR 07/07/2011 14:40

PARABÉNS MEU RAPAZ PELA DEDICAÇÃO E ESMERO.....IRÁS LONGE NA CARREIRA POR DEMONSTRAR ESTUDO E CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO.FEZ JUS AOS LIVROS E ESFORÇO! SERIA UMA HONRA CONHECÊ-LO. QUEM SABE UM DIA????

roberto almeida professor 07/07/2011 18:06

Walmir l., observe melhor a sistemática das respostas, o Dr. Oliveira Vianna não respondeu o teu comentário, respondeu ao dois pesos e nenhuma medida, será que tirastes 10 mesmo? És muito desatento.

Andréa Correia Estudante 08/07/2011 15:47

PERFEITO !!!!!! CONCORDO COM VOCÊ VALMIR.

malu Cardoso advogado07/07/2011 20:27 Responder

Quem faz a faculdade é o aluno!!!

Andréa Correia Estudante 08/07/2011 15:51

VOCÊ AGORA FALOU TUDOOOOOOO!!!!!!! É ISSO MESMO!!!!!!!!!

kruger advogado11/07/2011 11:15 Responder

ACREDITO QUE AS INSTITUIÇÕES PROFISSIONAIS COMO A OAB, CRM, CREA,E OUTRAS TANTAS, ARRECADAM MUITO MAIS COM O QUADRO DE PROFISSIONAIS CONTRIBUINDO COM SUAS ANUIDADES, PORTANTO....

GABRIEL ALAN Administrador31/05/2012 16:39 Responder

Passamos por um problema bem fundamental atualmente, o MEC não faz uma pesquisa qualitativa cientifica das Universidades para garantir o ensino de aprendizagem. As Universidades caça-níquel são aquelas em que o aluno é quem manda na metodologia de aula. Um professor bem qualificado não vale nada diante dos \\\"acadêmicos\\\", que por vezes acabam causando a demissão deste professor pelo rígido método de ensino. Pois por isso são chamadas de Universidades caça-níquel. Os professores tem que dançar a música dos alunos. Poucas provas ou nenhuma, poucos trabalhos, poucas cobranças. Mensalidade baixa e diploma garantido. E tudo com o nível de dificuldade mínima. Claro que dificilmente bons professores aguentam ficar alguns meses em universidades deste tipo.

Conheça os produtos da Jurid