OAB decidirá sobre proposta que inclui Filosofia do Direito no Exame

Por maioria, o Colégio acolheu a proposição sobre os futuros exames que agora será apreciada pela Diretoria do Conselho Federal da OAB

Fonte: OAB

Comentários: (3)




O Colégio de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da OAB decidiu, em sua última reunião (a 25ª), propor à Diretoria da entidade a inclusão, no Exame de Ordem, de questões sobre Filosofia do Direito. A proposta será examinada pela Diretoria da OAB Nacional na próxima segunda-feira (28) e, uma vez aprovada,  implicará a inclusão em futuros Exames da OAB (a partir de quando, também deve ser definido na mesma reunião) de questões sobre os ramos de Ética e Hermenêutica da Filosofia do Direito, conteúdos que dizem respeito mais diretamente à formação e exercício profissional do advogado.
 

A sugestão para que o Exame da OAB passe a aplicar questões sobre a disciplina Filosofia do Direito, tratando especialmente temas de Hermenêutica e Ética, foi apresentada ao Colégio de Presidentes das Comissões do Exame de Ordem pela Comissão constituída especialmente pela Diretoria da entidade, “para implementar as disciplinas do eixo fundamental do Exame de Ordem”. Essa comissão é coordenada pelo professor João Maurício Leitão Adeodato, também membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB.
 

Por maioria, o Colégio, que tem nesse caso função apenas consultiva, acolheu a proposição que agora será apreciada pela Diretoria do Conselho Federal da OAB. As decisões do Colégio de Presidentes de Comissões do Exame de Ordem são, portanto, referências para a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e para a Diretoria da OAB Nacional.
 

Palavras-chave: Proposta; Exame; Filosofia; Direito; Inclusão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-decidira-sobre-proposta-que-inclui-filosofia-do-direito-no-exame

3 Comentários

teresa bacharel em direito24/05/2012 21:14 Responder

qualquer dia a OAB vi incluir no exame de ordem, como se resguardar de ter a carteira vermelha roubada em assalto. Cada vez incluem mais itens e/ou matérias sem reduzir nenhuma. O exame de ordem está parecendo perguntas de programa de domingo à noite. Sua aopinião valhe um milhão... Calma aí, excelências. O cérebro humano não é computador que é programado para jogar xadrez..... deveriam é mudar. 2 ou 3 semestres de Constitucional (basicão) como nas outras carreiras e aí escolheríamos uma especialização. Será que o ortopedista sabe tudo de circulação cardíaca, o engenheiro civil sabe como funciona, a fundo, um circuito eletrônico?

celina almeida advogada25/05/2012 22:04 Responder

Filosofia jurídica é uma matéria espetacular, porém, concordo com a teresa que não é para ser cobrada em exame de aptidão.

wilma advogada-prof.univ.27/05/2012 19:37 Responder

Á verdade é que não é novidade,não muito distante, tal matéria era estudada em Faculdades de Direito, que se denominava INTRODUÇÃO Á CIENCIA DO DIREITO. ,SENDO QUE EM ALGUMAS BOAS INSTITUIÇÕES, AINDA DÃO ESSA MATÉRIA, COM OUTRA DENOMINAÇÃO., POREM COM O ESSENCIAL\\\\ CONTEÚDO. Todavia ,como bem salientou a colega Celina, não é mesmo para integrar o Exame da Ordem. Antes a OAB, atraves de seu Departamento, deveria provocar, junto a quem de direito, para inclusão da matéria nos programas das respectivas FaculdadesParece, a princípio, irrelevante,mas ao contrário, é muito importante, prepara efetivamente o aluno para entender as matérias que terão que estudar posteriormente, com maior facilidade e,inclusive, para a militancia da advocacia. Essa Ciencia ,geralmente é ensinada no primeiro período..Atualmente, vários autores renomados estão escrevendo sobre o tema.,não cito nomes, por uma questão de ética. DEIXO AQUI UMA SUGESTÃO,ABRACEM ESSA IDEIA, DE SER IMPLANTADA ESSA MATÉRIA NAS FACULDADES DE DIREITO. A matéria é fascinante,,porem, não é mesmo para integrar as provas do Exame de Ordem.

Conheça os produtos da Jurid