O impacto da pandemia nos seguros de vida

Como tem se portado as operadoras de plano de saúde com quase dois anos de pandemia.

Fonte: Williann Georgi

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A pandemia impactou diretamente os diversos setores da economia. As mortes em grande volume levaram muitos a repensar os planos de saúde e até os seguros de vida como forma de proteger a si e até mesmo os seus familiares.

Quando da classificação da epidemia do COVID-19 para pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as seguradoras foram desobrigadas de indenizar mortes que decorreram do coronavírus.

Com o aumento de mortes as companhias podem ser levadas a uma solvência geral dado o aumento no número de indenizações.

O Código Civil no artigo 757 dispõe que: “Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo à pessoa ou coisa contra riscos pré-determinados”. 

Assim, o segurador possui limites estabelecidos sobre quais os riscos que irá assumir, desde que no conflite com o interesse legítimo do segurado.

O que já se decidiu sobre cobertura de seguro de vida para morte por coronavírus

No entendimento do juiz Daniel Ribeiro de Paula da 11ª Vara Cível de Santos-SP, a seguradora foi obrigada a pagar à autora o valor da cobertura contratada para o evento morte, cujo valor segurado equivale a R$ 90.420,00, quantia esta previamente prevista na apólice. 

No caso a vítima faleceu durante a pandemia em decorrência de COVID-19, o que levou a seguradora a negar a indenização por se tratar exclusão de cobertura prevista nas cláusulas gerais.

O magistrado fundamentou sua decisão no Código de Defesa do Consumidor que no seu no seu artigo 6º garante como direito básico do consumidor a obtenção de informação adequada sobre diferentes produtos e serviços.

Na decisão do Processo nº 1016257-17.2021.8.26.0562 ficou comprovado que o segurado não recebeu as informações sobre as cláusulas excludentes de cobertura no momento da assinatura do contrato, não podendo a seguradora se eximir do pagamento de indenização.

FONTE

https://www.migalhas.com.br/depeso/331132/pandemia-e-seguro-de-vida--notas-sobre-a-abusividade-da-clausula-limitadora-do-risco Acesso 31-10-2021

https://www.revistaapolice.com.br/2021/08/o-seguro-de-vida-cobre-pandemia/ Acesso 31-10-2021

https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=75616 Acesso 31-10-2021


Palavras-chave: Impacto Pandemia Seguros de Vida CC CDC

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/o-impacto-da-pandemia-nos-seguros-de-vida

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid