O 1º mundo também tem inflação

EUA registra maior CPI desde 1982.

Fonte: Fernando Dal-Ri Murcia

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O índice de preços ao consumidor dos EUA (conhecido como CPI) subiu 0,6% em janeiro. Na comparação anual, o índice alcançou 7,5%, superando a expectativa do mercado de inflação de 7,2% no período, e anotando a maior leitura desde fevereiro de 1982.


A inflação de janeiro dos Estados Unidos afeta as apostas para a alta de juros no paíse a redução dos estímulos do Federal Reserve (Fed, Bc norte-americano). O dado acima do esperado reforça a preocupação de um aumento de juros mais brusco, o que poderia penalizar a entrada de recursos para os mercados emergentes, como o Brasil, além de atrair investidores que estão preocupados com o ritmo de crescimento da economia brasileira e com as instabilidades que o ano eleitoral pode trazer para os ativos domésticos.


Com o aumento das taxas de juros, os títulos norte-americanos se tornam mais atrativos em comparação aos títulos de outros países. Ao mesmo tempo representam um “porto seguro” no momento em que o mercado possui diversas incertezas sobre o mundo “pós-covid”.


Esse mesmo movimento – de migração de recursos para os Estados Unidos em busca de retornos mais atrativos – também tenderia a apreciar o dólar frente outras moedas, como o real brasileiro.


“A alta do juro norte-americano vem em um momento delicado para o Brasil, já que poderá dragar recursos que eventualmente seriam alocados para países emergentes. Adicionalmente, se essa alta for muito abruta ela poderia trazer uma cenário de aversão a risco mundial o que prejudicaria igualmente os investimentos estrangeiros no Brasil”, afirma Fernando Dal-Ri Murcia, professor e diretor de Pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Palavras-chave: 1º Mundo Inflação Estados Unidos Registro Maior CPI 1982

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/o-1o-mundo-tambem-tem-inflacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid