Novo regulamento de benefícios de ICMS na ZFM passa a valer

Decreto n° 47.727/2023 alterou a política de incentivos tributários estaduais concedidos às empresas que operam na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Fonte: Thiago Mancini Milanese

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O novo regulamento de benefícios tributários estaduais do Amazonas passa a viger hoje.


Confira, a seguir, algumas das alterações promovidas pelo novo texto.


1. Aumento das condições para que a atividade seja considerada de fundamental interesse para o desenvolvimento do Estado


O Estado do Amazonas concede os benefícios de ICMS a produtos resultantes de atividades consideradas de fundamental interesse para o desenvolvimento do Estado.


A legislação estabelece uma série de condições que devem ser preenchidas para que a atividade desenvolvida seja considerada de interesse para o desenvolvimento do Estado.


Anteriormente, eram necessárias quatro condições específicas, conforme estabelecido no decreto, para cumprir esse requisito. O novo texto adicionou novas condições e passou a exigir o preenchimento de 6 delas.


Além disso, para que possa receber benefícios tributários estaduais, a empresa deve possuir capital social compatível com o seu volume de produção, faturamento bruto e ativo imobilizado constantes do projeto técnico-econômico.


2. Industrialização por encomenda


O novo decreto passa a tratar expressamente sobre a atividade de industrialização por encomenda.


A norma prevê que a terceirização de etapas do processo produtivo deverá atender, no mínimo, às exigências constantes no Processo Produtivo Básico – PPB previsto na legislação federal. Quando realizada em um estabelecimento localizado fora do território amazonense, é necessário obter uma autorização prévia por meio de um Decreto específico. Essa autorização deve ser precedida por um parecer técnico conjunto da SEDECTI e da SEFAZ.


3. Vedação para o funcionamento de comércio em estabelecimento incentivado


O novo decreto impede que um único estabelecimento concentre inscrição de indústria incentivada e inscrição comercial, exceto se os produtos comercializados forem exclusivamente de fabricação própria da indústria incentivada ou importados do exterior mediante o regime de que trata o art. 1º do Decreto nº 33.084 , de 07 de janeiro de 2013.


*Thiago Mancini Milanese - Advogado e sócio do escritório GRM Advogados, especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Palavras-chave: Novo Regulamento Benefícios ICMS ZFM Validade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/novo-regulamento-de-beneficios-de-icms-na-zfm-passa-a-valer

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid