Negado pedido de juiz aposentado compulsoriamente pelo CNJ

Magistrado foi condenado por proferir decisão liminar permitindo o depósito de R$ 63 milhões de propriedade da Eletrobrás na conta do autor de uma ação contra a estatal

Fonte: STF

Comentários: (2)




Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido formulado no Mandado de Segurança (MS) 28127, em que foi questionada a aposentadoria compulsória de um juiz do Estado de Alagoas. No MS, o juiz Rivoldo Costa Sarmento Júnior questionou a penalidade imposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alegando excesso de prazo na abertura do processo administrativo e ofensa ao devido processo legal.


O CNJ condenou o juiz à aposentadoria compulsória a partir de processo disciplinar instaurado no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o qual resultou na pena de censura. No caso, o magistrado foi condenado por proferir decisão liminar permitindo o depósito de R$ 63 milhões de propriedade da Eletrobrás na conta do autor de uma ação contra a estatal.


Segundo o relator do MS, ministro Dias Toffoli, não houve contrariedade ao disposto no inciso V, parágrafo 4º, artigo 103-B, da Constituição Federal, segundo o qual o CNJ pode rever processos disciplinares no prazo de até um ano. A defesa alega que o corregedor do CNJ despachou sobre o processo em 29 de agosto de 2006, enquanto que a condenação do juiz no TJAL havia ocorrido em 23 de agosto de 2005.


Para o relator, a data que deve ser levada em conta para a aferição do prazo é 19 de junho de 2006, quando o plenário do CNJ, por unanimidade, determinou a abertura do processo. “O corregedor não tem o poder de ofício de abrir procedimento de revisão. Quem o tem é o Plenário, que agiu a tempo”, afirma.


Também não se mostrou verdadeiro que o autor não soubesse do que estava se defendendo, como alegou a defesa, diz o relator. “Tratando-se de processo de revisão disciplinar, é evidente que o fato apurado é o mesmo tratado no processo aberto no TJAL.”

Palavras-chave: direito penal habeas corpus aposentadoria compulsória

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/negado-pedido-de-juiz-aposentado-compulsoriamente-pelo-cnj

2 Comentários

Luiz Advogado26/06/2014 19:13 Responder

Mais um juiz corrupto premiado com aposentadoria compulsória.

Berenice Machado Lira de Morais advogada28/06/2014 16:11 Responder

Essa tal aposentadoria compulsária é prêmio e não punição. Tem que acabar, pois está premiando quem deveria ir para o xadrez!

Conheça os produtos da Jurid